As últimas épocas do Porto nas competições europeias aliadas ao bom desempenho do Boavista e (agora) Sporting na taça Uefa, possibilitaram a Portugal subir para o 5º lugar do ranking da uefa, à frente da Alemanha, a partir da temporada 2005/06. Sem equipas nesta fase das competições europeias, a Alemanha terá de se contentar com os 37,927 pontos garantidos até ao momento, enquanto Portugal benefícia da vitória e do bónus que significa a passagem do Sporting à meia-final da Taça UEFA para garantir 38,041. Esta subida não acarreta, contudo, efeitos práticos, já que o número de participantes nas provas europeias é o mesmo: Portugal terá dois representantes que se apuram directamente para a Liga dos Campeões, um que terá de disputar a terceira pré-eliminatória e haverá três que serão integrados na Taça UEFA. Poderá haver ainda a possibilidade de surgir mais uma equipa vinda da taça de Portugal (Setúbal ou Estrela da Amadora) e há ainda a possibilidade (embora remota) do Leiria se apurar para a Taça Uefa em caso de vitória na Intertoto.
É caso para dizer que Portugal está no bom caminho e está paulatinamente a aproximar-se dos melhores países da Europa. É certo que ainda estamos muito longe, mas o rumo está correcto!
Quanto à (brilhante) vitória do Sporting na Uefa, tenho-vos a dizer que fiquei "furioso". Essa conversa de que quem não apoia as equipas portuguesas na Europa não é português dá-me vontade de rir... É o seguinte, se perguntarem a um adepto do Benfica qual é o clube que mais detestam, a resposta será certamente o clube rival, neste caso o Sporting. Porque razão é que haveria de apoiar o clube que mais detesto desde a infância? ainda por cima, havendo clubes na Europa que uma pessoa aprendeu a gostar e a admirar. Ser adepto tem de ter estas coisas, isto é a essência do desporto.. desde que não se ultrapasse as regras do respeito e da educação, não vejo mal nenhum nisto. Mas são opiniões e cada um tem a sua!
Sem comentários:
Enviar um comentário