segunda-feira, julho 11, 2005

Benfica vence o 1º jogo da época



SION 1-2 BENFICA



O Benfica venceu ontem à noite os suiços do Sion por 2-1, naquele que foi o primeiro jogo sob orientação de Ronald Koeman.
Este jogo serviu essencialmente para Koeman colocar em prática algumas movimentações treinadas nestes primeiros 5 dias de estágio. Serviu também para observar alguns jogadores e para testar duas equipas contra um adversário com maior ritmo e mais avançado na sua preparação, como era o caso do Sion.
Apesar de ainda ser cedo para tirar conclusões sobre o Benfica que iremos ter na nova temporada, já deu para ver que Koeman vai trazer aos campeões nacionais um futebol de ataque, um futebol mais atractivo. Notou-se, por exemplo, a preocupação que Koeman tem em fazer com que os laterais auxiliem o ataque permanentemente. Foram várias as chamadas de atenção para Tiago Gomes (lateral esquerdo que jogou na 1ª parte) subir no terreno de modo a apoiar Simão. Quer Tiago Gomes, quer Alex e quer João Pereira, quer Dos Santos (no segundo tempo), todos eles procuraram subir muito no terreno. Com essas súbidas, pôde-se observar outra coisa, que era o facto de sempre que os laterais tirassem cruzamentos, os alas tinham a obrigação de estar na área para finalisar. Na 1ª parte, vimos Carlitos e Simão a cabecear dentro da área, algo que era muito raro acontecer com Trapattoni.
De salientar ainda o facto dos cantos e livres já terem sido alvo de algum estudo. Ainda se viu algumas imperfeições nos lances de bola parada mas já deu para ver que Koeman quer ter livres e cantos bem estudados.
Relativamente a destaque de jogadores, ainda é muito cedo para ter uma avaliação concreta mas, pelo que deu para ver, Karyaka parece um jogador habilidoso com os dois pés e não parece ter grandes problemas em rematar à baliza. De resto, ainda é muito cedo para dizer mais sobre os reforços.
Foi, de qualquer forma, um bom teste apesar de ainda haver muito trabalho pela frente.

Equipa do Benfica na 1ª parte: Moreira, Alex, Anderson, Ricardo Rocha, Tiago Gomes, Beto, Karyaka, Nuno Assis, Simão, Carlitos e Nuno Gomes;

Equipa do Benfica na 2ª parte: Quim, João Pereira, Alcides, Fernando Alexandre, Petit, Geovanni, João Vilela, Hélio Roque, Karadas e Mantorras

Ao intervalo: 0-0

Resultado Final: 1-2

Golos: Karadas e Geovanni

Sem comentários: