sexta-feira, julho 15, 2005

Como anda o campeão!




O Benfica contínua a preparar a próxima época de modo a repetir a conquista do título nacional e, ao mesmo tempo, procurar fazer uma boa campanha na liga dos campeões.
Após um estágio, que podemos considerar positivo, na Suiça, o Benfica regressa a Lisboa no intuito de preparar o jogo dos campeões neste Domingo diante do poderoso Chelsea. Será, porventura, uma maneira de "sentir o pulso" dos encarnados a nível europeu. Se é certo que o plantel encarnado será candidato ao título nacional (tem jogadores com valor para tal, como foi demonstrado na época anterior), a grande dúvida está em saber aquilo que este Benfica é capaz de fazer a nível europeu. Uma coisa é certa, nestes últimos anos faltou estofo e experiência aos jogadores encarnados... será que nesta temporada, os mesmos jogadores já estarão aptos para "dar luta" aos grandes clubes da Europa? fica a dúvida mas, obviamente, esperamos que erros demonstrados contra a Lázio ou o Anderlecht não se repitam.
Para o encontro de Domingo, Luis Filipe Vieira e José Veiga contam apresentar dois jogadores internacionais. Ao que tudo indica, serão Léo, ex lateral esquerdo do Santos e Tomasson, avançado que representava o Milan.
Se em relação ao brasileiro, ainda paira no ar alguma dúvida em relação ao seu valor, isto apesar de ser internacional pelo Brasil, no que diz respeito ao dinamarquês, não tenhamos dúvidas de que se trata de uma mais valia para o plantel benfiquista. Creio, portanto, que são dois bons negócios para o Benfica e vão trazer mais qualidade à equipa.
No entanto, na minha opinião, estes dois reforços ainda não chegam para o plantel que o Benfica necessita, isto se quer voltar a ser o Benfica demolidor dos anos 60.
Pelo que passaremos a mostrar em seguida, o Benfica possui apenas 19 jogadores (sem contar com Miguel) capazes de garantir alguma qualidade ao clube. Destes 19, 10 são, a meu ver, indispensáveis para um projecto a médio/longo prazo.
Isto significa que, para chegarmos a um plantel homogéneo de 25 jogadores em que os mesmos lutem pela titularidade, faltam ainda 6 reforços, se incluirmos neste lote Tomasson e Léo. Se é verdade que, a pouco e pouco, a direcção encarnada tem feito uma limpeza no balneário, dispensando jogadores sem qualidade para vestir a camisola do Benfica (Zahovic, Paulo Almeida, Argel, entre tantos outros..), faltará a outra parte que é, efectivamente, contratar jogadores de inegável qualidade. Para tal é preciso dinheiro. Para quem construíu um estádio e um centro de estágio recentemente, para quem já não vende jogadores fundamentais há uns anos, naturalmente que tudo tem de ter o seu tempo e o dinheiro não cai do céu. Acho que internamente se está a trabalhar bem, de forma calma e serena de modo a que o futuro do clube seja melhor do que o presente!

PLANTEL BENFICA 2005/2006

Jogadores Chave: Moreira, Quim, Ricardo Rocha, Luisão, Petit, Manuel Fernandes, Simão, Nuno Gomes, Mantorras e Tomasson (?);

Jogadores que "dão jeito": Alex, Dos Santos, Alcides, Anderson, Karyaka, Beto, Geovanni, Nuno Assis e Léo (?);

Jogadores que não servem: Bruno Aguiar, João Pereira, Karadas, Carlitos;

* Excepcionalmente, o post relativo aos "Estádios do Mundial - 3ª edição" apenas só será publicado no Sábado.
Relativamente ao post das "Estrelas do Futuro" que costuma ser publicado à 3ª feira, passará a partir da próxima semana, a ser publicado à 4ª feira.

Sem comentários: