Esta semana, o destaque vai para um desportista do Mundo do Ténis que, por tudo o que tem feito, demonstra já ter um potencial raro e uma aptidão fora do normal para a prática da modalidade.
A Figura desta semana é Roger Federer, tenista suiço, nº1 do Ranking Mundial com apenas 23 anos. É obra!
A FIGURA
Impressionante! O tenista suíço Roger Federer fez história, neste domingo, em Wimbledon. O suiço derrotou o norte-americano Andy Roddick por claros 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 7/6 (7/2) e 6/4 e conquistou o tricampeonato do torneio, igualando o feito do sueco Bjorn Borg e do norte-americano Pete Sampras. Este foi o seu oitavo título na temporada 2005.
O número 1 do mundo ostenta o impressionante número de 36 vitórias consecutivas na relva, somando os resultados em Londres, no Torneio de Halle, na Alemanha, e nas campanhas em Wimbledon 2004 e 2005. Federer ainda alcançou a marca de 20 vitórias seguidas em finais, um recorde absoluto na história recente do ténis.
Não bastasse isso, em 2005, Federer entrou em cena 61 vezes e ganhou 58 partidas, com aproveitamento de 95%. O russo Marat Safin, na semifinal do Aberto da Austrália, o francês Richard Gasquet, nos quartos-final do Masters Series de Monte Carlo, e o espanhol Rafael Nadal, na semi de Roland Garros, foram os únicos tenistas a derrotá-lo na temporada.
O retrospecto contra Andy Roddick deixava claro quem era o favorito na partida. Antes da decisão, Federer vencia a confronto direto por 8 x 1, com destaque para a decisão do ano passado, em Wimbledon, quando o suíço venceu o título em quatro sets (parciais de 4/6, 7/5, 7/6 e 6/4).
Os dois jogadores enfrentaram-se em outras duas ocasiões em 2004. No Masters Series do Canadá, a vitória de Federer foi em dois sets 7/5 e 6/3. Já no ATP Tour de Bangcoc, na Tailândia, o suíço conquistou o título com fáceis 6/4 e 6/0. A única vitória de Roddick foi na semifinal do Masters do Canadá de 2003.
A Final de Wimbledon
A partida começou equilibrada, com os dois tenistas confirmando os seus serviços nos quatro primeiros jogos. A partir daí, Federer conseguiu duas quebras, fechando o set em 6/2. O segundo set foi semelhante. Os dois tenistas quebraram o serviço do adversário uma vez. No tie-break, o suíço foi superior e fechou o set (com 7 x 2 no desempate).
O jogo também começou equilibrado no terceiro set. Até que Federer quebrou o serviço de Roddick no sétimo jogo, fechando o parcial em 6/4 e o jogo em 3 sets a 0, naquela que foi a sua nona vitória em dez partidas disputadas contra o norte-americano.
Sem comentários:
Enviar um comentário