terça-feira, julho 05, 2005

ESTRELAS DO FUTURO - 6ª edição

Esta semana, a estrela do futuro que iremos dar a conhecer é Lionel Messi, jovem jogador do Barcelona que deu nas vistas no Mundial Sub-20 ao serviço da selecção argentina.



FICHA DO JOGADOR:



NOME: Lionel Messi
IDADE: 18 anos
DATA DE NASCIMENTO: 24 de Junho de 1987
LOCAL DE NASCIMENTO: Buenos Aires
NACIONALIDADE: Argentina
POSIÇÃO: Avançado (móvel)
ALTURA: 1,69
PESO: 63 kg
CLUBE ACTUAL: FC Barcelona
NÚMERO: 30 (na época passada)

O Argentino chegou a Barcelona com 13 anos depois de ter dado nas vistas no Newell´s Old Boys.
Quando era pequeno, foi-lhe detectado um problema na hormona de crescimento o que fez com que apenas cresce-se cerca de 30 centímetros desde que chegou a Espanha (com 13 anos).
O jogador viu-se obrigado a vir para a Europa porque nenhum clube argentino se mostrou interessado em pagar um tratamento, para resolver o problema hormonal, que custava à família aproximadamente 900 dólares por mês.
Assim, o seu pai, fruto de alguns conhecimentos que tinha em Espanha, conseguiu que o seu filho fizesse provas no Barcelona. O jovem, com apenas 1 metro e 43 centímetros, logo chamou a atenção dos dirigentes blaugranas, mais propriamente Carles Rexach, responsável pela formação na altura, e assinou um contracto com o clube.
Ora, o Barcelona cedo percebeu que tinha em suas mãos um "crack", muito embora fosse necessário desenvolver o físico de Messi já que o argentino, apesar de muito habilidoso, era extremamente franzino e facilmente era derrubado pelos adversários.
Os serviços médicos do Barça puseram mãos à obra e, depois de realizar uma série de estudos e provas, desenharam um programa personalizado de melhoria física e morfológica, específicamente para conseguir fazer crescer a pérola argentina. Pois bem, dois anos depois, esse plano personalizado começava a dar os frutos esperados.

Actualmente com 18 anos, Messi mede agora 1,69 m e pesa 67 kilos, com a particularidade de ter uma margem para continuar a crescer. Físicamente, o argentino conheceu uma mudança substancial, o que lhe permitiu dar os seus primeiros passos com a equipa príncipal.



Messi já fez história pelo Barcelona

Para quem não sabe, este menino, com apenas 17 anos, estreou-se nesta temporada que agora findou ao serviço da equipa A do Barcelona. Foi assim, o 3º JOGADOR MAIS JOVEM DA HISTÓRIA DO CLUBE A JOGAR NA PRIMEIRA EQUIPA, depois do filipino Alcántara e o nigeriano Babangida. Para além disso, com 17 anos e 10 meses, tornou-se o goleador mais jovem do clube na primeira divisão depois de ter marcado 1 golo, ajudando também o clube catalão a ser campeão espanhol.

Curiosidades:

- estreou-se na primeira equipa com 16 anos e 4 meses num amigável contra o Porto.

- a sua estreia oficial pelo Barça aconteceu nesta última temporada no encontro contra o Espanhol (fora de casa).

- o seu primeiro golo foi marcado em casa contra o Albacete.

MESSI: O FUTURO!

Aos 18 anos, o futebol do avançado azulgrana cresce vertiginosamente e o clube rapidamente se viu obrigado a "blindar" a sua nova estrela com melhores condições contratuais com a particularidade de colocar uma clausula de rescisão tão astronómica como proibitiva: 150 milhões de euros, a mesma que tem Ronaldinho Gaúcho.
Em termos contratuais, o futuro do jogador está assegurado e ao serviço do Barcelona, isto se não aparecer um qualquer maluco russo...
A nível desportivo, é certo que Lionel Messi treinará com a equipa príncipal na próxima temporada e será, ao que tudo indica, uma opção válida para Frank Rijkaard.
Seria de todo incoerente que Messi jogasse na Segunda B depois do percurso que este tem feito e das condições que a direcção do Barcelona recentemente lhe ofereceu.

O ídolo de Messi

Quem diria! O jovem Lionel Messi, jogador que joga essencialmente como avançado (faz lembrar um pouco Saviola), tem como admirador confesso, imagine-se, Pablo Aimar, médio ofensivo do Valência, também argentino.
Messi teve a felicidade de receber a camisola de Aimar e desde então guarda-a como o seu maior tesouro.



MESSI no Mundial Sub-20, defendendo as cores da sua selecção: a Argentina



Lionel Messi, para muitos um desconhecido (por pouco tempo!), é, sem sombra de dúvida, a grande estrela da selecção argentina de sub-20, treinada por Pacho Ferraro. Para terem uma ideia, o próprio Diego Armando Maradona ficou rendido à excelência do seu futebol, afirmando que "podemos estar muito tranquilos com a nossa selecção... Messi é admirável e estou muito contente com a sua actuação... é o futuro "crack" do futebol mundial", palavras de quem sabe.



O fenómeno argentino teve este sábado a primeira do que se imagina serem muitas noites de glória. Além de contribuir de forma decisiva, com dois golos, para a vitória sobre a Nigéria, na final do Mundial de sub-20, Messi foi duplamente coroado com os prémios para melhor jogador e melhor marcador da competição.

O craque argentino, que totalizou seis golos e duas assistências, superou o espanhol Llorente (cinco golos, duas assistências) e o ucraniano Aliiev (5, 2) na tabela de marcadores e na eleição para melhor jogador superou destacadamente, com 423 pontos, os nigerianos John Obi Mikel (130) e Taye Taiwo (48).

Messi na primeira pessoa: "Estoy muy contento y agradecido por este premio. La verdad es que me ha sorprendido todo lo que me está pasando en Holanda", disse Messi.

Inter "doido" por Messi



A excelente actuação de Leo Messi no Mundial Sub-20 serviu para convencer definitivamente o proprietário do Inter, Massimo Moratti. Fala-se inclusive que o dirigente italiano já terá falado com pessoas ligadas ao Barça no intuito de inteirar-se da situação do jogador. No entanto, dos lados de Espanha chegaram más noticias. É que, o crack blaugrana tem contrato até 2012 e a sua clausula de rescisão é a que todos nós já conhecemos: 150 milhões de euros. Como é senhor Moratti, vai chegar-se à frente?

Para o ano, estejam atentos porque, quando virem jogos do Barcelona, provavelmente irão encontrar um míudo a tratar a bola por "tu" juntamente com Deco, Ronaldinho e companhia.

Sem comentários: