A partir desta terça-feira, dia 12 de Julho de 2005, este blog passará a contar com uma crónica semanal entitulada OS MAIS E OS MENOS. Será um espaço onde irei destacar pela positiva e pela negativa pessoas ou clubes que ao longo da semana "fizeram por isso". Não terei um número exacto de pessoas ou clubes que destacarei, tanto por um lado como por outro, ou seja, tanto posso falar de 2 mais e 3 menos ou vice-versa. Será mais um temático deste blog, onde todos os dias tentamos inovar, para que os nossos assíduos leitores tenham cada vez mais motivos para nos visitar. Espero que gostem.
OS MAIS E OS MENOS - 1ª EDIÇÃO
Esta semana vou destacar 6 personalidades. Três pela positiva e outros tantos pela negativa.
OS MAIS - Luís Filipe Vieira; Karyaka; Co Adriaanse
Em relação a Luís Filipe, o presidente do Benfica merece este destaque, muito por via do "processo Miguel". Penso que o líder encarnado está a conduzir da melhor maneira o processo, visto que, se todos os órgãos legais atribuem validade ao contrato, o Benfica só pode estar tranquilo. Penso que o próximo passo a ser dado será recorrer às instâncias judiciais, uma vez que, por tudo o que tem sido dito e escrito por quem de direito, o Benfica tem toda a razão neste processo.
Andrei Karyaka, internacional russo, chegou ao Benfica proveniente de um modesto Krylia Sovetov, e já impressionou. Nos primeiros dias de estágio na Suiça, e no primeiro jogo de preparação realizado no passado domingo frente ao Sion, Karyaka demonstrou todo o seu potencial, ainda que jogando numa posição que não é a sua de raíz. Vinha rotulado de extremo-esquerdo, mas foi no centro do meio-campo que actuou e... se destacou. Não tenho dúvidas que será uma mais-valia para o plantel encarnado.
Co Adriaanse, treinador holandês contratado pelo FC Porto, teve, na passada semana, uma declaração em relação à disciplina que quer impôr no balneário. Tanto nos treinos como nos jogos. O novo timoneiro portista, já avisou, que não vai permitir certas e determinadas "estravagâncias" aos jogadores, entre elas, os "piercings", as tatuagens, as raspas e tranças no cabelo, ou seja, jogador é para jogar futebol e não para ser modelo. Será uma imposição de disciplina que faz todo o sentido e que desde já, demonstra a rigidez do holandês. Penso que trará grandes benefícios ao clube azul e branco.
OS MENOS - Miguel; Dias Ferreira; Enakarhire
Miguel desiludiu a nação benfiquistas e, por ventura, muitos portugueses amantes do futebol. Uma atitude irreflectida de um jogador excepcional, que tinha tudo para singrar no futebol europeu. Possivelmente, mal aconselhado, o lateral deveria saber que os contratos têm que ser cumpridos. E se não queria cumpri-lo, a opção mais correcta e sensata seria sentar-se à mesa com o clube, com os seus dirigentes e falar do assunto com quem de direito. A ser verdade que o Dínamo de Moscovo apresentou uma proposta no valor de 12 milhões de euros que foi aceite pelo Benfica mas recusada pelo jogador, o lateral só tinha que esperar por melhores propostas. Nunca o Benfica lhe cortaria as pernas, simplesmente estava interessado em defender os seus interesse e realizar um bom negócio. A partir daqui, resta a Miguel, tentar resolver as coisas o melhor possível, visto que jamais lhe vai ser dada razão neste caso. Atitude inqualificável!!!
Dias Ferreira, o advogado escolhido por Miguel para tratar deste processo, é um dos visados por toda a nação benfiquista. Sendo um especialista na matéria, tal como Miguel afirmou, não se compreende como é que faz ver a Miguel e tenta fazer ver a milhões de pessoas que o contrato do internacional português com o Benfica não é válido, é nulo. As instituições que deveriam reconhecer o contrato já o fizeram: Cartório Notarial, Liga Portuguesa de Futebol Profissional e Federação Portuguesa de Futebol. Portanto, sr.Dr.Dias Ferreira, apetece-me perguntar: ONDE ESTÁ O SEU PROFISSIONALISMO???
Joseph Enakarhire também pode estar metido em problemas. O nigeriano não se apresentou quando devia na academia de Alcochete, e, embora já tenha aparecido, pode estar em maus lençóis. No caso do Sportingh e o Dínamo de Moscovo, porventura, não chegarem a acordo para a sua transferência (embora o contrário parece ser o final provável), Enakarhire terá de justificar a sua chegada tardia ao estágio da equipa leonina. Mesmo acabando por ser transferido para a Rússia, não deixa de ser mais uma atitude pouco dignificante de um atleta que, ao longo da época, até deixou uma imagem bem positiva, devido às exibições de qualidade que realizou com a camisola do Sporting.
Sem comentários:
Enviar um comentário