sexta-feira, setembro 30, 2005
Competições europeias: Rescaldo
BENFICA
- Foi a primeira das equipas portuguesas a entrar em acção e era, no plano teorico, aquela que mais dificuldades teria em alcançar um resultado positivo. Como é sabido, o Benfica perdeu (pelos motivos que já todos sabemos) mas deixou uma imagem bastante positiva e diferente daquela que havia deixado pela Europa nos anos anteriores (excepção feita contra o Inter).
O Benfica perdeu mas continua com fortes possibilidades de seguir em frente na competição.
FC PORTO
- A imagem de Diego diz tudo. O FC Porto ataca muito, com muitas unidades mas esquece-se que no futebol as outras equipas, por muito fracas que sejam, também já sabem atacar, também já estudam as fraquezas do adversário.
O mister Co Adriaanse já provou ser um treinador interessante, com um grande sentido de disciplina e com vontade de ver a sua equipa jogar para marcar muitos golos e dar espectáculo. Falta-lhe o rigor e coesão defensiva que é sempre necessário ter em qualquer equipa do Mundo (Mourinho que o diga!).
Para o campeonato português, tal ousadia poderá chegar. Resta saber é se na Europa, com equipas bastante experientes e de outra valia tecnico-táctica, o Porto é capaz de mostrar aquilo que mostra a nível interno. (para já não foi!)
Se Co Adriaanse conseguir jogar um futebol ofensivo, dinâmico, com muitos golos e se tiver dentro de campo jogadores que façam o "trabalho sujo", aí o Porto poderá ser um caso sério na Europa e, Co Adriaanse poderá passar a ser um excelente treinador e não um treinador interessante como neste momento o é na minha opinião.
BRAGA
- A imagem diz tudo. O Braga desesperou dentro de campo! A equipa bracarense tudo fez para ganhar ao Estrela Vermelha mas quando a bola não quer entrar não há nada a fazer.
Em noite de infelicidade bracarense, a estrela, desta vez foi vermelha!
SPORTING
- Sempre ouvi dizer que para uma equipa jogar bem e desenvolver um bom futebol, é imperial que a cabeça dos jogadores esteja bem, livre de quaisquer problemas. Mais uma vez, Mourinho, neste capítulo, é extraordinário. Como toda a gente sabe, o técnico português, qual psicólogo, procura motivar e apoiar os seus atletas por forma a que estes estejam fortes psicológicamente para atacar o "inimigo".
Peseiro é precisamente o oposto de Mourinho. O técnico leonino, ainda que inconscientemente, parece sempre disposto a "quebrar" psicologicamente um jogador. As suas substituições, as suas opções, os seus discursos, a sua atitude, tudo isto faz com que um jogador perca a confiança no treinador (já nem falo nos adeptos).
Com tudo isto, a verdade é que o Sporting já perdeu 2 objectivos esta temporada, a entrada na Champions e o afastamento precoce da taça Uefa.
"Há um divórcio entre o treinador e os adeptos. É irreversível?
— Não sei precisar... Quando tiver a consciência de que em vez de estar a ajudar estou a prejudicar, sou o primeiro a assumir." - As declarações de Peseiro dão vontade de rir...
VITÓRIA DE SETÚBAL
- Isto sim é dignificar Portugal. O Setúbal conquistou um ponto para o ranking português e jogou contra uma equipa que recentemente derrotou (só) o AC Milan. Perante isto, está tudo dito em relação à imagem que a equipa setubalense deixou no conjunto das duas mãos.
E se a felicidade os tivesse acompanhado...
VITÓRIA DE GUIMARÃES
Está de parabéns a única equipa sobrevivente na Uefa, a única equipa que conseguiu vencer nesta jornada europeia.
O Guimarães, apesar de ter um treinador ao qual não nutro grande admiração, conseguiu qualificar-se justamente para a fase de grupos da Uefa. Naquela que era, à partida, uma eliminatória extremamente complicada, o certo é que o vitória vestiu o fato de macaco e conseguiu fazer dois jogos muito bons contra o dificil Wisla Cracóvia que é, nem mais nem menos, tricampeão da Polónia.
Guimarães está em festa e, diga-se, justamente. Se alguém merecia uma prenda destas eram os adeptos vitorianos. Como eles, não há ninguém em Portugal, digam o que disserem!
Uma palavra também para SAGANOWSKI. O avançado tem dado mostras do seu valor e tem justificado o porquê da sua contratação. Para quem não viu, aqui fica o golo do avançado que possibilitou ao clube vimaranense sair da Polónia com uma vitória.
VIDEO: SAGANOWSKI SHOW
A "SAGA" CONTINUA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário