quarta-feira, setembro 07, 2005

Portugal empata na Rússia e está a 1 ponto do Mundial



| QUALIFICAÇÃO MUNDIAL'2006
| 10ª Jornada | Grupo 3
| Estádio do Lokomotiv, em Moscovo
| Markus Merk (Alemanha)


RUSSIA 0-0 PORTUGAL



Portugal empatou esta tarde a zero golos na Russia, deixando de imediato dois tipos de análise: foi um ponto importante para as contas do Mundial, até porque com o empate da Eslováquia na Letónia (1-1), basta apenas um ponto para estarmos na Alemanha; foi um mau empate e uma exibição bastante fraca tendo em conta que a Rússia jogou com menos uma unidade (expulsão de Smertin) desde a meia hora de jogo e Portugal continuou a jogar de forma lenta, pouco objectiva, claramente com a ideia de satisfação pelo 0-0 e pelo passar do tempo com vista a esse mesmo objectivo. Desde já digo, estamos mal se continuarmos com esta mentalidade Scolarisada de ficar satisfeito com os objectivos minimos alcançados.
Meus amigos, Portugal é o vice-campeão da Europa. Tem uma imagem a defender, tem um povo por trás que acredita na sua selecção e faz (quase) tudo para a ver ganhar. A verdade é que, na minha modesta opinião, o que Portugal tem feito neste percurso para o Mundial, não me sabe a grande coisa. Num grupo constituido pela mediana equipa Russa, bastante longe da imponente selecção dos anos 70, e por outras tantas equipas que lutariam pelo meio da tabela no nosso campeonato, a verdade é que a nossa selecção, exceptuando um ou outro jogador, um ou outro jogo, tem feito uma caminhada razoável. Digo razoável e não olho pura e simplesmente para os resultados obtidos e para a classificação. Digo isto porque tem acontecido tanta coisa em torno da selecção que levam os portugueses a sentirem-se desmotivados com o rumo que Portugal vai levando. Haveria tanta coisa para dizer, desde contarmos com dois guarda-redes suplentes dos seus clubes, desde haver um núcleo que quer esteja bem ou mal fisicamente, bem ou mal psicologicamente, treine ou não, jogue ou não, acaba sempre por ser titular na selecção... jogadores que vão para a selecção e em conferências de imprensa preocupam-se mais em falar do seu clube, dos seus contratos, das suas motivações ou desmotivações neste ou naquele país... enfim, uma série de coisas que me levam a não estar totalmente de corpo e alma com a selecção e com os técnicos que a representam.
Para terminar, gostaria só de deixar uma mensagem no ar... Sr. Scolari, lembra-se porque é que colocou Rui Costa e Couto no banco? na altura achou que Deco e Ricardo Carvalho deviam ser titulares porque estavam melhor fisicamente, tinham realizado uma época brilhante ao serviço do seu clube e portanto, deviam ser titulares. Na altura, bem ou mal, teve essa corajem. Veremos se tem a mesma corajem no Mundial 2006. Não se esqueça que tem jogadores jovens, de grande valor (João Moutinho, Manuel Fernandes, Hugo Almeida, Postiga) que querem mostrar-se ao Mundo, querem correr, lutar, fazer vibrar os portugueses... outros, trintões, já com o curriculum feito, apenas querem melhorar as suas performances individuais, bater este ou aquele record... Pense nisso!

Sem comentários: