segunda-feira, setembro 05, 2005

Deveria Koeman utilizá-los de inicio no derby?





Sinceramente acho que sim, devia.
Por um lado, pode ficar a ideia que é errado tirar Nuno Assis e Nuno Gomes da equipa (isto se Koeman continuar com o triangulo Petit/Manuel Fernandes/Beto) porque para além deste estarem mais rotinados com os restantes companheiros, seria mau para um balneário e inerentemente para os dois atacantes portugueses se dois estrangeiros contratados entrassem imediatamente no onze sem terem mostrado serviço.
De qualquer forma, acho que não é correcto pensar desta forma. Depois do inicio completamente desastroso da equipa encarnada, já não haverá, porventura, mais margem de erro. Quero com isto dizer que, nesta altura, não há hipótese de Koeman efectuar novas experiências, novas tácticas... O segredo para ganhar ao Sporting é colocar os 11 melhores, os 11 que mais garantias dão. Logicamente, Miccoli e Karagounis estão nesse lote, ou não fossem eles dois internacionais de renome, vindos de duas das melhores equipas do Mundo.
Recordo-me perfeitamente há uns anos atrás quando o Benfica se deslocou às Antas e apresentou de inicio Kandaurov e Poborsky, dois jogadores contratados na semana antecedente do clássico. A verdade é que estes jogadores, apesar de não terem conseguido evitar a derrota, realizaram excelentes exibições, acrescentando algo de novo à equipa.
Portanto, sr. Koeman, se quer ganhar em Alvalade, utilize o melhor onze disponivel, que podia ser muito bem:

Moreira
Nélson
Luisão
Anderson
Ricardo Rocha (?)
Petit
Manuel Fernandes
Karagounis
Miccoli
Simão
Nuno Gomes

No inicio deste artigo, falei na saída de Nuno Assis e Nuno Gomes porque não estou a ver Koeman a abdicar de Beto. No entanto, a meu ver, este onze dava maior equilibrio e dinâmica ao futebol encarnado. Senão vejamos:

- Com Ricardo Rocha à esquerda, o Benfica perdia um lateral de apoio a Simão em termos ofensivos mas ganhava consistência defensiva já que Rocha, sem ninguém para marcar, poderia auxiliar Anderson e Luisão na marcação a Deivid e Liedson, actuando um dos três como libro.

- Se Nuno Gomes se mantivesse no onze, o Benfica continuava a ter um jogador capaz de prender os centrais leoninos, capaz de evitar a súbida territorial da defensiva do Sporting.

- Com Miccoli, Karagounis e Simão em detrimento de Geovanni e Beto, o Benfica ganhava fantasia, mobilidade, técnica, profundidade ofensiva. É certo que Geovanni fazia tudo isto mas, talvez não o fizesse durante tantos minutos como Miccoli e Karagounis o vão fazer (assim espero!). Além disso, quer Beto quer Geo, poderão ser muito úteis para a segunda parte.

* Mas isto, neste momento, não passa de mera especulação. Sábado, no derby, estamos lá para ver se, com este ou aquele sistema, com estes ou aqueles intervenientes, o nosso/vosso clube ganha, que é isso que verdadeiramente importa!

Sem comentários: