quinta-feira, junho 12, 2008

Ainda sobre o jogo de ontem...


Ainda sobre o jogo de ontem, apesar de muito daquilo que penso já ter sido dito na crónica apresentada abaixo pelo Eduardo Marques, gostaria de deixar mais algumas impressões que me parecem importantes de salientar.

1. O jogo frente aos checos mostrou-nos aquilo que, no fundo, eram e são as minhas maiores preocupações em relação ao onze-base que Scolari tem apresentado: Ricardo e Paulo Ferreira. É verdade que os checos não foram tão audazes e tão incisivos como vão ser as equipas que apanharemos numa fase mais avançada da prova. No entanto, a espaços pudemos verificar que é no lado esquerdo da nossa defesa e na instabilidade que o nosso guarda-redes transmite (nomeadamente nos lances aéreos) as raízes dos nossos maiores problemas. No que diz respeito a Paulo Ferreira, aceito que tenha alguma desculpa pelo facto de ser uma adaptação. No entanto, com uma defesa em que no lado direito está Bosingwa, um jogador de cariz ofensivo, nada melhor que ter no lado esquerdo Marco Caneira, um jogador mais forte que Ferreira no jogo aéreo e mais capaz de fechar ao meio, isto para muitas vezes Portugal jogar com uma defesa de três. Apesar do tema Caneira já ser passado, não deixa de ser preocupante esta situação.
Quanto a Ricardo, continua a revelar os problemas que todos sabemos: um autêntico pesadelo sempre que a bola vem pelo ar. Com uma equipa tão frágil sob ponto de vista aéreo, nada melhor que ter na baliza um guarda-redes como Ricardo. Esta é uma das situações que não podemos alterar no futuro. Assim sendo, resta-nos acreditar que os "Kollers" deste campeonato europeu não sejam felizes contra nós.

2. Contrariamente ao que é habitual, tenho gostado das substituições de Scolari. Em primeiro lugar, confesso ser um admirador de Fernando Meira. Acho que é um jogador importante para a nossa selecção e creio ser uma boa aposta de Scolari, inclusivé para o meio-campo. Me desculpem a observação mas fico contente por ver que Meira está, na cabeça do seleccionador, à frente de Bruno Alves.
Uma vez que estamos a falar de prioridades, tenho a dizer que também gostei de ver Hugo Almeida à frente de Helder Postiga. Estou plenamente convencido que Hugo Almeida pode ser uma boa solução para a frente de ataque. Ainda assim, estou com Scolari na aposta de Nuno Gomes. Apesar do "21" ser um avançado que não tem qualquer faro pelo golo, tem características importantes para o estilo de jogo da selecção. Acredito até que Nuno Gomes vai ter um papel ainda mais relevante quando jogarmos frente a equipas que joguem "taco-a-taco" connosco. É que Nuno Gomes é muito bom a jogar ao primeiro toque e é inteligente na forma como abre espaços para os seus companheiros. Ora, espaço, é algo que iremos ter daqui para a frente já que as Holandas, Espanhas e Alemanhas deste Euro gostam de avançar no terreno e de controlar o jogo.

3. Para finalizar, gostaria de falar dos centrais, de Deco e de Ricardo Quaresma. Relativamente a Carvalho e Pepe, este jogo mostrou-nos algumas dificuldades que ambos têm, isto se tiverem pela frente um jogador demasiado móvel. Tanto Ricardo como Pepe gostam de jogar soltos, funcionado muitas vezes como bombeiros ou libros se preferirem. Ora, como não gostam de marcar em cima, têm algumas dificuldades com este tipo de avançados que andam um pouco por todo o lado. Apesar de ambos serem excelentes na antecipação e na forma rápida como resolvem os problemas, o facto de serem muito iguais pode trazer-nos alguns problemas no futuro. É bom que Scolari tenha em atenção esta situação e que rapidamente obrigue (por exemplo) Ricardo Carvalho a jogar mais na marcação e Pepe mais nas sobras.
Quanto a Deco, este tem sido para mim a grande surpresa da selecção. Confesso que não esperava um rendimento tão elevado do luso-brasileiro. É certo que falha alguns passes, por vezes é bastante displicente na forma como perde a bola mas estou completamente de acordo com Scolari quando este diz que fácil é jogar pela certa sem querer assumir o risco. Ora Deco é precisamente a antitese de tudo isso. O número "20" procura quase sempre a bola, nunca se esconde do desafio, umas vezes opta por jogar curto, noutras arrisca o passe longo, enfim, é um autêntico maestro. Um dos aspectos que os entendidos mais criticavam em Deco era a sua péssima condição física. Ora, nem isso tem sido um aspecto relevante dado que Deco tem aparecido em condições muito aceitáveis, tendo muitas vezes "bagagem" para aparecer em situações de finalização (o 1º golo e os vários remates que efectuou são disso exemplo). ´
Aí está, portanto, uma excelente noticia para Portugal e para os portugueses. É que, quando há Deco, a musica é outra!
Por falar em magia, nada melhor que nos reportarmos a Ricardo Quaresma. Mesmo não tendo feito nenhuma trivela ou nenhuma finta de encher o olho, o que é facto é que a sua entrada foi importante para a nossa selecção. Para além do golo, mostrou uma atitude e postura muito diferente daquela que poderiamos imaginar, isto tendo em conta o facto do "harry potter" estar previsivelmente insatisfeito com a sua situação de suplente. É essa a postura Ricardo, é esse o espírito. Efectivamente, ganhou pontos diante de Scolari para jogar mais tempo nos próximos compromissos. A titularidade espera-o frente à Suiça.

Mesmo com estas situações todas, a fé no título continua bem viva. FORÇA PORTUGAL!

Sem comentários: