sexta-feira, junho 20, 2008

Sobre Scolari


Ontem quando estava a escrever a crítica, pensei para mim mesmo que não devia falar muito sobre Scolari. Para além de estar "a quente", entendia que não era o momento ideal para falar do seleccionador já que, como é habitual, é fácil falar mal e dizer mal de tudo e todos depois de sabermos os resultados.
Depois de algumas horas de sono, pensei para mim mesmo: - Não, se eu sempre falei sobre Scolari antes e depois dos bons resultados ou antes e depois dos maus resultados, não tenho porque deixar de emitir a minha opinião sobre uma pessoa que francamente não gosto. Nesse sentido e sem querer "chover no molhado", aqui ficam algumas considerações sobre todo o seu percurso na selecção:

AS SUAS MAIORES VIRTUDES:

- Por 35 mil contos por mês e em 5 anos e meio, conseguiu sempre formar bons balneários. Bom espírito de grupo, de amizade, sem intrigas, sem guerrilhas por lugares, foi a sua grande virtude ao serviço da selecção.

- Um líder. Ficou bem explícito que toda a gente respeitava Scolari, sendo que alguns (Federação) em demasia. Para mim esteve para a selecção como Hitler esteve para a Alemanha. Queria, podia e mandava.

- Mentalidade dos jogadores. Scolari conseguiu, de certa forma, trazer alguma experiência e inteligência aos nossos atletas. Antes de Scolari, também tivemos grandes selecções mas que tinham o problema de, em jogos decisivos, querer ir demasiado para a frente, impor o seu futebol, descurando a parte defensiva. Com Scolari, as transições ataque-defesa foram sempre melhores que as de defesa-ataque.

OS SEUS MAIORES DEFEITOS:

1. Incompetente sob ponto de vista técnico-táctico. Ao contrário do que se diz por aí, Scolari não falhou exclusivamente nos jogos decisivos (Grécia, Alemanha, França, etc...). Scolari falhou principalmente nos jogos de treino e nos de apuramento porque não soube criar planos secundários para o caso de o plano principal falhar nos momentos importantes.

2. Formou um plantel dentro da selecção e, a partir daí, deixou de olhar a momentos de forma ou a jogadores que por muito talento que tivessem, fossem conhecidos na praça pública como atletas algo problemáticos ou algo indisciplinados. Nesse sentido, queimou Vitor Baía, Sérgio Conceição, João Pinto, Maniche, Caneira, Ricardo Rocha, Ricardo Quaresma e Quim (este por outros motivos que todos conhecemos).

3. Teimoso.

4. Mourinho é o melhor treinador do Mundo porque estuda todos os dias para ganhar títulos. Scolari não estuda dia nenhum, é pago para não ver jogos de jogadores portugueses e ainda por cima é herói por quase ganhar quando outros foram despedidos e enxovalhados na praça pública por quase ganhar um campeonato nacional e uma taça uefa na mesma época.

5. Humberto Coelho qualificou-se de forma brilhante para o Euro2000 e chegou às meias-finais da prova, caíndo no prolongamento e de pé frente à selecção campeã do Mundo (e que viria a sagrar-se campeã da Europa). Scolari fez uma qualificação sofrida e chegou ao Europeu e fez menos que Humberto Coelho e fez igual a António Olveira (em 1996). Pergunto: o que é que este senhor fez a mais?

6. Já tinha revelado a falta de estudo deste seleccionador mas quero acrescentar mais alguns pormenores que me ajudam a explicar de uma melhor forma este ponto: Nas bolas paradas, sofremos um golo contra a Grécia na pequena área por falha de Ricardo (hoje, passados 2 anos, voltamos a cair no mesmo erro); frente à Alemanha, vimos Cristiano Ronaldo a marcar Miroslav Klose que é só um dos melhores cabeceadores da equipa. São estes detalhes que fazem a diferença entre selecções do mesmo nível mas também são este tipo de pormenores que fazem a diferença entre os bons treinadores e os grandes treinadores.

7. Burro. Não conheço mais nenhum treinador no Mundo que em 5 anos e meio não tenha utilizado um sistema de dois avançados numa posição de desvantagem ou, melhor ainda, num jogo de treino para fazer experiências. Scolari, fosse contra quem fosse, ou apostava em Pauleta ou em Nuno Gomes, ou em Postiga, ou em Hugo Almeida. Sinceramente não me recordo de ter visto um jogo com dois destes em campo.

8. Demasiado emocional. Um treinador deve viver o jogo mas (quase) sempre por dentro. É muito mau quando um técnico transmite más vibrações ou más energias para dentro de campo. Ainda ontem se viu que Scolari trabalha muito com o coração e muito pouco com a cabeça. Basta relembrarmo-nos daquele triste episódio que o mesmo foi protagonista frente à Sérvia.

9. Mal educado. Quando não comenta jogadores não convocados, quando faz o que lhe apetece no seio da selecção, quando goza com os jornalistas na conferência de imprensa, quando procura ser engraçado em vez de ter graça, Scolari demonstra a sua falta de respeito e até alguma falta de educação.

Por tudo isto e muito mais, contínuo na minha: Scolari foi importante ao início pela forma como quebrou algumas regras no seio da selecção e também pela força psicológica que transmitiu aos jogadores portugueses e à comunidade em geral mas, a partir de dada altura, tornou-se arrogante, prepotente, teimoso e imperial nas suas decisões.
Só tenho pena que Humberto Coelho, treinador que admiro bastante, não tenha tido a oportunidade de fazer um Europeu em casa, ter José Mourinho como adjunto e, mais importante que isso, uma quantidade de jogadores de classe mundial.

3 comentários:

Anónimo disse...

Assino por baixo toda a crónica!É de jornalista!
Só discordo evidentemente da possibilidade Humberto Coelho!Deus nos livre e guarde!Fez um bom Euro 2000, mas com aquela selecção até o Luis Campos se arriscava a chegar às meias finais!Com ele, a Tunisia está fora do Mundial!
Hipótese razoável é Marcello Lippi, que é tão só o Campeão do Mundo...Ou mesmo Mancini, que é pura classe!
Qualquer português no comando nacional é para repetir as noitadas de Macau em 2002, e a manutenção de "vacas sagradas" que de tão arrogantes não percebem (porque também não têm Q.I. para o assimilar) que o seu tempo passou e que daqui a meia duzia de anos ninguém se lembra deles...
Quanto a Scolari, presumo que em Novembro tenha que comprar Powerbox para ver os jogos da Champions...

Anónimo disse...

Fantástico este comentário do ponta-de-lança senegalês...

EDUARDO MARQUES

Anónimo disse...

Amigo rocha tenho te a dizer que cantas e encantas....:)
Grande texto, grande sinceridade grande inteligencia...faz me lembrar os tempos em que ainda fazias uns golinhos....:P
Acho que o balanço de scolari em portugal é positivo. De ha 15 anos para cá, Portugal sempre teve jogadores de nivel superior em que podia formar um onze conhecido por toda a Europa.De facto nos ultimos anos essa qualidade foi aumentanto e hoje temos um onze inicial quase todo com jogadores das melhor equipas do mundo. Mas se é facil por estes jogadores la dentro e ainda mais provavel obter melhores resultados, o que é certo é que antes tambem se falava na geração de ouro mas era uma festa quando conseguiamos um apuramento para uma fase final.Falhamos o mundial de 94, o de 98... e o de 2002 so fomos ver a bola... Scolari, quer queiramos quer não, o pior que consegui foi uns 4ºs de final de um europeu. E a unica culpa é de não ter jogado com GR... ( Rocha sabes bem que fazia melhor por metade do preço...lol)!!O que mais me fez gostar e apoiar scolari foi a sua rigidez e teimosia em nao deixar os clubes/jornalistas fazerem as convocatorias...e os resultados dão lhe moral para ninguem lhe dizer nada...Mas agora so podemos fazer algumas conclusoes depois de ver mos o que o proximo irá fazer...

Abraço a todos....