quinta-feira, junho 19, 2008

Euro 2008: Portugal afastado pela Alemanha

TRISTE ADEUS!

Portugal 2-3 Alemanha
(Nuno Gomes, Postiga; Schweinsteiger, Klose, Ballack)



NOTAS SOLTAS:

- Mérito total para o seleccionador germânico na forma como preparou a equipa para este jogo. Friedrich como lateral a fechar ao meio; introdução de Rofles e Hitzlsperger como duplo pivots defensivos de forma a libertar Michael Ballack; inclusão de Schweinsteiger a dar mais dimensão à ala direita; retirada de Gomez do onze deixando Klose sozinho na frente.
Todas estas ideias, aliado a uma incrível eficácia na finalização, fizeram a diferença.

- Confirmaram-se os piores receios em relação ao onze-base que Scolari apresentou: Ricardo é um dos piores guarda-redes do Euro - e aqui a culpa é do seleccionador porque meteu-o em campo quando temos melhores - e Paulo Ferreira não pode ser titular de uma equipa que tem como ambição a conquista do título (falha tremenda no primeiro golo).

- Algum azar. Moutinho teve a primeira grande oportunidade de jogo. Falhou na cara de Lehmann e pouco depois tomámos o primeiro; na segunda-parte, Pepe falhou incrivelmente de cabeça e minutos mais tarde, na primeira vez que a Alemanha vai à baliza portuguesa... golo de Ballack. Há mérito da Alemanha mas também temos de referir, a sorte foi sempre mais deles do que nossa.

- Estamos fora naquela que era uma grande oportunidade para chegarmos à final. Não aconteceu, parabéns à Alemanha que, pé ante pé, está mais uma vez muito próxima de chegar a uma final europeia.
Parabéns também ao Sr. Scolari pela sua confiança no Ricardo que fez questão de a retribuir contra a Grécia e agora contra a Alemanha.

MVP UEFA: Bastian Schweinsteiger

9 comentários:

Nuno_Pascoal disse...

Não podia estar mais de acordo na analise ao jogo, mas em especial concordo em absoluto no que é dito em relação ao Ricardo... muito mal no lance do 1-3, entre outras tremideiras que se iam sucedendo nos jogos anteriores.

A ver vamos se o Scolari o quer no Chelsea.

A ver vamos se o novo seleccionador aposta, finalmente no Quim

Anónimo disse...

Temos saudades tuas MANICHE!!!

Unknown disse...

Mais do que saudades do Maniche, eu preferia dizer que tinha saudades do Quim e do Caneira.
Provavelmente vamos ter mais do mesmo, ou seja, Alemanha - Itália na final. Isto da experiência e da história conta muito...

Quanto ao Scolari, desejo que no Chelsea continue a ser um líder, amigo dos jogadores, muito forte no plano psicológico, que vá a muitas finais europeias mas... que no fim disto tudo fique sempre atrás do Manchester.

Anónimo disse...

Parece-me que não é só na selecção que se tem saudades do Maniche... Será que em Alvalade também???!!!
Através de meia dúzia de palavras sei logo que és tu, amigo... :)
INSEPARÁVEIS ATÉ À MORTE!!!

UM ABRAÇO!!!

EDUARDO MARQUES

Unknown disse...

Maniche para Alvalade? Por mim tudo bem. Nós ficamos com o Pablito Aimar. Nem quero pensar...

G.Seco disse...

Boas
Que m�s linguas que por aqui andam...!:P e esquecidos....qd ricardo defendeu os penaltys contra a inglaterra por "S�" e "S�" DUAS XS ele era um espetaculo. que esteve mal contra a grecia e alemanha e verdade, que e mau nos cruzamentos e verdade mas crucificar o ricardo e muito mau.
No segundo golo da alemanha se calhar foi o ricardo que esteve mal naquela falta de marca�ao...sera?? Eu n sou defensor do ricardo mas temos que ver as coisas como elas sao!falam no quim...alguem viu os jogos do betis este ano para poderem dizer que o quim esteve melhor este ano?????!!!!

Falando agr de scolari...
(e novamente no tema ricardo) qd Antonio oliveira levou Baia para o mundial na coreia foi justo??claro que n...mas ter um padrinho de casamento como selecionador da jeito, disto ning fala!
Scolari tem defeitos, qualidades como toda a gente!!
levou nos a uma final de euro e meias de um mundial... isto e sucesso, venha quem vier e sucesso.
Falhou em jogos de treino?? desde qd e que se falha em jogo de treino??? jogo de treino e treino como o nome o indica!
Mas concordo que tambem tenha errado muito, e muitas coisas sem explica�ao.
Para selecionador Humberto coelho tambem gostava mas n deve vir devido a pc tempo ter assinado pela tunisia. Sendo assim carlos queiroz parece me indicado mas tambem duvido que venha...
fico a espera..
Obrigado


Seco

Unknown disse...

Amigo Seco, respeito a tua opinião. Tenho a certeza que há muita gente que pensa exactamente como tu. Eu sempre tive uma posição diferente e sei que há muita gente que acha ridículo algumas coisas que escrevo a respeito do Scolari. Como é lógico, eu não escrevo para agradar as pessoas, escrevo para exprimir aquilo que sinto.
Quanto aos jogos de treino, quando eu digo que falhou, como é lógico não me refiro ao resultado. Falhou quando não soube testar outros aspectos técnicos, outras tácticas, outros jogadores. Ao contrário do que dizes, os jogos de treino e os de apuramento são muito importantes para depois se fazer um bom trabalho no Europeu. Se calhar, se tivessemos trabalhado bem nos treinos e estudado bem o adversário, nunca colocaríamos o Ronaldo a marcar o Klose ou o Paulo Ferreira a marcar o Ballack.

Abraços!

Nuno_Pascoal disse...

Como disse o próprio Scolari, os jogos decidem-se nos detalhes... Ora no jogo de ontem os detalhes foram bem definidos pela parte da Alemanha.

Da nossa parte, as marcações, como já foi dito e bem, foram quase sempre mal feitas. Aliás já tinha acontecido no primeiro jogo, quando temos, salvo erro, o Nani "disputar" um lance de cabeça na nossa área, num canto contra nós.

Houve também alguma falta de inteligência: O Petit por exemplo demorou séculos para travar o Metzelder. Quando o fez, ofereceu um livre próximo da área, que deu o 2-0, quando o poderia ter feito numa zona inofensiva do terreno.

Nos lances de bola parada: Muita passividade na hora de atacar a bola, e especialmente nos livres que deram os golos notou-se muito espaço entre a área de penalti e a pequena área. Falta de cobertura e atenção.

Ricardo: já todos sabem que não simpatizo com o Labreca. Na minha opinião errou no 2º e 3º golo. Em ambos os lances fica a meio da viagem... No 2º fica a ideia que se fosse até ao fim poderia socar a bola, e no 3º é imtepestiva a sua saída quando há um defesa a disputar o lance com o Ballack. E mais uma vez, a sair, deveria tê-lo feito de uma maneira muito mais convicta e agressiva.

E por aqui me fico.

G.Seco disse...

boa tarde...
amigo rocha...claro que escreves a tua opiniao e eu apenas exprimi a minha..quanto a isso mais que entendidos!!Num jogo de treino nunca se erra...nem em esquemas a experimentar. Para a preparaçao para o euro2004 muito se falou de scolari que era isto que era aquilo, perdeu com este com aquele...etc mas ele nunca errou apenas experimentou aquilo que para ele acha o cororecto...a opiniao/visao dele mais nada!

Quem e que ele punha a marcar o ballack??o R. Carvalho??talvez...mas quem as duas torres dos centrais?? Portugal como ele disse tem jogadores de 1.10 1.20....perdeu infelizmente, n conseguiu impor o seu futebol n teve nos seus melhores dias e alemanha fechou se muito bem. Mas ele tambem errou, todos erram...para mim n devia ter posto o Nuno Gomes...mas pronto sao opinioes...! N gosto e que digam que um treinador que teve tanto sucesso n presta...!


Para o nosso amigo nuno...

Epa isso e so erros da seleccao...tera sido culpa do treinador??ou so dele?
Como dizes "marcacoes quase sp mal feitas" " muita passaividade"...culpa do treinador?? Volto a dizer ele(scolari) errou mas n facam com que a culpa seja so dele!!!!!

Tema ricardo...2º golo bola muito dificil para o guarda redes, a cair a frente dele...e muito dificil. Aparecem dois alemaes se n me engano a frente do guarda redes sozinhos e a culpa e do ricardo?? Falas assim pq tas com uma super azia por ele n meter o quim...!O Petr Cech deu um Super frango, ele petr cech...dos melhores do mundo, n ouvi nada ou qse nada na imprensa a falar disso. E da tua boca nada de nada ouvi...se fosse o ricardo...era o fim do mundo.

Fiquem bem...