quarta-feira, junho 11, 2008

SOB A BATUTA DO MELHOR DO MUNDO

GRUPO A

REPÚBLICA CHECA 1 PORTUGAL 3
(Sionko; Deco, Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma)




Portugal é a primeira equipa deste EURO 2008, a conseguir o apuramento para os quartos-de-final da competição.
Desta feita a "vítima" foi a República Checa, que ainda conseguiu assustar os portugueses, mas que, com o desenrolar da partida, não fez mais do que defender, e tentar impedir a todo o custo que a selecção nacional voltasse à vantagem no marcador, e conseguisse a vitória.
Com um início de jogo muito intenso, Portugal chegou à vantagem logo aos 8 minutos, depois de uma boa combinação entre Deco e Nuno Gomes, com o ainda jogador do Barcelona a conseguir o desvio final para a baliza contrária, abrindo o activo.
Depois do golo, pensava-se que a nossa selecção poderia tranquilizar-se ainda mais, mas a verdade é que a resposta checa logo se fez sentir, com Milan Baros a semear o pânico na defensiva portuguesa, e pouco depois, na sequência de um pontapé de canto, Sionko, cabeceou à vontade, batendo inapelavelmente Ricardo, restabelecendo a igualdade no marcador. Corria o minuto 20, e tudo voltava à primeira forma.
O problema é que, depois de conquistar de novo a igualdade no marcador, a selecção checa não mais fez do que defender, colocando um autêntico autocarro à frente da baliza, esperando depois que, com alguma das bolas que ía bombeando, Milan Baros resolvesse.
Portugal controlava as operações a meio-campo, mas até ao intervalo nunca conseguiu chegar ao nível do que tinha apresentado frente à Turquia, e raramente Petr Cech era incomodado.
Previam-se alterações, mas a verdade é que Luiz Felipe Scolari optou por não mexer. A grande diferença da primeira para a segunda parte, esteve na atitude dos jogadores, e, principalmente, na sua entrega ao jogo, disputando os lances como se fossem os últimos, tendo por isso, dominado inteiramente toda a segunda metade, até chegarem ao segundo golo, obra de Cristiano Ronaldo, depois de passe de Deco.
Voltava Portugal à vantagem, mas, desta feita, os pupilos de Scolari souberam controlar a partida, definiram bem os tempos de jogo, tentaram ter sempre a posse de bola junto à área contrária, e os checos não mais voltariam a criar perigo exceptuando um lance de bola parada, onde Ricardo se opôs muito bem a um cabeceamento de Sionko, que quase bisava.
As substituições foram muito bem operadas por Scolari, colocando Meira no lugar de Moutinho, para prevenir o jogo aéreo checo, depois da entrada do gigante Koeller, e tambem importantes foram as entradas de Hugo Almeida, para segurar a defesa contrária, e ajudar nas tarefas defensivas, nomeadamente, nos lances de bola parada, bem como o lançamento de Ricardo Quaresma, que se viria a tornar decisivo, já que, o extremo do FC Porto, acabaria mesmo por marcar o terceiro golo português, em contra-ataque, mesmo em cima do minuto 90, e depois de assistência em bandeja de ouro de Cristiano Ronaldo.
Portugal carimbou o passaporte para os quartos-de-final do EURO 2008, com uma vitória justa, mas não pode deixar de ser um motivo de preocupação, o facto de a primeira parte não ter sido bem conseguida.
É certo que a República Checa defendeu muito atrás, mas também não é menos verdade que Portugal tem que estar preparado para responder às adversidades que lhe aparecem pela frente, pois, para sermos campeões da Europa, não podemos estar à espera de apanhar selecções tão ingénuas como a Turquia, ou tão pouco objectivas como a República Checa.
Ainda assim, penso que Portugal se soube adaptar às condições do próprio jogo, e por isso conseguiu responder à altura de uma nação que tanto sonha, e que tanta confiança deposita na sua selecção.
Cristiano Ronaldo, por fim, apareceu, e ainda que não tenha estado ao nível que esteve durante a época, não sendo tão espectacular, contribuiu, e de que maneira, para a vitória portuguesa, demonstrando que também sabe ser um jogador de equipa, e que o colectivo está sempre acima de qualquer individualidade.

MVP UEFA: 7. Cristiano Ronaldo

FICHA DE JOGO:

Estádio de Genebra, na Suiça

ÁRBITRO: Kyros Vassaras, da Grécia

REPÚBLICA CHECA: Petr Cech; Grygera, Ujfalusi, Rozenhal e Jankulovski; Polak, Galasek e Matejovsky; Plasil, Sionko e Milan Baros.

SUBSTITUIÇÕES: Matekovsky por Vlcek, aos 67 minutos, Galasek por Koller, aos 72 minutos e Plasil por Jarolim, aos 84 minutos.

TREINADOR: Karel Bruckner


PORTUGAL: Ricardo; Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; Petit, João Moutinho e Deco; Simão, Cristiano Ronaldo e Nuno Gomes.

SUBSTITUIÇÕES: João Moutinho por Fernando Meira, aos 74 minutos, Nuno Gomes por Hugo Almeida, aos 78 minutos e Simão por Ricardo Quaresma, aos 79 minutos.

TREINADOR: Luiz Felipe Scolari

DISCIPLINA: Cartão amarelo a Polak, aos 23 minutos e a Bosingwa, aos 31 minutos.

GOLOS: 0-1 por Deco, aos 8 minutos; 1-1 por Sionko, aos 17 minutos; 1-2 por Cristiano Ronaldo, aos 63 minutos; 1-3 por Ricardo Quaresma, aos 90 minutos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com a tua analise, Eduardo. Queria apenas acrescentar a fantástica exibição de Deco.De resto, penso que todos estiveram bem, exceptuando os primeiros 15\20 minutos de Bosingwa.
Parabens PORTUGAL!!

Sérgio Gouveia

Nuno_Pascoal disse...

Comecem é a pensar no próximo mister, porque o Scolari está de trouxas aviadas para o Chelsea.