segunda-feira, junho 16, 2008

Grupo A: Portugal "B" desilude

Suiça 2-0 Portugal
(Hakan Yakin (2))



Apesar de não haver grandes motivos para preocupação, não deixa de ser lamentável aquilo que se passou ontem na Suiça. Não, nem sequer me estou a referir à má prestação da equipa de arbitragem já que, como sabem, para mim esse assunto é quase sempre secundário. Refiro-me, sim, à vergonhosa prestação da segunda linha portuguesa e em especial àqueles que tanto reclamavam pela titularidade. Tudo bem que nada estava em jogo mas, por isso mesmo, exigia-se mais. A busca do risco, a procura de um futebol ofensivo, atractivo e descomplexado, a ausência de nervosismo, a procura de um lugar no onze de quinta-feira, o facto de se jogar frente a um modesto e já condenado adversário, tudo isto deveriam ser factores mais que estimulantes para termos uma selecção diferente daquela que tivemos. Mais, independentemente de tudo, há um nome a defender, há uma imagem a deixar ao país e ao Mundo e há o respeito por todos nós e em particular por todos aqueles que fizeram sacrifícios para poder ver Portugal ao vivo. Por tudo isto e muito mais, a palavra vergonha é a palavra chave para o ocorrido.

Uma vez que não há muito para dizer sobre o jogo de ontem, gostaria apenas de tecer algumas considerações sobre o seleccionador. Relativamente ao "onze" que apresentou, nada a dizer. Podia ter jogado Nuno ou Patrício (mas também aceito que não o tenha feito), podia ter feito descansar mais ou menos jogadores, podia fazer o que ele bem entendesse já que, no fundo, a missão estava cumprida. Agora, o que mais me revolta é a falta de ambição deste seleccionador. Apesar de não compreender, ainda consigo engolir que, nos jogos a doer, Scolari seja fiel aos seus principios, fiel ao seu modelo de jogo preferindo manter quase sempre as bases e as linhas com que trabalha durante a semana. Não posso nem consigo aceitar é que em jogos deste calibre não se arrisque um milímetro, não se estude alternativas, não se procure inventar soluções em situação de desvantagem.
A perder 2-0 contra a grande Suiça, Scolari troca Moutinho por Veloso e Hugo Almeida por Helder Postiga. Ora, qual era a ideia? é que se a ideia era apenas rodar por rodar, então a estratégia foi conseguida. Pergunto: por que é que, durante todo o estágio do pré-euro, Scolari andou a experimentar na equipa "B" a dupla Postiga-Hugo Almeida? Seria assim tão descabído testá-los aos dois nos últimos 20 minutos de jogo, isto a perder por 2-0? Fica a interrogação...

É por estas e por outras - por exemplo a vergonhosa conferência de imprensa que o mesmo deu na véspera do jogo revelando falta de respeito pelos jornalistas e um "estilo à Mourinho" só que sem graça - que contínuo na minha: por muito jogos que ganhe, por muito que eleve o nome de Portugal, jamais será um treinador do meu agrado.

Sem comentários: