sábado, junho 07, 2008

Euro2008: Portugal entra a ganhar

Portugal 2-0 Turquia
(Pepe, Raúl Meireles)

Que grande entrada de Portugal no Europeu! Confesso que fiquei surpreendido com a exibição portuguesa, tendo em conta, naturalmente, a paupérrima prestação que tivemos ao longo da qualificação e também nos amigáveis. Grande entrega ao jogo, grande espírito de equipa, grande atitude. Nem foi preciso termos um Cristiano Ronaldo no seu melhor nível para provarmos a supremacia que temos comparativamente aos turcos.
Numa análise mais cuidada em relação aos nossos jogadores, diria que, no geral, todos se mostraram à altura do desafio. Defensivamente a equipa mostrou-se segura, com particular destaque para a dupla de centrais que se complementa muito bem e também para José Bosingwa que é um enorme jogador e é uma mais valia para a selecção não só pela segurança defensiva como também pela importância que tem nas acções ofensivas.
No que diz respeito ao meio-campo, o triângulo que Scolari apresentou esteve sensacional. Petit foi uma importante muleta defensiva e cumpriu a sua missão sem ter de recorrer constantemente à falta; já Deco e João Moutinho estiveram muito bem na forma como fizeram a equipa jogar e na maneira inteligente como alternavam as transições lentas com as rápidas. Se me permitem, gostaria de acrescentar ainda que Moutinho provou mais uma vez ao povo português que é um jogador sensacional e que consegue perfeitamente fazer esquecer Nuno Maniche. Mais, é impressionante a sua capacidade física depois de uma época tão desgastante. A par de Pepe, o melhor jogador de Portugal.
Na frente de ataque, os três homens não deslumbraram mas mostraram que a aposta de Scolari nos mesmos foi a mais indicada. Cristiano Ronaldo apareceu a espaços e sempre que pôde deixou a sua marca. Foi infeliz na hora da finalização como comprova o remate de livre directo que enviou ao poste. Quanto a Simão, mais uma vez sem fazer um jogo fantástico, mostrou o porquê de ser uma alternativa mais credível do que Quaresma ou Nani. A forma como ajuda Paulo Ferreira, a maneira como se entrega ao jogo e nunca desiste dos lances e a importância que tem nas bolas paradas faz de Simão um jogador fundamental para Scolari.
Palavra final para Nuno Gomes. O capitão português mostrou mais uma vez dar-se bem com os turcos. É verdade que não marcou, também é verdade que não foi feliz já que enviou uma bola ao poste e outra à barra mas a forma como se movimentou e a maneira simples como resolveu os lances mesmo perante uma forte marcação turca deu-lhe uma nota mais que positiva neste jogo de estreia. Como cereja no topo do bolo, a assistência primorosa para o golo de Pepe que certamente lhe garantiu a presença no onze inicial frente aos checos.
Quanto ao jogo, não há muito a dizer. A Turquia provou que é uma selecção organizada mas muito inferior a Portugal. Tem alguns bons jogadores, sabe tratar a bola quando se encontra em situações ofensivas mas é uma equipa lenta e sem jogadores de grande classe. A excepção é talvez o avançado do Villarreal Nihat, jogador que foi perfeitamente controlado pelos nossos centrais.
Dizer ainda que fiquei muito satisfeito com a exibição de Portugal e com a forma como controlou o jogo. Há efectivamente consistência defensiva, há também capacidade em jogar em contra-ataque, temos inclusivé muitos jogadores que tratam muito bem a bola e sabem interpretar os momentos do jogo e finalmente temos muitas unidades capazes de resolver jogos através de jogadas individuais ou então lances de bola parada. A ver vamos como vai Portugal interpretar os restantes jogos daqui para a frente. Uma coisa é certa: qualidade temos e também podemos ter uma equipa não-dependente de Cristiano Ronaldo. Assim sendo, a confiança aumentou e a fé também. FORÇA PORTUGAL!!


PS: Relativamente ao FIFA MVP, passa a ser o site da Uefa a valer para efeitos de Rolabola. Podem ver ao final do dia em
www.euro2008.uefa.com
Assim sendo, temos como figuras dos primeiros jogos:
Suiça 0-1 República Checa (Ujfalusi)
Portugal 2-0 Turquia (Pepe)

5 comentários:

Anónimo disse...

A leitura que faço ao jogo é exactamente aquela que aqui escreveste.
Parabens PORTUGAL!!

P.S- Penso tambem ter sido importante não ter havido cartoes para a turma nacional.

Abraços

Sérgio Gouveia

Anónimo disse...

PORTUGAL!! PORTUGAL!!
PORTUGAL!! PORTUGAL!!

Cristina Falcão

Unknown disse...

É isso aí...
Esqueci-me de referir duas coisas mas aproveito este espaço de comentários para o fazer: contrariamente ao que é habitual, gostei das alterações do Scolari. É óbvio que é fácil analisá-las depois do jogo ter terminado mas estou convencido que foram acertadas.
Outra coisa que me chamou a atenção, agora como factor a ter em atenção para o futuro: Nani, como é óbvio, não pode estar num canto contra nós a marcar um central da equipa adversária. Não foi golo porque o turco cabeceou mal. A rever...

PS: Faço ideia o que vai na cabeça do Quaresma que é claramente a 3ª opção para as alas, isto na cabeça do Scolari.

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com a crónica, mas não posso deixar passar em claro uma situação que se verificou após a primeira substituição de Scolari, que não me agradou mesmo nada. Com a saída de Nuno Gomes, e a entrada de Nani, à passagem do minuto 68, Portugal deixou de fazer o que até aí tinha feito de forma quase brilhante: trocar a bola de pé para pé, quase sempre em progressão. Pois bem, com a saída do capitão, e a entrada do jovem extremo do United, Cristiano Ronaldo passou para o meio, jogando como "ponta-de-lança", e a turma das quinas começou a jogar de uma forma mais directa, bombeando bolas para as costas da lenta defesa turca. Compreendo que tendo três elementos muito rápidos na frente de ataque, a ideia passe, precisamente, por aproveitar essa mesma velocidade, mas ainda assim, estou em crer que perdemos alguma identidade no nosso estilo de jogo. Como deixámos de circular a bola como até aí tão bem tínhamos feito, mais facilmente a perdíamos, e, naturalmente, o adversário tendo a bola, poderia ter-nos causado mais problemas. Claro que foi óptimo que não se tenha verificado tal situação, mas não poderia deixar de expressar esta minha ideia.
Quanto ao restante, tal como disse no início do comentário, a crónica do jogo está, como é apanágio do Bruno, altamente bem escrita, e ilustra bem como se desenrolou o jogo.
EU ACREDITO! E MUITO!!! FORÇA PORTUGAL!!!

EDUARDO MARQUES

Unknown disse...

Só mais uma achega que vem ao encontro daquilo que referiste, Eduardo. É inaceitável que um jogador com a experiência do Ricardo usasse e abusasse dos pontapés para a frente, tendo estes quase sempre terminado nos pés do keeper. Sinceramente, sem comprometer (Ricardo), foi o elo mais fraco da nossa equipa pela intranquilidade que revelou em certos lances.