domingo, junho 08, 2008

SUIÇA DESILUDE FRENTE A REPÚBLICA CHECA À "ITALIANA"

Não entrou bem na competição que organiza, a par da Áustria, a selecção da Suiça. Apesar de ter realizado uma exibição satisfatória, o resultado foi negativo, e compromete e muito o apuramento da Suiça.
Aproveitando o factor casa, os helvéticos tiveram sempre o controlo do jogo, dominaram quase sempre em todas as vertentes, mas, ainda assim, não criaram muitas ocasiões de golo. Porém, quando as criaram, os homens da casa depararam-se com um muro intransponível na baliza contrária, nem mais, nem menos, do que um dos melhores guarda-redes do mundo, Petr Ceh.
Num jogo intenso mas nem sempre bem jogado, longe mesmo de ser espectacular, a turma de Jakob Kuhn tentou um pouco de tudo para dar uma alegria aos seus adeptos, mas nunca conseguiu violar as redes contrárias. Ao invés, a República Checa, optando por um futebol de contenção, preferiu sempre dar o domínio de jogo ao adversário, tentando defender bem e contra-atacar melhor. Nem sempre o conseguiu, é certo, mas sendo uma selecção mais experiente, nunca se desmoronou, e aproveitou um erro da defensiva suiça (má coordenação de uma saída em linha da defesa), para dar a estocada final no jogo, corria o minuto 70. O recém entrado Sverkos, apareceu isolado na cara do nosso bem conhecido Diego Benaglio (antigo guarda-redes do Nacional da Madeira, actualmente no Wolfsburgo, da Alemanha), e aí, só teve que escolher o lado, para fazer o primeiro golo do EURO 2008, e o único da partida inaugural do certame.
Até final, mais com o coração do que com a cabeça, a Suiça tentou chegar, pelo menos, ao golo do empate, mas nunca teve a destreza necessária para o fazer.
Nota final para a lesão de Alexander Frei, capitão da Suiça, e melhor marcador da história dos helvéticos, que foi obrigado a ficar nos balneários ao intervalo, correndo agora sérios riscos de não mais poder actuar na competição.


FICHA DE JOGO:
Estádio St.Jakob-Park, em Basileia


ÁRBITRO: Roberto Rosetti, de Itália


SUIÇA: Diego Benaglio; Lichtsteiner, Muller, Senderos e Magnin; Inler, Gélson Fernandes, Behrami e Barnetta; Streller e Frei.


SUBSTITUIÇÕES: Frei por Hakan Yakin, ao intervalo, Lichtsteiner por Vonlanthen, aos 75 minutos e Behrami por Derdiyok, aos 84 minutos.


TREINADOR: Jakob Kuhn


REP.CHECA: Petr Cech; Grygera, Ujfalusi, Rozehnal e Polak; Galasek, Plasil e Jarolim; Sionko, Jankulovski e Koller.


SUBSTITUIÇÕES: Koller por Sverkos, aos 56 minutos, Sionko por Vlcek, aos 83 minutos e Jarolim por Kovac, aos 87 minutos.


TREINADOR: Karel Bruckner


DISCIPLINA: Cartão amarelo para Magnin, aos 59 minutos, para Vonlanthen, aos 76 minutos e para Barnetta, aos 93 minutos.


GOLOS: 0-1, por Sverkos, aos 70 minutos.

Sem comentários: