segunda-feira, junho 09, 2008

ESTÁ DE VOLTA A ALEMANHA DOS BONS VELHOS TEMPOS




GRUPO B


ALEMANHA 2 POLÓNIA 0
(Lukas Podolski, 2)



Atenção a esta Alemanha! Uma selecção muito experiente, habituada a estas andanças, que sabe o que é ganhar Campeonatos da Europa, e que demonstrou neste jogo o porquê de ser considerada uma das favoritas à conquista deste EURO 2008.
Ainda que com uma selecção relativamente jovem, com uma média de idades a rondar os 26 anos (e isto porque o seu guarda-redes, Jens Lehmann, conta 38 primaveras!!!), a Alemanha tem muita qualidade, jogadores chave, nas posições fulcrais, e logicamente que a Polónia foi impotente para travar todos estes argumentos.
Com uma dupla de centrais muito sólida, Metzelder e Mertesacker, um lateral direito de enorme qualidade, Phillip Lahm, um recuperador de bolas por excelência, Frings, um maestro que pauta todos os tempos de jogo, Ballack, e um ponta-de-lança altamente qualificado, Klose. E, como se isto não bastasse para o rol de preocupações de Leo Beenhakker, ainda apareceu no jogo, o jovem Lukas Podolski que, mesmo actuando fora da sua posição de origem (actuou como médio ala esquerdo), acabou por ser a figura do jogo, bisando, e dando os três pontos à sua equipa.
Baseada em princípios de jogo fiéis à sua história, a Alemanha actuou num 4-4-2 clássico, com a surpresa a chamar-se Mário Gomez, ponta-de-lança do Estugarda, que actuou na frente de ataque ao lado de Klose, derivando Podolski para a esquerda, tendo sido sacrificado Bastian Schweinsteiger, que começou a partida no banco de suplentes.
O jogo foi muito intenso, com os germânicos a dominarem quase sempre, mas com uma Polónia que nunca se encolheu, e tentou sempre responder ao ímpeto contrário, chegando a pôr à prova Lehmann, por várias vezes.
Depois de ter aquirido vantagem no marcador, a Alemanha tranquilizou-se ainda mais, e controlou até ao intervalo.
Aí, Leo Beenhaker operou uma substituição, que revolucionou por completo a forma de jogar da sua equipa, uma vez que, com a entrada do brasileiro, naturalizado polaco, Roger Guerreiro, o conjunto que estava no grupo de Portugal na fase de apuramento, tomou conta do jogo, e criou ainda mais dificuldades a Lehmann.
Só por mera infelicidade a Polónia não chegou ao empate, visto que teve várias oportunidades para o conseguir.
Mas, o futebol não vive de "ses", e a Alemanha não esteve pelos ajustes, e matou o jogo. Depois de falha incrível da defesa polaca, a bola ficou à mercê de Podolski que, de primeira, com o seu pé esquerdo, rematou fortíssimo, não dando quaisquer hipóteses de defesa a Boruc. O jogador do Bayern de Munique bisava e sentenciava a partida, que até final não teria grandes motivos de interesse, já que, a Polónia sentiu, e de que maneira, o segundo golo, e resignou-se.
O jogo voltou a dar alma a uma frase sobejamente conhecida: "São 11 contra 11, e no fim ganha a Alemanha!"
Não esquecer também que este grupo é o que cruzará com o de Portugal nos quartos-de-final, e inerentemente nas meias-finais. Ou seja, o primeiro classificado do Grupo A, jogará com o segundo do Grupo B, e o segundo do Grupo A, com o primeiro do Grupo B.


FICHA DE JOGO:

Estádio Worthersee, em Klagenfurt

ÁRBITRO: Tom Henning, da Suécia

ALEMANHA: Lehmann; Lahm, Metzelder, Mertesacker e Jansen; Frings, Ballack, Fritz e Podolski; Gomez e Klose.

SUBSTITUIÇÕES: Fritz por Schweinsteiger, aos 55 minutos, Gomez por Hitzlsperger, aos 75 minutos e Klose por Kuranyi, aos 91 minutos.

TREINADOR: Joachim Low


POLÓNIA: Boruc; Wasilewski, Zewlakow, Bak e Golanski; Lewandovski, Dudka, Krzynowek e Lobodzinski; Smolarek e Zurawski.

SUBSTITUIÇÕES: Zurawski por Guerreiro, ao intervalo, Lobodzinski por Pisczek, aos 65 minutos e Golanski por Saganowski, aos 75 minutos.

TREINADOR: Leo Beenhakker


DISCIPLINA: Cartão amarelo a Smolarek, aos 39 minutos; a Lewandowski, aos 60 minutos e a Schweinsteiger, aos 64 minutos.

GOLOS: 1-0, por Lukas Podolski, aos 20 minutos; 2-0, por Lukas Podolski, aos 72 minutos.

Sem comentários: