sábado, junho 26, 2010

11 MUNDIAL FASE DE GRUPOS


Aqui fica o meu onze ideal relativamente àquilo que foi a fase de grupos:

GR: Eduardo (Portugal): Só ele e Muslera não sofreram golos neste Mundial. Tendo visto alguns guarda-redes com problemas em virtude da bola (também alguma falta de jeito), o pormenor introdutivo faz toda a diferença. O guarda-redes português revelou-se tranquilo e bastante seguro em todos os jogos. Penso não estar muito longe da verdade se disser que ainda não teve falhas.

DD: Maicon (Brasil): Marcou um golaço e está a fazer um Mundial na linha da época que fez no Inter de Milão: muito seguro a defender e bastante forte em acções ofensivas. Continuo a achar Daniel Alves o melhor lateral direito do Mundo mas Maicon está a mostrar (como se ainda fosse preciso!) que não está muito abaixo do seu companheiro de equipa.

DC: Piqué (Espanha): Está feito um central de top mundial. Não falha cortes e tem uma incrível capacidade para ler o jogo e aparecer a dobrar os seus companheiros no momento certo. Uma das unidades mais regulares da Espanha até ao momento.

DC: Ricardo Carvalho (Portugal): Para além de beneficiar da questão de estar na equipa cuja defesa é a menos batida da prova (juntamente com o Uruguai), o que é certo é que o internacional português está a mostrar o porquê de ser titular no Chelsea. Muito bem nas antecipações, tem a faculdade de ser rápido nas saídas para o ataque. Nomes como Juan (Brasil) ou Terry (Inglaterra) também têm mostrado o seu potencial mas escolhi Carvalho porque tem sido de uma regularidade incrível.

DE: Fábio Coentrão (Portugal): Tenho gostado de Salcido (México) mas Coentrão tem sido, claramente, o melhor lateral esquerdo neste Mundial. Bom para ele, excelente para a selecção que ganha um jogador para uma posição onde sempre teve problemas e óptimo para o clube que detém os direitos do atleta. Essencialmente, está muito melhor nos aspectos defensivos.

MD: Busquets (Espanha): Um patrão no meio-campo espanhol. Incrivelmente, tem sido a unidade mais do meio-campo espanhol. Não esperava que fosse titular na competição mas percebo o porquê de Del Bosque não abdicar dele. Outro forte candidato ao prémio de melhor jogador jovem da competição.

MO: Lionel Messi (Argentina): Fórlan está muito bem mas se acabasse agora, escolheria o "10" argentino como o melhor jogador do Mundial. Está a passear a classe pela África do Sul e a dar um recital de bom futebol. Fantástico jogador e, atenção, numa posição e tarefa diferentes daquelas que desempenha no Barcelona. Tem estado algo afastado do golo mas o perfume que tem deixado pelos relvados supera esse pequeno e quase insignificante pormenor.

MO: Ozil (Alemanha): Um crack. Faz-me confusão como é que o Schalke 04 prescindiu dos serviços deste jovem, tendo o mesmo ido para o Werder Bremen. Faz-me lembrar David Silva. Pode jogar a "10" ou numa faixa já que tem capacidade técnica e visão de jogo. Além disso, tem boa meia distância e, vindo de trás, gosta de aparecer na área para finalizar. Um enorme talento de um jogador para outros palcos.

AV: Beausejour (Chile): Confesso que nunca tinha olhado para este jogador com grande atenção. Pois bem, tem-me surpreendido pela positiva este extremo esquerdo chileno. Rápido, possante, trabalhador e com faro pelo golo. Marcou na estreia (sendo inclusivé o mvp), jogou bem contra a Suiça e voltou a estar muito bem contra a Espanha. Houve extremos que também me agradaram bastante (Giovanni dos Santos, Alexis Sanchez, Weiss, Gervinho ou Donovan) mas escolhi este jogador de 26 anos, actualmente a jogar no América (MEX).

AV: Diego Fórlan (Uruguai): A par de Lionel Messi, uma das maiores figuras desta primeira fase. A jogar nas costas de Luis Suarez, tem sido o principal motor do ataque uruguaio. Entende-se bem com o avançado do Ajax, trabalha bem a bola com os dois pés, sabe jogar de costas para a baliza, remata bem de fora da área, enfim, é um extraordinário jogador, daqueles que, efectivamente, vale o bilhete. Contra a Coreia do Sul, como não poderia deixar de ser, ameaça ser uma das grandes figuras do jogo.

AC: David Villa (Espanha): Higuain também tem três golos mas, no meu entender, Villa tem sido mais importante e decisivo na sua selecção já que tem sido o único que tem revelado frieza e discernimento na hora de finalizar. Se não o conhecesse, diria que fez bem a Villa saber pré-mundial da sua transferência para o Barcelona. O problema é que mesmo no Valência já lhe reconheciamos esta fama de marcar golos em "praticamente" todos os jogos. Está a mostrar que não foi por acaso que se sagrou melhor marcador do Mundial de 2006. E, a ver pela amostra, promete rivalidar esse título.

Sem comentários: