quarta-feira, junho 09, 2010

SOBRE PORTUGAL




Analisando estes três jogos pré-mundial, fiquei com algumas dúvidas sobre o onze ideal para começar a competição. Se os jogos servem, precisamente, para tirar ilações, estas partidas de preparação deixaram-me algumas certezas mas também certas dúvidas.

Em primeiro lugar, sou apologista de que deverá jogar quem estiver em melhor momento, independentemente do nome que tem. Se fui completamente contra as convocatórias de Scolari em que chamava sempre os mesmos, terei que ser coerente neste momento.
Posto isto, a primeira certeza vem do lado direito da defesa: Miguel não pode ser titular. Está de rastos, não vai à linha de fundo cruzar, defende mal, enfim, é claramente uma unidade a menos. A condição física de Miguel dá razão àqueles que defendiam a chamada de Rúben Amorim para o Mundial. Agora que aqui está, espero sinceramente que Queiróz pense nele para lateral direito até porque Paulo Ferreira está longe de convencer, isto apesar de ser muito mais válido (nunca pensei dizer isto depois do que vi no Euro2004 e Mundial 2006) que o lateral do Valência.

Na zona central da defesa, não há dúvidas e não há que inventar nada. Pepe não está em forma e, por conseguinte, Bruno Alves e Ricardo Carvalho serão as opções correctas.

Na lateral esquerda surge mais uma dúvida. Duda, não sendo nada de especial, até tem cumprido na selecção e Fábio Coentrão, moralizado e em boa forma física, tem sido o melhor naquela posição. Mantendo a política de que deverá jogar quem está melhor, apesar de Duda ter sido o titular na fase de qualificação, é Fábio que está num melhor momento e, como tal, apostava nele.

A partir daqui, há mais dúvidas que certezas. Desde logo, no modelo a utilizar. Há quem defenda que Ronaldo deve ser extremo e, nesse sentido, devemos jogar no tradicional 4x3x3, há quem pense que Cristiano Ronaldo não está num grande momento e na selecção até tem feito mais quando Queiróz passa para um 4x4x2 losango onde, na frente, pode ser companheiro de Danny, Liedson ou Hugo Almeida. Ainda antes de dizer o que acho, uma coisa fico satisfeito: contrariamente àquilo que se passava nos tempos de Scolari, é óptimo que Portugal tenha um sistema alternativo já que torna a equipa mais imprevisível e com outro tipo de soluções ofensivas.
Pois bem, acho que seria mais seguro começarmos o Mundial no nosso 4x3x3. A equipa já está rotinada nesse sistema e, digam o que disserem, Cristiano Ronaldo é muito mais perigoso a extremo do que como avançado. Ainda assim, concordo com o seleccionador se, a meio do jogo, alterar a táctica.

Vamos por partes. Partindo deste 4x3x3, me parece que a trinco só pode jogar Pedro Mendes - Pepe ainda está longe de poder ser opção válida - e como médios à frente do jogador do Porto terão que ser dois destes: Deco, Tiago e Raúl Meireles. Ora, apesar de desconfiar do momento físico de Deco, acho que seria impensável não o colocar de início, até porque, neste momento, não há nenhum jogador no plantel que o possa substituir. A seu lado, gosto muito de Tiago mas, para este encontro com a Costa do Marfim, apostaria em Meireles para dar mais força àquele meio-campo.

Nas extremas, três homens para dois lugares: Ronaldo, Danny e Simão. Se Ronaldo é indiscutível, o mesmo já não se pode dizer de Simão que, é notório, está bastante desgastado fisicamente depois de uma época com muitos jogos no Atlético de Madrid. Já Danny está fresquinho, fez a pré-época no seu clube (não esquecer que estamos no principio da época na Rússia) e, a ver por este último jogo, tem condições para lutar por um lugar no onze. Acho Simão um jogador muito bom tacticamente mas neste momento apostaria em Danny para aquele lugar. Mais do que estar em forma, é o tal jogador que também joga atrás dos avançados e, com efeito, seria fácil a Queiróz alterar para o 4x4x2 com Danny atrás de Liedson e Ronaldo - tal como fez na segunda parte contra Moçambique onde apareceu Danny a jogar nas costas de Almeida e Ronaldo -.

Na frente de ataque, Liedson tem estado esforçado mas anda algo longe daquele "levezinho" que todos conhecemos. Já Hugo Almeida, apareceu bem neste último jogo e parece estar em boa forma física. Acredito, no entanto, que vamos ter um Liedson mais mortífero no Mundial e, como tal, apostaria no "31" do Sporting para o jogo da Costa. Ainda assim, sou daqueles que acredito no valor de Hugo Almeida e não ficaria desconfiado se visse o avançado do Werder Bremen no lugar de Liedson no inicio ou no meio do jogo.

Com este ou aquele onze, acho que temos é de apoiar Portugal. De preferência, sem vuvuzelas.

Sem comentários: