segunda-feira, junho 21, 2010

Antevisão Portugal - Coreia do Norte


Já é sabido que Deco vai falhar este importante encontro ante os asiáticos. Para ser sincero, não choro muito a ausência do luso-brasileiro. Em primeiro lugar, por aquilo que já havia referido num post anterior. Depois, porque o estado físico de Deco não está grande coisa e, como tal, não acho que este Deco seja assim uma enorme valia. A juntar a tudo isso, a confiança que tenho em 3 jogadores para desempenhar essa função: Simão, Danny e Tiago.

Ora bem, é de conhecimento público que a Coreia é uma selecção modesta e vai entrar nesta partida com uma forte armada defensiva. Nesse sentido, acho que Carlos Queiróz deveria mudar o figurino táctico e apostar numa equipa mais ofensiva. São várias as hipóteses:

1. Abdicar do trinco e jogar num 4x4x2 clássico com Meireles e Tiago no meio, Simão e Danny nas alas e Ronaldo no apoio a Liedson (que jogou toda a temporada com um companheiro no ataque e, como é óbvio, está mais habituado a jogar assim do que em 4x3x3)

2. Manter Mendes a trinco e jogar no losango com Meireles e Simão (estilo Di Maria no Benfica) nas extremidades e Danny ou Tiago no apoio à dupla Liedson-Ronaldo;

3. Ser ainda mais ousado e utilizar o losango mas com dois jogadores rápidos e com características de ala como são os casos de Danny e Simão;

4. Uma hipótese mais remota mas, ainda assim, interessante com Cristiano Ronaldo a jogar "à Messi" atrás de Hugo Almeida e Liedson, sendo que Meireles ou Mendes faziam de Mascherano e Simão e Danny de Di Maria e Maxi Rodriguez;

Tendo como permissa a obrigatoriedade da vitória, no meu entender, não faz muito sentido o habitual 4x3x3 com um médio defensivo e dois jogadores (Meireles e Tiago) lentos e pouco dotados sob ponto de vista técnico. Além disso, para este jogo tornar-se-á difícil a tarefa de Liedson no meio de 3 defesas centrais asiáticos.
Parece-me óbvio que Portugal vai ter de atacar muito e de preferência pelas alas. Fábio Coentrão vai ter de ser mais ofensivo e Paulo Ferreira menos limitado do que é costume. Uma coisa é certa: com este ou aquele sistema, parece-me claro que temos mais que obrigação de ganhar à Coreia do Norte. Que assim seja!!

Sem comentários: