terça-feira, junho 22, 2010

COMO JOGAR FRENTE AO BRASIL


Depois de uma sensacional exibição frente à Coreia, algumas questões se levantam tendo em vista o último jogo do grupo ante o Brasil:

1. Hugo Almeida ou Liedson na frente de ataque?

2. Fazer ou não descansar Pedro Mendes e Cristiano Ronaldo tendo em conta que ambos têm amarelos e, caso sejam utilizados, poderão falhar o importante encontro dos oitavos-de-final?

3. Rodar a equipa ou apostar no melhor onze possível?

4. Manter Tiago em campo moralizado pela excelente exibição ou apostar em Deco de modo a que este ganhe moral e sinta ainda maior vontade em ajudar contra o seu país de origem?

5. Manter o 4x3x3 ou jogar em losango de modo a povoar mais o meio-campo e equilibrar a contenda frente ao poderoso miolo brasileiro?

Aqui ficam algumas das questões que considero mais pertinentes. Já agora, também deixo a minha opinião.

1. Hugo Almeida tem um amarelo enquanto que Liedson não tem qualquer admoestação. Também já fui jogador de futebol e adorava aqueles jogos em que defrontava antigas equipas. Entrava com mais moral e ainda com mais vontade em fazer golos. Para este jogo, apesar de achar que, nesta altura, Hugo Almeida respira confiança, apostava novamente no "levezinho".

2. Sim, colocava-os no banco de suplentes. Partindo do pressuposto que não há necessidade de correr riscos, parece-me perfeitamente lógico que se altere. Pepe deverá estar com enorme vontade em ajudar e, na linha de Liedson e Deco, este é o jogo ideal. Além disso, se há jogo ideal para aferir se Pepe está ou não em condições, é este: os pontos são importantes mas não são decisivos e o adversário é de elevadíssimo grau de dificuldade. Quando as pernas não puderem mais, há Miguel Veloso no banco pronto para ajudar.
Quanto a Cristiano Ronaldo, tenho a certeza que quer jogar contra o Brasil já que é uma montra para se afirmar como um dos candidatos a melhor jogador do Mundial mas há valores e interesses colectivos que se sobrepõem a isso, o que significa que colocaria o capitão a descansar e lançaria Danny para o jogo.

3. Não há necessidade de fazer uma revolução na equipa. Apenas faria alguns ajustes: experimentava Rúben Amorim na lateral direita (professor, por favor não aposte mais em Miguel neste Mundial), Pepe a trinco na vez de Mendes, Danny no lugar de Ronaldo e Liedson, tal como expliquei, na frente. Tudo o resto seria igual.

4. Meireles e Tiago provaram que conseguem fazer esquecer Deco. Estão muito moralizados e este jogo seria importante para ganharem mais entrosamento e mostrarem como funcionariam perante um fortíssimo opositor. A apostar em Deco, teria de ser sempre no lugar de Meireles e só para fazer descansar o médio do Porto. Acho que este Deco - tal como referi há tempos -, não tem lugar na nossa selecção. Talvez lhe faça bem ser suplente e entrar na segunda parte. Ninguém dúvida do valor do médio do Chelsea, duvidamos sim é da sua capacidade física.

5. É bom que Portugal tenha dois sistemas tácticos bem trabalhados para os utilizar em várias alturas e consoante o adversário. Se defendi uma alteração de sistema ante os Coreanos, neste caso estou completamente a favor do 4x3x3. Nada melhor do que jogar com dois alas para meter em sentido os fortíssimos laterais brasileiros. No meio-campo, não me parece que Gilberto Silva necessite de muitas unidades para que o jogo fique mais equilibrado. E, a juntar a tudo isso, faltará Kaká.

Sem comentários: