domingo, janeiro 08, 2012

ESPERAVA MAIS



Esperava mais do Sporting, muito honestamente. A jogar em casa, com estádio cheio, face à desvantagem pontual para o adversário e perante uma equipa que ainda não tinha entrado em cena este ano (menos ritmo de jogo, presumivelmente), diria que o Sporting tinha de fazer um pouco mais. Até podia não vencer o jogo mas, no meu entender, deveria ter forçado mais e arriscar no ataque já que, bem vistas as coisas, o empate ou a derrota seriam resultados que deixavam o clube leonino com poucas hipóteses de conquistar o título. Basta fazer um exercício para facilmente chegarmos a essa conclusão: o Porto perdeu 8 pontos na primeira volta e o Benfica poderá perder apenas 6. Só uma segunda volta demolidora do Sporting e uma quebra dos outros dois candidatos (andar atrás de dois adversários ainda mais difícil se torna a situação) é que poderia mudar o rumo e pintar o cenário de verde. Muito difícil, portanto.

Esperava, como disse, mais do Sporting mas também esperava mais do jogo. Acho que foi pobre o espectáculo. Não vai deixar saudades. Poucas ocasiões de golo, superioridade das defesas em relação aos ataques e pouco risco por parte dos treinadores nas substituições. Ainda assim, sabe melhor este resultado ao Porto que, mesmo podendo perder a liderança, mantém as suas aspirações em vencer o campeonato completamente intactas.

Relativamente aos melhores da partida, por parte do Sporting destaco Rui Patricio pela defesa que negou a Hulk e Onyewu pela serenidade que aparentou sempre que apanhou Hulk no um-para-um. Do meio-campo para a frente, creio que a desinspiração foi de tal ordem que é-me difícil destacar alguém. Já no lado do Porto, creio que é aí que podemos encontrar o mvp da partida. Candidatos são três: Helton que negou o golo a Polga e Wolfswinkel; Fernando, decisivo a defender e a recuperar bolas; e Hulk, para mim, a grande figura do jogo. Foi sempre dos seus pés que vieram os lances de perigo do Porto. Muito sozinho na frente, a verdade é que foi um problema para as quatro unidades defensivas do Sporting. Com um verdadeiro matador, estou convencido que o Porto não teria saído deste jogo em branco.

Veremos este domingo se o Benfica aproveita o empate dos rivais. Convém lembrar que o Leiria de Cajuda tem estado imparável em casa, tendo inclusivé vencido o Braga. Difícil mas favoritismo óbvio para os "encarnados".

Sem comentários: