terça-feira, janeiro 31, 2012

MERCADO: ÚLTIMAS


1. Yannick confirmado no Benfica. A seu favor tem o facto de ser rápido (passará a ser, seguramente, o ala mais rápido do Benfica) e polivalente - pode jogar nas alas ou na frente -, algo que é apreciado por Jesus. Também a seu favor tem a vantagem de conhecer o futebol português e a filosofia de jogo do Benfica e de Jesus. Além disso, vem a custo zero e as expectativas sobre si não serão, a meu ver, muito grandes.
Olhando para um lado mais sombrio, Yannick revelou-se no Sporting um jogador muito irregular e muito fraco sob ponto de vista psicológico. A isso também podemos juntar a longa paragem sem competir, pelo que poderá ter algumas dificuldades em tornar-se (já!) um elemento importante na equipa.
Aguardaremos então por aquilo que poderá render este internacional português que, muito embora não me aqueça nem arrefeça, tem mais pontos a seu favor para dar certo do que errado.

2. Parece-me evidente que o Benfica não irá contratar mais nenhum jogador. No mínimo, inaceitável. Se na ponta direita se lesiona Maxi, vai ser um grande problema. Miguel Vitor não é lateral e André Almeida não deveria ser jogador de futebol. Já na esquerda, Capdevila está 10 kg acima do seu peso ideal e não serve, enquanto que o aleijado do Emerson, passe o pleonasmo, é muito pouco para quem tem expectativas altas para o que falta de temporada. Recordo que, na época passada, por esta altura estavamos a ter um Benfica tremendo mas, passado um ou dois meses, o gás acabou para jogadores como Gaitán ou Sálvio que, basicamente, tinham de jogar todos os minutos de todos os jogos porque não tinham alternativas à altura. Lamentável e digno de uma equipa de distrital, digo eu.

3. Olho para o regresso de Lucho González com um misto de simpatia e de apreensão. Simpatia porque sempre o achei um jogador tremendo, inclusive no meu top10 de jogadores que vi jogar em Portugal na última década. Posso dizer-vos que via muitos jogos do Porto no passado por causa deste rapaz. Também vejo esta transferência com uma certa apreensão precisamente por ser um enorme jogador e por trazer muita qualidade ao meio-campo do Porto. Não há muitos clubes na Europa a poder gabar-se de ter um trio (Fernando-Lucho-Moutinho) da qualidade deste do FC Porto. E atenção a Defour, outro grandíssimo jogador que ainda está a conhecer os cantos à casa.

4. Sobre Janko, é um jogador semelhante ao Karadas do Benfica mas com maior poder de fogo. Não faço ideia se irá fazer a diferença mas com jogadores da qualidade de James e Álvaro Pereira, especialistas a meter redondinha a bola no centro da área, talvez venha a fazer alguns golos. Pior que o Kleber desta temporada não fará, certamente.

5. Muntari emprestado ao Milan. Só mesmo em Itália é que se pode fazer isto. Já agora, se o Allegri quiser emprestar o Nesta ou o Thiago Silva ao Inter, assino por baixo.

6. Thiago Motta no PSG por 10 milhões. Haja dinheiro para aqueles lados! E atenção que o PSG, pé ante pé, começa a formar uma grande equipa. Lugano, Maxwell, Sissoko, Nené, Motta, Pastore, Menez, Gameiro, entre muitos outros, não é para todos...

Sem comentários: