segunda-feira, janeiro 30, 2012

PREOCUPADO


Nem tudo é positivo quando penso no actual momento do Benfica. Os resultados são excelentes, a atitude competitiva da equipa é muito boa, o treinador está, como desde que chegou, a mostrar competência e aptidão para o cargo que ocupa mas há certas e determinadas lacunas no plantel que não podem ser esquecidas. Vamos por partes:

1. Questão lateral. Já não é de hoje. Maxi é um jogador que cumpre e que chega perfeitamente para consumo interno mas necessita de um concorrente à altura para o lugar. Com a saída de Rúben Amorim, é exasperante saber que André Almeida funcionará como segunda opção para esse lugar. Urge contratar um defesa direito, de preferência melhor que Maxi, ainda que saiba de antemão que o dinheiro não abunda e que nesta altura é mais difícil trazer grandes jogadores. Talvez no Brasil se encontre alguma coisa de jeito.
Já no lado esquerdo da defesa, Capdevila não conta e Emerson também não devia contar. Mais do que na direita até, é urgente contratar um defesa esquerdo. Se para a direita não há laterais de qualidade em Portugal, para a esquerda já encontro dois ou três que, sendo baratos, conseguiriam desenrascar até final da temporada: Bruno Teles ou Luisinho não fariam, seguramente, pior que o actual dono do lugar. Ainda assim, estando a falar do Sport Lisboa e Benfica, o estrangeiro deveria ser a prioridade e com um jogador com outras credenciais.

2. Ala direita. Para mim é muito simples: o Benfica não tem ala direito. Gaitán rende claramente mais à esquerda, Nolito então só sabe jogar nesse mesmo lado; Bruno César nem num lado nem no outro; Rodrigo, tal como Witsel, disfarça na direita mas é na zona central que explode; e Enzo Perez, aquele que melhor podia fazer a posição, ainda não apareceu. Nesse sentido, compreendo e até aceito o interesse do Benfica num extremo e nomeadamente em Yannick Djaló. Pessoalmente não nutro por ele grande admiração mas é, ainda assim, um internacional português. Não havendo Sálvio que, para mim, encaixaria que nem uma luva nesta equipa, venha então o Djaló que, pelo custo, não acarreta grande risco. E Jesus, como é sabido, é especialista em transformar jogadores medianos em futebolistas de inegável qualidade.


Pelo exposto, facilmente se chega à conclusão que este Benfica é forte mas, com jogadores-chave para posições desde já identificadas, poderia ainda ser mais forte. Um lateral esquerdo que consiga dominar a bola com os pés (e não com a canela) sem que ela lhe escape e que consiga passar do meio-campo e centrar três ou quatro vezes por jogo, seria visto por mim como uma grande contratação. Depois, um lateral direito e um qualquer Yannick seriam prendas boas caso aportassem qualquer coisa de diferente àquele flanco. Ainda assim, a grande prioridade passa por tentar nesta segunda volta iniciar todos os jogos com 11 jogadores. E para isso, há que remover o cancro que está, subtilmente, instalado no onze inicial.

2 comentários:

F.Gomes disse...

1- As laterais precisam e bem de ser reforçadas. Como dizes Maxi chega o consumo interno ja Emerson nem perto disso. Para a direita prefiro ver M Vitor do que o Andre Almeida, nao se envolve no ataque mas cumpre defensivamente ao contrario do AA que nem ataca nem defende minimamente bem.
Emerson é autentico case-study, como é que so temos uma derrota em 27 jogos com este elemento em campo. Dificilmente encontramos um bom lateral nesta janela de transferencias, como dizes temos de desenrascar ate ao final de epoca(Junior Caiçara nos jogos que fez com o Porto e Benfica paraceu-me razoavel, Berardi do Brescia e Celustka do Trabzonpor jovens com pontencial).

2-Nao percebo a vinda do Yannick.
Se o Enzo Perez fica ate ao final desta epoca é porque é opçao logo ha necessidade de ter o Yannick.

Unknown disse...

Sem dúvida, sempre prefiro o Miguel Vitor do que esse tal de André Almeida que ainda estou para perceber como é que foi contratado. Tenho a ideia que a posição de origem dele é a de médio defensivo (Edu, corrige-me se estiver enganado!) mas mesmo aí não lhe reconheço qualidade.

Penso que Enzo Perez já não tem espaço no Benfica. Esteve muito tempo parado e a cabeça também não parece ser o seu forte. Apesar de nada ter mostrado, era por mim visto como a grande aposta do Benfica para médio ala direito no início da temporada. Como não rendeu, via a necessidade de se contratar alguém para aquela posição. Vou esperar para ver se o Yannick tem algo para oferecer ou não. Se nada mostrar, o dano também não foi muito e, creio, terá mercado para num futuro próximo mudar de ares e ainda dar algum dinheiro ao Benfica.

Quanto aos nomes para as laterais, o Berardi do Brescia não conheço e do Celustka pouco ou nada sei. Quanto ao Caiçara, gostei do que vi nestes dois últimos jogos mas sinceramente não sei se tem valor para jogar num grande. Ainda assim, tal como o Bruno Teles, pior não faria certamente.

Cumprimentos