quinta-feira, janeiro 12, 2012

ZERO

Não vi com toda a atenção do mundo o jogo de ontem entre o Sporting e o Nacional mas não pude deixar de reparar em mais um "ouro" do Polga que viria a dar o segundo golo dos insulares. Aquilo que de positivo posso dizer a respeito deste central brasileiro é que tem feito uma das melhores épocas ao serviço do Sporting. Vamos ao negativo:

- Regra geral, olho sempre com um olhar de desconfiança para o central brasileiro. Não há muitos centrais dessa nacionalidade que me cativem. Gosto de Luisão, David Luiz, Thiago Silva e possivelmente mais meia dúzia deles mas é como digo, não há muitos centrais brasileiros que me encham as medidas (Lúcio, por exemplo, é o típico central brasileiro que não me seduz minimamente. Parece estar em todas mas, de repente, para-lhe o cérebro num qualquer lance e oferece um golo ao adversário). Mas, voltando a Polga, quando puxo pela memória e recordo os 9 anos que o dito leva de Sporting, facilmente me vem à cabeça que este central, campeão do mundo, leva 0 golos no que ao campeonato diz respeito. Naturalmente que não é essa a principal função dele mas numa equipa grande, os centrais têm de saber, minimamente, fazer uso do seu jogo aéreo. E se Polga não é especialista a cabecear nas áreas adversárias, facilmente se deduz que na sua área defensiva também não deverá ser "grande espingarda" nessa matéria. Por conseguinte, as estatísticas nestes últimos anos não jogam a seu favor. Além do mais, apesar de ser um jogador super correcto, sempre o achei demasiado macio e muito "queque" para um central. Basta ver que o seu companheiro no eixo da defesa, bem mais tosco e lento que ele, já fez golos e já mostrou mais serviço que a soma de todas as temporadas que Polga leva ao serviço do clube leonino.

Veremos o que poderá Xandão trazer a esta equipa. Se o central brasileiro já me deixa desconfiança (só de pensar que Elias não ficou no Atlético por causa de Miranda - que agora parece estar de regresso ao Brasil - deixa-me arrepiado), mais surpreso fico quando um clube português vai buscar um defesa que era muito criticado pelos adeptos do São Paulo e que havia perdido a titularidade nestes últimos tempos. Como não o conheço, nada irei dizer a respeito do próprio e darei o benefício da dúvida a Carlos Freitas, um personagem que, muito honestamente, me tem deixado muito boa impressão.

PS: Como já disse aqui várias vezes, não sou de todo fã de Domingos. Quanto a mim, são erros atrás de erros não só na elaboração do onze como principalmente na forma pouco ambiciosa com que mexe na equipa. Mas não me vou alongar muito sobre este tema porque, provavelmente, iria ter os meus amigos sportinguistas "à-perna".

Sem comentários: