segunda-feira, março 28, 2011

ACTUALIDADE BENFICA


A derrota dos juniores do Benfica frente ao Sporting neste fim-de-semana (3-0) levou-me, de certa forma, a avançar para este post. Que fique claro que gosto muito de falar e escrever sobre futebol e gosto de arriscar em cenários futuros, nomeadamente qualidade ou falta dela em certos jogadores, sucesso ou insucesso desportivo em certas equipas. Este tipo de análise, claramente subjectivo, não mais é que uma opinião pessoal. Respeito outras opiniões, outros pontos de vista mas a verdade é que gosto de antever cenários e de arriscar, sob pena de, no futuro, ter de reconhecer que estava errado. Adiante.

Não vi este derby em juniores mas tenho visto alguns jogos desta equipa, assim como também o fazia há dois anos, tendo inclusivamente ido assistir a um jogo ao estádio da luz, frente ao FC Porto, com o Eduardo Marques.
Parece-me claro que esta equipa do Benfica é bem mais fraca do que, por exemplo, a da temporada anterior. Os resultados, curiosamente, ajudam-me a chegar a esta conclusão mas não é só isso. Há dois anos atrás, sentia que haviam 5 jogadores com possibilidades de virem a ser úteis nos séniores do Benfica. Na minha opinião, Roderick (central), Mário Rui (lateral esquerdo), André Soares (extremo-esquerdo), David Simão (médio ofensivo) e Nélson Oliveira (avançado) eram atletas que me parecia terem potencial acima da média. Passados dois anos, Roderick está no plantel principal, David Simão e Nélson estão a evoluir no Paços e é possível que tenham uma oportunidade com Jesus na próxima pré-temporada, ao passo que Mário Rui e André Soares, aparentemente, perderam-se um pouco.

Ora, olhando para a equipa actual, vejo apenas três jogadores em que tenho algum interesse em saber como vão fazer a transição para o futebol profissional: Bruno Gaspar (lateral direito), Diego Lopes (médio ofensivo) e o guarda-redes Ederson. Tudo o resto, estou em crer, não terá o que é preciso para singrar ao mais alto nível no nosso futebol - atenção que quando digo isto, não quer dizer que não possam vir a fazer carreira na primeira divisão -. Fala-se muito em nomes como Rúben Pinto ou Alípio mas, francamente, não acredito nestes dois miudos, mesmo sabendo que o primeiro já jogou pelos séniores e o outro veio do Real Madrid.

Preocupa-me bastante esta falta de qualidade ao nível da formação - que se estende também aos outros grandes do nosso futebol -. Custa a entender como é que hoje há mais dificuldades em formar tendo melhores condições de trabalho. Isso são outras questões que, francamente, não me interessa agora abordar.

BENFICA DA PRÓXIMA ÉPOCA

Já aqui tinha deixado há uns tempos um esboço daquilo que, para mim, deveria ser o plantel do Benfica na próxima época. Deixo agora novas ideias:

O plantel deve reunir dois jogadores para cada posição, sendo que terá de ter, como é lógico, três guarda-redes.

Começando na baliza e atendendo à conjectura financeira que se vive, não faria quaisquer alterações. Já o disse que Roberto tem algumas limitações nos cruzamentos e está longe de ser o guarda-redes ideal mas também tem algumas virtudes. Merece o benefício da dúvida. Júlio César e Moreira também são para manter.

Na lateral direita, ao que parece o Benfica já assegurou Wass, lateral dinamarquês do Brondby. Confesso que nunca o vi jogar. Parece-me óbvio é que com Wass ou outro, Maxi precisa de alguém competente para disputar com ele o lugar.

Na esquerda, com a saída praticamente certa de Coentrão, creio que Taiwo seria o jogador ideal para o substituir. Carole ainda é um míudo e não estou certo ser capaz de ser ainda credível para ser titular no Benfica. Frisar também que Peixoto tem de sair.

Na zona central, quatro homens. Luisão é essencial e Sidnei também me parece óbvio. Os outros dois deixo ao critério de Jesus. Talvez Jardel e Miguel Vitor. Seria, portanto, melhor para Roderick se rodasse num clube de primeira liga.

Como médio-defensivo, creio também que o Benfica não precisa de se reforçar. Há Javi Garcia e também confio em Airton. Virá Matic, jogador que também não conheço mas que, a ser bom, deverá fazer com que o Airton saia para ter mais minutos. Penso que dois trincos no plantel chegam perfeitamente (parece-me desnecessário ainda adquirir Nuno Coelho à Académica, como se fala também).

Como médios ofensivos, se Aimar ficar, também acho que não é necessário mais reforços para essa posição. Há Pablo, Martins e eventualmente Rúben Amorim, David Simão e Gaitán. Só entendo a compra de mais um jogador para esse lugar se se confirmar a saída do argentino ou se efectivamente for um negócio de grande oportunidade.

Na direita, contínuo a achar que o Benfica tem de adquirir Sálvio. Se assim o fizer, creio que não haverá necessidade de adquirir mais ninguém para essa posição até porque Amorim, Gaitán ou Jara poderão, facilmente, substituir o argentino. Agora, caso Sálvio não fique, talvez haja a necessidade de tentar um pacote de dois para ver se um deles pega de estaca.

Na esquerda, Gaitán é um dado adquirido e, para mim, a alternativa seria Urreta, jogador que muito aprecio. Com o regresso do uruguaio, o Benfica ganharia ainda uma alternativa para o lado direito.

Na frente de ataque, quatro ou cinco avançados. Preferencialmente, gostaria de ver dois avançados mais móveis (Jara e Saviola), dois mais fixos (Cardozo e Kardec) e um muito rápido para jogar em contra-ataque contra as grandes equipas na champions. Recordo-me que foi com Simão, Geovanni ou Miccoli que o Benfica conseguiu bater o pé a grandes equipas na Europa e... em ataques rápidos. Este é um dos aspectos que, quanto a mim, falta a este Benfica de Jesus e que, por exemplo, vemos no Porto de Villas Boas com Hulk, por exemplo, a fazer essa diferença.

Feito o raio X à matéria prima que o Benfica tem, mesmo que se venha a confirmar as saídas de Coentrão e Aimar, penso não ser necessário fazer grandes compras. Aconteceria qualquer coisa como isto:

PLANTEL 2011-1012

25 JOGADORES:

Roberto
Moreira
Júlio César
Maxi
Wass (ou outro)
Carole
Taiwo (ou outro)
Luisão
Sidnei
Jardel
Miguel Vitor
Javi Garcia
Matic
Sálvio (ou outro)
+ 1 ala direito
Rúben Amorim
Martins
Aimar (ou outro)
Gaitán
Urreta
Saviola
Jara
Cardozo
Kardec
+ 1 avançado

Ou seja, mesmo que se confirmem as saídas de Coentrão e Aimar, a não sair mais ninguém da lista acima avançada, o Benfica praticamente só precisaria de garantir um lateral esquerdo, dois alas direitos e eventualmente um avançado com as características que descrevi.

SAÍDAS OBRIGATÓRIAS:

Luís Filipe
César Peixoto
Shaffer
Freddy Adu
Yebda
Éder Luis
Fellipe Bastos
Romeu Ribeiro
Nuno Gomes (por outros motivos, logicamente)
Weldon
Balboa

BENEFÍCIO DA DÚVIDA:

- Todos os jogadores que transitam de juniores para séniores (não tenho presente quem sobe a sénior);

- Alguns dos míudos que se tornaram séniores no ínicio desta temporada e que ainda estão vinculados ao Benfica (Lassana Camará, André Soares, Oblak, Nélson Oliveira, David Simão, Yartey, Miguel Rosa, entre outros;

- Rodrigo

PARA EMPRESTAR:

Roderick
Felipe Menezes, Airton (a confirmar-se a mais valia Matic) e Fernandez
Eventualmente Rodrigo e Nélson Oliveira


Pelo exposto, parece-me evidente que, mais do que o cheque, é preciso a vassora.

PS: Amanhã post idêntico mas sobre a realidade do Sporting.

7 comentários:

Pedro Gama disse...

O benfica 2011/2012(Jogadores com pré acordo com slb)
Rodrigo Mora avançado do Defensor Sporting.
e
Nolito extremo esquerdo do Barça B, que já tem um pre acordo com o Benfica, e que rejeitou renovar com o Barça.

São mais dois jogadores para encaixar no nosso plantel.

Quanto ao resto parece-me bem.

Aimar ou C.Martins podem estar de saída?
E Cardozo é outra forte possibilidade de saída?

Unknown disse...

Pedro, por acaso esqueci-me de referir esses dois jogadores, muito embora ainda não hajam certezas sobre o futuro de ambos.
Para ser sincero, do Mora nada conheço e do Nolito tenho muitos poucos dados para ter uma avaliação pormenorizada sobre ele. Caso venham, é uma questão de ver a pré-época e confirmar se têm ou não valor para encaixar no plantel.

Quanto às noticias das possíveis saídas, agora, tal como em Janeiro, fala-se de muitos nomes e de muitas transferências. O Martins não acredito que saia. O Aimar é possível e, tal como referi, caso aconteça, Jesus terá de encontrar alguém no mercado para fazer esse lugar (será o Bruno César?).
Se o Cardozo sair, será mais uma contrariedade como é lógico. Mas a sair, o Benfica certamente será bem compensado e com esse dinheiro poderá encontrar alguém com um faro pelo golo idêntico.

Abraço

Bruno Simões disse...

Rocha, acho que o Nolito foi contratado pq o Jesus nao gosta do Urreta.
Acho também que deviamos contratar um central pq o Sidnei e o Jardel nao dão garantias.

Abraço amigo

Unknown disse...

Grande amigo, não sabia que também paravas por aqui. Aparece mais vezes...

Pois, também acho que o Jesus não vai muito com o Urreta. Para mim, é uma pena porque gosto muito do miudo. E joga nos dois lados, o que é excelente.
Não creio que seja necessário contratar mais nenhum central. Confio no Sidnei e o Jardel, Roderick e Miguel Vitor chegam para entrar na equipa caso aconteça alguma coisa aos titulares. Acho que é preferível investir noutras posições, no meu ponto de vista.

Um abraço amigo!

Pedro Gama disse...

Defour
promessa belga é alvo dos encarnados para 2011/12

Seria excelente ter este jogador!

Unknown disse...

Caro Pedro, o Defour faz parte daquela prometedora equipa belga de sub-21 com Fellaini, Vertonghen, Witsel, Mirallas, Pocognoli, entre outros. Esse miudo é uma espécie de Moutinho belga.

Mas agora já sabemos como é... vão-se falar em muitos nomes e muitas entradas e saídas. Vamos aguardar para ver...

Abraço

F.Gomes disse...

Acho que do plantel junior tambem temos o Luis Martins. Lateral esquerdo parecido com Coentrao ( sobe bem pela ala e forte nos cruzamentos ).
Como ja temos o Carole o indicado e que fique um ano a rodar num clube da primeira liga, ja que a honra nao é liga indicada para seniores de 1º ano.