terça-feira, março 22, 2011

APONTAMENTOS




Algumas notas sobre alguns assuntos da actualidade desportiva.

Nuno Gomes

Em primeiro lugar, sobre o rapaz que está na imagem. Nuno Gomes fez ontem mais dois golos e leva já tantos como Hélder Postiga no que vai de temporada, isto em termos de campeonato. Não se trata de uma provocação, simplesmente quero constatar aquilo que há muito venho pensando sobre o agora titular da selecção: é um jogador esforçado, com bom carácter, com alguma qualidade técnica mas que não pode ser a referência de um ataque que quer lutar por títulos. Acredito que Postiga possa vir a ser útil na próxima época mas só se o treinador estiver a pensar numa táctica que contemple dois avançados.
Voltando a Nuno Gomes, devo confessar que fui daqueles que no verão de 2002 andei dia e noite no site da Fiorentina a ver se eles (Fiore) davam como concluído o negócio com o Benfica, já que o considerava um jogador de grande qualidade - isto apesar de nunca o ter visto como um "9" mas sim como um falso avançado -.
Ora, não querendo ser ingrato para com este grande profissional, acho efectivamente que o seu (melhor) tempo já passou e, como tal, creio que seria bom para ele procurar um outro sítio para continuar a jogar. Já o disse aqui que não compreendo a forma como Jorge Jesus tratou o "21". Acho que, pelo seu passado e até pelo seu presente, merecia mais respeito por parte do treinador do Benfica. Concordo com Jesus quando coloca Jara e Kardec à frente do internacional português mas acho que houve muitas e boas oportunidades para o lançar - taça da liga, jogos em que Kardec não foi convocado, etc... -. Assim não aconteceu e creio que, no final da temporada, Nuno Gomes irá mesmo deixar o Benfica. Em termos de balneário é mau para o clube, em termos financeiros é óptimo já que não se justifica ter um jogador que praticamente não joga como um dos mais bem pagos do plantel.

As eleições no Sporting

Tenho seguido com particular atenção os debates televisivos e as afirmações/promessas que os candidatos vão fazendo de modo a coleccionar preciosos votos. Devo dizer-vos que não percebo nada de fundos e de números pelo que me é difícil avaliar projectos. Ainda assim, em termos de imagem e postura, me parece que Bruno de Carvalho é aquele que se sente com mais vontade e empenho para dar um novo rumo a este Sporting.
Quem eu acho realmente um "senhor" é Sérgio Abrantes Mendes que tem uma forma de estar que particularmente aprecio, sabe respeitar os outros e nota-se que vive muito o Sporting. Parece-me, no entanto, que lhe falta o essencial: o projecto e um treinador, algo que é decisivo numa campanha eleitoral desta dimensão.
Quanto a Dias Ferreira, tem, quanto a mim, o melhor trunfo (treinador) e tem uma experiência por trás que lhe permitiria facilmente desempenhar um cargo desta natureza. Quanto a fundos, fala de possíveis investidores mas é pouco claro nesta matéria.
Já Pedro Baltazar, apesar de ter um discurso muito confuso, parece-me que tem algum poder financeiro (e conhecimentos) para inverter um pouco a crise financeira que se vive no clube leonino. Ainda assim, o dinheiro não é tudo e, por conseguinte, fica a ideia que falta qualquer coisa a este senhor.
Quanto a Godinho Lopes, nota-se que é uma pessoa educada e parece ter algumas pessoas na sua lista com experiência e conhecimentos. Creio, no entanto, que não tem perfil para assumir um cargo de tamanha importância.
Pelo exposto, apesar de uma certa arrogância, acho que Bruno de Carvalho pode ser uma boa solução. Ainda assim, há uma coisa que me parece óbvia: com este ou aquele presidente, vai ser muito difícil para o Sporting voltar a ser campeão já no próximo ano. O Porto está fortíssimo e vai seguramente manter o mesmo treinador e o Benfica irá para o seu terceiro ano com o mesmo projecto, o mesmo treinador e já uma equipa feita.

Para terminar, gostaria apenas de dizer uma coisa: suspeito que para o ano o futebol português fique mais pobre. Estou em crer que o, para mim, melhor jogador a actuar em Portugal vá voltar para o seu país. É um craque, um jogador com uma inteligência acima da média e um prazer para quem está sentado no sofá ou no estádio a ver o seu clube: Pablo Aimar.

3 comentários:

G.Seco disse...

Pablo aimar??? tas maluco...

para mim.... CLARAMENTE:


BRUNO ROCHA.... este sim...

um SR jogador, técnica impressionante, grande poder de remate e mais que tudo uma grande capacidade física.... mas só no grande circulo e já é muito

:P

Unknown disse...

Lol Lol

No nosso tempo ainda tinha a capacidade para fazer piscinas no meio-campo. O problema foi quando cheguei aos séniores. Qual Rochemback, o rabo começou a ficar pesado.

Mas cuidado, aindou não estou completamente perdido para a modalidade. Só preciso de emagrecer 13 kg e fazer uma pré-época num clube. Pode ser que nas férias grandes, quando me convidares para umas peladinhas, fiques surpreendido. Nunca se amigo... nunca se sabe.

Grande abraço!

G.Seco disse...

Ta bem...vou ficar à espera desse momento...mas isso parece promessa à politico:P

Abraço