sábado, março 26, 2011

BARRETE À VISTA


Meus caros, feliz ou infelizmente, raramente me engano sobre jogadores brasileiros que vejo jogar no Brasil e que depois são transferidos para a Europa, neste caso em particular, para Portugal. Só para dar um exemplo, foi aqui escrito e feito por mim no dia 4 de Julho de 2007 uma análise ao jogador Leandro Lima, jogador que estava comprometido com o FC Porto. Recordo que, o mesmo, era referido pela imprensa desportiva portuguesa como um dos melhores jogadores dessa selecção brasileira de sub-20 e uma das grandes promessas do futebol mundial. Pois, efectivamente, dois jogos que vi dele nesse Mundial - e atenção que num desses jogos marcou um golo de pontapé de bicicleta - chegaram para perceber que era o típico jogador que dificilmente singraria na Europa. Não quero com isto mostrar que eu é que percebo disto e que os outros não percebem nada de bola mas a verdade é que há jogadores que se percebe que têm qualidade mas que dificilmente se adaptarão ao futebol europeu e há outros até que têm alguns argumentos técnicos que evidenciam no futebol brasileiro mas em tudo o resto são um desastre. Não me enganei sobre Leandro Lima, como devem calcular.

Na altura que estava em Portugal, via muito futebol brasileiro. Agora, não vejo tanto mas ainda assim gosto de ver alguns jogos até porque os mesmos costumam dar naquela hora morta antes de se ir dormir. Tenho visto muitos jogos do Corinthians e estou à vontade para falar de Bruno César, jogador que, ao que parece, é seguido pelo Benfica mas que também já foi sondado pelo Porto e pelo Sporting.



Sobre Bruno César, posso estar enganado mas acho que é o típico jogador de e para o futebol brasileiro. É lento, tem bom toque de bola, bate relativamente bem livres mas tem um futebol muito inconsequente. É esquerdino, médio ofensivo e procura pautar o jogo da equipa. A defender, como devem calcular, tem muitas limitações.

Para além de não me seduzir como jogador, é importante referir que tem tido alguns problemas com o treinador, ao ponto de ter sido suplente nestes últimos jogos.

Como disse, espero estar equivocado mas não me parece ser jogador para qualquer dos três grandes do nosso futebol. Já que estamos a falar de médios ofensivos e do futebol brasileiro, Paulo Henrique Ganso, jogador do Santos, seria a minha escolha, ainda que tenha consciência do elevado preço pedido pelo "peixe".

Uma coisa também me parece óbvia: o facto do Benfica estar, ao que parece, à procura de um médio organizador significa, quase seguramente, o abandono de Pablo Aimar no final da temporada. Tal como havia referido, perde o Benfica e perde o futebol português.

PS: Estive a ler algumas das coisas que escrevi sobre esse Mundial de sub-20 em 2007 (foi onde vi pela 1ª vez jogadores como Di Maria, Zarate, Alexis Sanchez ou Capel que confirmaram tudo aquilo que de bom escrevi sobre eles na altura) e não me lembrava de uma observação que havia feito a Javi Garcia, médio do Benfica. Na altura apelidei-o de patrão do meio-campo espanhol. Não podia estar mais de acordo com essa designação. Das melhores contratações do Benfica nos últimos anos, sem dúvida alguma.

5 comentários:

Anónimo disse...

Bruno César é um excelente jogador e quem diz o contrario é porque ve pouco futebol brasileiro.
Jogador importante na epoca passada contribuindo com 15 golos e 13 assistências.

Excelente visão de jogo, mto bom tecnicamente e nas bolas paradas, forte no um pra um.
Como é obvio um jogador q jogue na america do sul tem dificuldades em defender caso seja um jogador ofensivo.

Lento? Ele não joga parado.
O futebol brasileiro é que é lento!

Unknown disse...

Caro, respeito a sua opinião e espero efectivamente que seja eu o enganado neste particular.
Quanto aos números que me apresentou, vale o que vale. Quantos jogadores conhecemos nós que são excelentes no Brasil e que na Europa é o que sabemos... Keirisson, recorda-se?

O jogador brasileiro, salvo raras excepções, é como os melões.

Pedro Gama disse...

Mais um nome lançado pela imprensa de seu Arda turan jogador do galatasaray, Medio ofensivo direito e centro(nº10), um jogador ao estilo de ruben amorim mas mais ofensivo e com os olhos na baliza, com uma enorme visão de jogo e muito tecnicista e muito bom nas bolas paradas, ajudando tbm e muito a defender.
Bruno qual a tua opinião acerca deste jogador?
Caso ele possa vir po Benfica

Unknown disse...

Pedro, sem dúvida um jogador de qualidade e com provas dadas no futebol europeu. Já deu inclusivamente nas vistas em provas internacionais ao serviço da turquia.
É aquele típico médio que eu aprecio. Mexido, grande qualidade técnica e boa visão de jogo. Pode também jogar nas alas, embora não seja aí que mais renda. Na linha do Rakitic do Sevilha, por exemplo.
Parece-me evidente é que dificilmente teremos Aimar na próxima época.

Cumprimentos

EDUARDO MARQUES disse...

Belíssimo jogador! Versátil, tecnicista, com excelente qualidade de último passe... Enfim! Daqueles jogadores que fariam com que a nossa Liga ficasse, sem dúvida, mais forte.