segunda-feira, março 07, 2011

ORGULHO




Quem me conhece e quem visita o blog com regularidade, sabe que o tema "arbitragens" raramente é assunto por estas bandas. Gosto sobretudo de falar sobre futebol e os aspectos mais bonitos do jogo. Naturalmente que a arbitragem faz parte desse mesmo jogo mas eu prefiro vê-la como algo muito secundário.

Sinceramente, acho que foi muito má a prestação de Carlos Xistra em Braga, prejudicando, claramente, o futebol. Além disso, essa mesma arbitragem foi coadjuvada por uma lamentável bancada bracarense que não respeitou os profissionais do Benfica. Como tal, não me surpreendeu a, se me permitem, ridícula expulsão de Javi Garcia - claramente o momento do jogo -, assim como também não me surpreendeu que Kaká, já com amarelo, tivesse continuado em campo depois de ter pisado Cardozo à entrada da área (nem livre foi) e posteriormente cortado um lance de ataque com bola na mão (novamente impune).

A isto tudo, não podemos branquear mais um "frango" de Roberto, em mais uma saída em falso, no fundo, o seu grande calcanhar de aquiles. É verdade que o espanhol fez inúmeras defesas de qualidade (enorme defesa a remate de Lima na primeira parte) mas o que é certo é que também ficou ligado ao jogo pelos piores motivos. E isso, num guarda-redes, é grave.

Quero dizer que o título que dei a este post serve apenas para transmitir o orgulho que sinto em ser benfiquista e em ver estes jogadores darem tudo em prol do clube. Num ambiente difícil, com uma enorme sobrecarga nas pernas e tendo levado mais um "soco no estômago" por parte do rival no dia anterior, esta equipa apresentou-se em campo de uma forma extraordinária, lutando pelos pontos e contra as adversidades. Mesmo com "10" unidades, tentaram tudo. Jesus, inclusivé, fez tudo para a equipa vencer. Não conseguiu mas quer ele quer os seus pupilos, tenho a certeza, saíram de campo de consciência muito tranquila.


Numa perspectiva encarnada, o melhor que se pode retirar disto tudo é que com o dossier "campeonato" encerrado - para mim já o estava, como vinha escrevendo no blog há muito tempo -, Jorge Jesus vai, finalmente, concentrar-se em exclusivo nas competições onde o Benfica só depende de si mesmo para as conquistar. Aliás, creio mesmo que Jesus, após ter vislumbrado no sábado mais uma vitória do Porto, terá começado, ainda que de forma tímida, essa viragem de prioridades para as taças - não foi inocente a poupança de Gaitán e Sálvio -. Como tal, creio que a partir de agora o Benfica poderá ter mais condições (entenda-se físicas) para atacar as outras competições. Se acreditava pouco na conquista da Liga Europa, confesso que hoje já acredito mais qualquer coisa.

PS: Creio que Jesus, no meio disto tudo, terá garantido mais uma opção válida para o seu flanco esquerdo: Franco Jara.

6 comentários:

Anónimo disse...

ridicula???
atao aquela maneira de chutar a bola é normal?

até aquele braço a que vai contra o alan???

claro que o alan faz filme, mas é agressão.

Pouca ou muita força é agressão.

Neste lance n me parece que tenhas razão, nos outros sim.

Mas quem ganha 16 ou 18 jogos e perde um e vem dizer que é do arbitro, fica mal.

Em relação ao que os adeptos fizeram....como alguem disse... era o jogo da epoca... ate os adeptos (embora mal) deram tudo.

G. Seco

Unknown disse...

Seco, respeito a tua opinião mas eu fico com a minha: para mim não houve agressão. E se reparares na expressão facial do Javi, os olhos estão unica e exclusivamente postos na bola. Além disso, tu que, como eu, jogaste à bola, sabes que quando chutas uma bola em desequilibrio, os braços têm tendência a levantar. Mas é como te digo, não gosto nada, mesmo nada de falar sobre estes assuntos onde, de resto, saberás mais que eu.

Um abraço!

Anónimo disse...

ele qd chuta a mim parece me que tenta agredir...tanto que a julgar pela reação dele...n ha nada a dizer.

ele nem abre a boca... fica apenas a ver e calmo.

ja soube...agr sei tanto como tu:P

Unknown disse...

Para fechar este assunto, só queria acrescentar mais um pormenor: é engraçado que o Alan, aquando da possível agressão do Javi, primeiro agarra-se ao peito e mais tarde agarra-se à garganta. Se tiveres oportunidade, vê esse pormenor.

Anónimo disse...

É notória a intecionalidade de javi em agredir com o braço esquerdo, Alan! Alan fez a parte dele, e toda a gente sabe que infelizmente é assim que funciona.Pode ser discutida a intenssidade do lance, mas a agressão COM O BRAÇO ESQUERDO está lá.

Soares disse...

o comentário anterior é meu!