terça-feira, março 29, 2011

QUE SPORTING NA PRÓXIMA TEMPORADA?


Muito complicado analisar o que quer que seja sobre o Sporting nesta altura. Ainda assim, num mero exercício de diversão, aqui fica um pequeno esboço sobre o que vale o actual plantel e os locais onde são necessários retoques.

PLANTEL 2011-2012:

Continuariam:

Rui Patricio
Tiago
João Pereira
Daniel Carriço
Torsiglieri
Evaldo
Pedro Mendes
André Santos
Valdés
Matias
Postiga

Benefício da dúvida:

Alguns dos jogadores emprestados
Juniores que transitam para séniores
Zapater
Vukcevic
Salomão
Izmailov
Cédric

Saídas: (empréstimo ou venda)

Hildebrand
Nuno André Coelho
Polga
Grimi
Maniche
Yannick
Cristiano
Pongolle
Abel
Tales
Caneira


REFORÇOS:

- 1 GR a custo zero para ser alternativa a Rui Patricio (na linha de Bracalli ou Gottardi);

- 1 lateral direito para ombrear com João Pereira;

- Dois centrais de qualidade - pelo menos 1 deles para ser titular indiscutível - e, se possível, de estatura elevada (nada mau se entre Alex Silva, Rodriguez e Garay viessem dois deles);

- 1 lateral esquerdo, se possível melhor que Evaldo (não conheço Wendt mas fala-se que está praticamente certo...);

- Sabendo que o modelo preferido de Domingos é o 4x3x3, talvez fosse preciso mais um médio centro (um chamado box-to-box) e dois alas de reconhecido valor. Dos nomes pretendidos por esta lista, não vejo ninguém que encaixe neste perfil.

- Claramente dois avançados com faro pelo golo. Fala-se em Bobô, Hugo Almeida e Jô. Destes três, talvez Jô fosse a primeira opção. Ainda assim, depois de ter ouvido nomes como Alexis Sanchez, Bojan, Nistelrooy, Adriano ou Vagner Love, fica um certo amargo de boca com os alvos pretendidos pela actual direcção.

Pelo exposto, seriam à volta de 10 reforços para se juntarem aos outros 11 que indiquei como continuidades seguras. Para completar o plantel, havia que analisar os muitos jogadores que o Sporting tem emprestado e ver situações de atletas que ainda geram algumas dúvidas em termos de real valor.
Naturalmente que para termos este cenário bem mais entusiasmante, terá que haver dinheiro para investir e, por outro lado, jogadores de qualidade que estejam realmente interessados em vir para Portugal. Diria que há muito trabalho a fazer pela actual direcção.

Sem comentários: