quinta-feira, março 31, 2011

PAULO BENTO


Paulo Bento é mesmo um grande treinador e um grande homem. No fundo, passa a imagem daquilo que foi como jogador: determinado, trabalhador, sério, honesto, correcto, justo. Foi um dos meus grandes ídolos, primeiro naquela magnífica equipa do Vitória de Guimarães e, depois e principalmente, no Benfica e na selecção nacional.

Parece-me claro que hoje os sportinguistas deveriam dar valor àquilo que o actual seleccionador nacional fez pelo clube. Naturalmente que cometeu alguns erros mas isso faz parte do futebol. Recordo, para os mais distraídos, que Paulo Bento apenas tinha treinado os juniores do Sporting antes de ser lançado às feras. É verdade que teve tempo para poder trabalhar e evoluir mas também é justo dizer-se que os meios financeiros que dispôs, comparativamente a Benfica e Porto, deixaram muito a desejar. Por conseguinte, dou muito valor a este treinador e à forma como soube respeitar o clube. E atenção, nunca precisou de ser arrogante, provocador ou mau carácter para desenvolver o seu trabalho. Neste particular, dá "quinze-a-zero" a Villas Boas, Domingos e companhia.

Ainda sobre Bento, de registar o "rebuçado" que deu a André Santos ao chamá-lo pela primeira vez à selecção nacional. Este míudo mereceu inteiramente esta internacionalização. Ter feito a época que fez e ter demonstrado a personalidade que demonstrou no meio de uma época catastrófica do clube revela toda a categoria deste jovem. Este, contrariamente a Custódios, Adriens e afins, não engana. É cedo mas vejo André Santos como o futuro "6" da nossa selecção.

Sem comentários: