quinta-feira, abril 26, 2012

DIGNIDADE

Grande jogo no San Mamés. Duas equipas muito dignas e a darem tudo por tudo para carimbar o passaporte para Bucareste. Por este jogo a vitória do Bilbao não se discute mas, se olharmos àquilo que foi o conjunto das duas partidas, talvez um prolongamento não ficasse mal. Ainda assim, uma palavra para Sá Pinto e para os seus jogadores que conseguiram vender muito cara a eliminatória frente a uma fantástica equipa.

Ainda antes de ir ao Bilbao, não posso deixar de salientar duas ou três notas que me chamaram à atenção neste jogo:

1. No meu entender, Sá Pinto deveria ter colocado Carriço de início. Não percebo como é que num jogo desta intensidade, fora de casa e frente a uma equipa que carrega muito pela zona central (explorando também o jogo aéreo do seu ponta-de-lança), Sá Pinto tenha preferido Schaars em detrimento daquele que foi, para mim, um dos melhores jogadores da primeira mão. Corrigiu ao intervalo mas aí a equipa já não estava em vantagem na eliminatória.
Posteriormente, não concordei com a saída de André Martins. Estava enorme no meio-campo. Aliás, que Paulo Bento coloque rapidamente os olhos neste miudo porque o rapaz transpira qualidade. Sim, pelas suas características, via até com muito bons olhos a ida do miudo ao Euro, e até porque também pode jogar nas alas.

2. Izmailov fez muita falta. Jogar com o russo é o dia, jogar com Pereirinha é a noite. Um desastre a exibição do jovem português, sendo que, na minha opinião, deveria ter saído ao intervalo.

3. É verdade que já resultou algumas vezes mas para mim Capel só pode jogar como extremo esquerdo. Esteve bem no primeiro tempo, causou alguns embaraços a Iraola mas quando passou para a direita, desapareceu do jogo.


Vamos ao Bilbao. Um jogo tremendo de uma equipa que, efectivamente, dá prazer ver jogar. Um ritmo alucinante, pressão constante sobre a defesa leonina, exploração dos flancos, alternância de jogo apoiado ou jogo directo com Llorente a servir de referência... enfim, uma panóplia de soluções e uma demonstração de trabalho diário absolutamente incríveis. Há dedo de Marcelo Bielsa, não tenho a menor dúvida. Os sportinguistas que não me interpretem mal mas eu como não sou hipócrita (e todos aqui sabem por quem torcia neste jogo) tenho de dizer que aconteceu a final que desejava. Duas equipas de vocação ofensiva e que irão, espero, dar espectáculo. 

Relativamente ao jogo de Alvalade, tivemos Ibai Gomez como novidade na esquerda (belo jogo e grandes pormenores), passando Muniain para o meio para o lugar de De Marcos. Foi aqui uma das grandes diferenças em relação ao jogo da primeira mão já que, desta vez, tivemos Muniain no jogo. 
Depois, o regresso de Javi Martinez. Varreu tudo lá atrás e mostrou serenidade aquando da posse de bola, algo que lhe tem valido chamadas constantes à selecção espanhola. 
Finalmente, não posso deixar de destacar aquela ala direita (Iraola e Susaeta entendem-se de olhos fechados) que garantem muito do jogo ofensivo da equipa. Depois, lá na frente, há um tal de Llorente que, por esta altura, tem obrigatoriamente de estar à frente de Torres e Villa nas contas do Euro.

PS: Não vi a outra meia-final mas já vi o golo de um jogador tremendo e que pouco ouço falar quando a imprensa portuguesa se manifesta em relação ao Atlético: Adrian. Para mim, se fosse eu a decidir, era jogador para ir ao Europeu.


Sem comentários: