domingo, abril 01, 2012

UM NICO DE ESTRELA


O Braga fez um grande jogo e mostrou o porquê de estar na luta pelo título. Uma equipa organizada defensivamente e muito forte nas transições ofensivas com Mossoró a ser o principal elo de ligação entre o meio-campo e o ataque. Os pupilos de Jardim acabaram por sucumbir no período de descontos mas deixaram uma bela imagem e a sensação de que têm argumentos para, já na próxima jornada, pararem o FC Porto.

Na perspectiva encarnada, estes três pontos são absolutamente fundamentais. O empate arredava a equipa do título e a vitória poderá fazer com que a equipa chegue ao próximo jogo a depender exclusivamente de si para conquistar o título. O Braga - Porto jogar-se-á primeiro e, muito honestamente, tenho dúvidas que o Porto consiga a totalidade dos pontos.

Algumas notas importantes que gostaria de partilhar sobre o Benfica que vi neste jogo:

1. Notou-se pela positiva a ausência de Emerson. O futebol do Benfica torna-se mais rápido e o número de bolas perdidas desce drasticamente. Nota-se que Capdevila não tem o ritmo ideal mas com o acumular de jogos (se Jesus assim o quisesse) iria certamente melhorar.

2. A importância de passar a jogar no campo todo. Com Gaitán à esquerda é outra música. A equipa passa a criar perigo pelos dois flancos com Nico num flanco e Maxi no outro. Curiosamente foi do lado direito que saíu a grande jogada de Gaitán, mostrando mais uma vez toda a sua categoria. Dêem-lhe tempo, tenham paciência, deixem-no crescer e irão ver que está ali um jogador de enorme categoria. O melhor em campo.

3. Finalmente Jesus fez aquilo que defendo há muito. Cardozo é quase sempre parte da solução mas tem jogos em que se torna "um a menos". Como tal, defendo muitas vezes que deva ser substituído. Foi isso que Jesus fez neste jogo e a equipa ganhou muito com isso. Ainda para mais, quando se tem uma solução como Nélson Oliveira, não faz sentido insistir em Cardozo a tempo inteiro, rezando para que aproveite uma bola para fazer golo.

4. As declarações de Jesus no final do jogo deixaram-me preocupado. Pensar em Emerson como solução para o centro da defesa no próximo jogo é como dizer aos adeptos de que já desistiu da eliminatória. Que recue Javi e avance com Matic e deixe-se de invenções.

5. Saúda-se o regresso de Rodrigo ao onze. Nota-se que ainda está preso mas é um jogador que precisa de carinho e de confiança para voltar aos seus grandes momentos. Naturalmente que só jogando com maior regularidade é que poderá tornar-se novamente peça chave. Mesmo sem aquele poder de explosão, gostei do que vi.

6. A nota menos positiva deste Benfica diz respeito às transições defensivas. O Benfica mete muitos no ataque mas, por esta altura, tem algumas dificuldades em transitar para a defesa com rapidez. Witsel revela fadiga nestes últimos jogos e os alas nem sempre ajudam no meio. Além disso, Javi Garcia ao cobrir as subidas de Maxi deixa quase sempre aquela zona central despovoada. Percebo o porquê disso acontecer (são muitos jogos nas pernas e pouco tempo de recuperação) mas são coisas que, frente a boas equipas, não pode acontecer, sob pena da equipa ser altamente castigada.

Sem comentários: