quarta-feira, setembro 19, 2007

ARTIGO DE OPINIÃO




Não querendo meter "foice em ceara alheia" - os mais atentos sabem da minha paixão pelo Manchester United -, parece-me estranho o momento que o Chelsea atravessa. Podia utilizar a palavra anormal para caracterizar esta má fase do clube londrino mas não o faço e justifico porquê.

Em primeiro lugar, obviamente que não é muito habitual vermos Mourinho somar desaires atrás de desaires. Por muito mau que seja o plantel - obviamente não é o caso -, o "special one" já nos habituou a fazer autênticos milagres. Contudo, há aqui uma questão que me parece obvia. Para ser "curto e grosso": o Chelsea não tem futebol para ser campeão da Europa. Quem tem acompanhado esta equipa nestes últimos anos, quem vê o seu estilo de jogo pouco atractivo e dependente da inspiração de dois jogadores, sabe precisamente do que falo.
Drogba e Frank Lampard têm sido as bombas de salvação deste Chelsea. Não tenho presente dados estatísticos mas não estarei a fugir muito à verdade se disser que 80% dos golos dos "blues" na época passada foram marcados por estes dois homens; não estarei a mentir se disser que em mais de 50% dos jogos, o Chelsea ganhou pela margem mínima e com um golo salvador de um destes atletas; certamente não estarei errado se disser que a soma dos golos de Ballack, Kalou, Shevchenko, Wright-Phillips e Robben não iguala sequer os tentos obtidos por um dos dois visados.

Quase todos os visitantes do blog são unânimes em apontar José Mourinho como um dos três melhores treinadores do Mundo. Disso, não há a menor dúvida. Ora, precisamente por isso, pedia-se muito mais a este Chelsea. Naturalmente que não é por falta de matéria prima. Quem não gostaria de ter o, para mim, segundo melhor guarda-redes do Mundo? quem não ficaria felicíssimo com uma dupla de centrais composta por Ricardo Carvalho e John Terry? quem não faria tudo para ter um verdadeiro tractor da categoria de Essien? pois é, com tanta estrela, sinceramente, esperava-se mais.

Termino quase como comecei. Parece-me pouco provável que este Chelsea tenha capacidade para ombrear com equipas como Manchester United, Barcelona, Real Madrid e AC Milan que se apresentam ainda mais fortes para esta temporada. Ao invés, o Chelsea parece-me ainda mais fraco que a época anterior. Ganhou Beletti e Malouda mas perdeu Robben e, quase que me atreveria a dizer, Shevchenko e Ballack que parecem fartos das críticas e da "vida inglesa"; também Makelelé que já não é o mesmo. Além disso, Lampard e Drogba vão resolver seguramente menos do que nas temporadas anteriores. As outras equipas também vêem dvds, também observam o Chelsea jogar e, muito honestamente, esta Lampard-Drogba dependência começa a ficar gasta.
Cabe a Mourinho e companhia contrariar aquilo que penso há já dois anos!

Sem comentários: