quinta-feira, setembro 20, 2007

Champions: Manchester vence em Alvalade com sotaque português



Pelo segundo ano consecutivo, uma equipa portuguesa perdeu em casa pela margem mínima com o Manchester United e pela segunda vez ficou a sensação que o clube inglês pouco ou nada fez para sair de Portugal com a totalidade dos pontos na bagagem. Se no ano passado, frente ao Benfica, a inspiração de Saha valeu 3 pontos, desta feita foi o nosso Ronaldo a resolver. E, para ser sincero, só podia mesmo ter sido ele a oferecer a vitória aos "red devils". À imagem daquilo que vem fazendo no campeonato, a forma como o United se vem exibindo deixa muito a desejar. Fiquei com a nitida sensação que este Manchester estava ao alcance do Sporting. Pouco pressionante, muito lento nas transições ofensivas e sempre mais preocupado em defender a sua baliza do que propriamente atacar a baliza contrária. Foi, a meu ver, este o Manchester que tivemos. A esse cenário, há apenas um pormenor que é importante salientar no meio de tudo aquilo que acabei de referir: Cristiano Ronaldo. Por muito má que esteja uma equipa, por muito má que seja a forma de alguns jogadores mais influentes, há que ter sempre em conta que com Ronaldo em campo, o perigo pode chegar a qualquer momento. Para mal do Sporting, aos 62 minutos, o artista apareceu em cena e da maneira menos provável. De cabeça e em "peixinho", Ronaldo fez o único golo no jogo e decidiu a partida.

Obviamente que o resultado não traduz aquilo que se passou em campo. O Manchester não foi o "papão" que já mostrou ser em muitos jogos da Liga Inglesa no ano anterior. Aliás, não tenho dúvidas que a forma "à-Scolari" com que o Manchester actua nos jogos da Champions fora de portas tem um responsável: Alex Fergusson. É mais uma razão pela qual hoje é um dia frustrante para os "leões". Deve ser doloroso perder em casa contra uma equipa que ficaria deveras satisfeita por levar para Inglaterra um ponto.

Assim sendo, o Sporting, ao contrário da época anterior, não conseguiu entrar com o pé direito. No entanto, às vezes é melhor sair com o pé direito e entrar com o pé esquerdo do que o inverso. A ver vamos se o Sporting consegue corrigir este resultado negativo. Uma coisa é certa, não vai ser nada fácil. Começar com um desaire em casa não augura nada de bom. A isto tudo, a forma consistente com que a Roma se tem exibido...

Sem comentários: