domingo, setembro 23, 2007

Bwin: Porto ganha pontos em 3 campos




Cinco jornadas e 15 pontos. Assim vai o dragão na liga portuguesa. Em Paços de Ferreira, Lisandro Lopez marcou por duas vezes - e pela terceira jornada consecutiva para o campeonato - e carimbou nova vitória azul e branca, a terceira fora de portas.
Pelo que ouvi na rádio, o Porto não fez um jogo muito vistoso mas acabou por fazer pela vida. Vestiu o fato de macaco e, num campo difícil, conseguiu superar as dificuldades causadas por um Paços que, a seu favor, teve o mérito de ter discutido o jogo sem ter revelado um forte desgaste físico.


Em relação ao jogo de Alvalade, o Sporting não foi além de um empate a dois golos ante o surpreendente Setúbal. Mesmo que os "leões" viessem a conseguir a vitória nos minutos finais do jogo, algo que até podia ter acontecido não fosse a perdida de Purovic na "cara" do guarda-redes Eduardo, diria com toda a convicção que a equipa de Carvalhal estaria de parabéns pela forma atrevida e descomplexada com que jogou perante o conjunto leonino.
Por duas vezes a equipa sadina marcou e por duas vezes esteve em vantagem. Em Alvalade, nem todas as equipas se gabam de fazer isso. Há que dizer também que é lógico que o Sporting massacrante da segunda parte não merecia de todo perder este jogo. Agora, pela miserável primeira parte que realizou e pela incapacidade em contornar a bem organizada defesa vitoriana, me parece que seria algo inglório e até ingrato se Carvalhal e os seus rapazes não saíssem deste jogo com pontos na bagagem.
Gostaria ainda de salientar a titularidade de Gladstone, Farnerud e Vukcevic, jogadores que, curiosamente ou não, acabaram todos por serem substituidos por Paulo Bento.
Referência também para o péssimo relvado; o "frango" de Stojkovic no segundo golo sadino; as alterações efectuadas por Paulo Bento sempre com o pensamento na vitória e a forma como Carvalhal nunca abdicou de deixar unidades no ataque por forma a procurar obter golos.


Virando-me para o, à partida, jogo grande da jornada, Braga e Benfica empataram a zero numa péssima partida de futebol. Para quem não viu o jogo, garanto com certeza absoluta que o placar final traduz na plenitude aquilo que se passou no Municipal de Braga. Mau, muito mau aquilo que ambas as equipas fizeram. Sinceramente, as competições europeias não servem efectivamente de desculpa. Falta de ideias, ritmo lento de jogo do principio ao fim, substituições conservadoras, enfim, todo um conjunto de situações que me fizeram chegar à conclusão que ambos os treinadores estavam mais interessados em não perder do que propriamente em correr riscos para ganhar o jogo.
Falando do positivo do jogo, confesso que me é difícil encontrar aspectos dignos de registo. Mesmo assim, vou arriscar. Começando pelo melhor, claramente, Andrés Madrid. Foi a primeira vez que vi este argentino ao vivo e, se ainda tinha dúvidas quanto ao valor deste trinco, hoje ficaram totalmente desfeitas. Trata-se de um jogador fabuloso e com potencial mais que suficiente para representar um "grande" português. Tem um sentido posicional fantástico, raramente faz faltas e parece estar em todo o lado já que tem um pulmão impressionante. Seguramente, jogador para outros palcos.
E do Braga, muito honestamente, estamos conversados. Se o Benfica foi "zero" - já lá vamos -, a equipa de Jorge Costa, mesmo com menor responsabilidade, não pode merecer uma nota muito elevada no meu entender.
Por parte do Benfica, quero destacar o trinco Gilles que se estreou como titular e não comprometeu (bem pelo contrário) e também Quim que, mais uma vez, revelou-se muito atento e, factor ainda mais relevante, voltou a não encaixar golos. Uma nota positiva também para Rodriguez que revelou novamente pormenores de grande jogador.

Vamos ao negativo:

- Luis Filipe: uma verdadeira decepção. Não ataca, não acerta um passe e mostra uma total propensão para a asneira. Mais uma vez, o pior em campo.

- Maxi Pereira: Levou uma cabeçada logo nos minutos iniciais do jogo e o seu futebol ficou afectado até final. Acredito que jogar com Luis Filipe não é fácil mas isso não serve de desculpa. Fez o pior jogo com a camisola encarnada.

- Edcarlos: para ser sincero, até acho que fez um jogo razoável. Tirando um ou outro lance que revelou uma completa incompetência, no resto até acabou por cumprir. Juntei-o ao lote dos negativos porque já mostrou em outros jogos e em Braga a espaços que não tem classe nem qualidade para jogar no Benfica.

- Camacho: gosto muito dele mas ontem esteve francamente mal nas substituições. Se o Benfica estava a jogar pessimamente antes das alterações, com essas mesmas a equipa "morreu" completamente. Tirar Di Maria foi como acabar com o pouco ataque que havia. Rui Costa estava exausto e podia ter saído mais cedo; Maxi Pereira estava sem reacção e nem sequer deveria ter voltado do balneário aquando do intervalo; agora, tirar Di Maria foi como tirar irreverência e mobilidade ao ataque. Depois, meter Cardozo para o lugar de Nuno Gomes sabendo de antemão que não haviam flanqueadores, foi como que dar a Jorge Costa a oportunidade de jogar com 3 centrais.

Assim sendo, jornada negra para os "grandes" de Lisboa, isto em vésperas de se encontrarem na Luz. Sabendo que o Porto vai certamente vencer o Boavista no seu reduto, quem perder pontos (e podem ser os dois) fica já muito atrás na corrida. Vida difícil para Camacho e Paulo Bento.

6 comentários:

Anónimo disse...

bom dia a todos, permitem-me q diga q eu ja vi este filme do campeonato.. f.c.porto campeao

sergio gouveia

Anónimo disse...

Nao sei quem é o autor desta peça, mas nao consigo concordar com a opiniao de tao honrado escritor, no que diz respeito ao jogo do Sporting e pondo de parte o factor clube, nao devemos ter visto o mesmo jogo, como posso eu ler num blog que respeito, uma frase destas : " diria com toda a convicção que a equipa de Carvalhal estaria de parabéns pela forma atrevida e descomplexada com que jogou perante o conjunto leonino " mama miaaaaa, o que o Vitoria fez ontem em Alvalade foi uma vergonha, foi tudo menos Futebol, o Setubal defendeu durante 90 minutos bem atrás do seu meio campo, com dois autocarros escandalosamente colocados em frente a sua baliza, agora diga-me onde é que aqui se vê jogar de forma atrevida e descomplexada ??? eu preferia os termos antijogo pois o Setubal parou constantemente o jogo e vergonhasa pois uma equipa tentou e repito tentou jogar futebol a outra estragou o espetaculo,há não posso deixar de referir no entanto que o sporting perde pontos por culpa propria apesar de tudo o que aconteceu, o Sporting se quer lutar pelo titulo tem sempre que ganhar ao Setubal, Rui Patricio força vamos apostar no que é nacional, os meus respeitosos comprimentos aos responsaveis pelo Blog. Zé da Esquina

João Pedro Pereira disse...

Só gostava de esclarecer se o autor está a criticar o maxi pereira ou o Christian Rodriguez...Acabei por não perceber...

Anónimo disse...

Este zé da esquina não viu o jogo do sporting.

Unknown disse...

João Pedro, por lapso chamei Maxi Rodriguez em vez de Maxi Pereira. Obrigado pela atenção.
Zé da esquina, confesso que não gosto de fazer crónicas sem ver os jogos. Fui a Braga ver o Benfica e, como tal, não tenho uma opinião segura daquilo que se passou em Alvalade. Apenas vi os últimos 20 minutos de jogo.
Agora, pelo que ouvi na Antena1, o filme do jogo que me passaram foi mais ou menos aquele que o transmiti no blog. Tem todo o direito de discordar daquilo que escrevi. Agora, uma coisa é certa, uma equipa que marca dois golos em Alvalade e uma equipa que tentou sair várias vezes em contra-ataque com muitas unidades em busca do 3º golo (embora sem sucesso), não pode ser criticada. Minha opinião.

Unknown disse...

Já agora, só mais uma achega "Não posso nem devo dizer que o resultado foi injusto para nós". - Paulo Bento depois do jogo.