quarta-feira, setembro 12, 2007

Atenção à Sérvia!



Image Hosted by ImageShack.us

Portugal joga, esta noite frente à Sérvia, uma cartada decisiva para a qualificação. Uma não vitória dos lusos e um deslize da Polónia na Finlândia poderia deixar as contas nacionais tremendamente complicadas.
Desde logo - e para não se pensar que sempre que falo da selecção é para "deitar abaixo" - afirmo que acredito plenamente que Portugal vai ultrapassar a Sérvia e, mais jogo menos jogo, carimbar de vez o passaporte para o Europeu de 2008. Temos, de longe, a melhor equipa e o melhor conjunto de jogadores do grupo. Choca-me profundamente ver selecções como a Polónia e a Finlândia a discutir o apuramento com Portugal, selecções que, me perdoem a comparação, estão para o futebol como Portugal está para o Rugby.

Para o jogo desta noite, estarão, frente-a-frente, as duas selecções "desilusão" do grupo, pelo menos, assim o considero. Calculo que haja por aí pessoas satisfeitas com o desempenho global da selecção nacional; na minha maneira de ver, jogar para o empate contra equipas de terceiro mundo e até vitórias q.b frente a selecções deste nível deixa-me revoltado. Opiniões, portanto.

Serve o presente post para alertar as pessoas em relação a esta Sérvia. Na minha opinião, apesar de estar a realizar uma campanha horrível, a Sérvia tem uma equipa capaz de discutir o jogo com Portugal. Diria mesmo que, a seguir à equipa nacional, a Sérvia é a melhor equipa do grupo. Para mim, muito melhor que a Polónia a todos os níveis. Jogadores como Dejan Stankovic, Nikola Zigic, Nemanja Vidic, Lazovic ou Jankovic dispensam apresentações. Vai ser, seguramente, um teste duro para a nossa selecção, ainda por mais se tivermos em linha de conta o nosso actual estado. Tome-se, por exemplo, o caso das 3 principais figuras da nossa equipa: Cristiano Ronaldo, com pouco ritmo, está muitos furos abaixo daquilo que pode e sabe fazer; Deco está sem "pernas" e não dá andamento à equipa; Ricardo Carvalho está lesionado e muita falta tem feito ao eixo da defesa.

Assim, confesso que estou desconfiado em relação ao jogo desta noite. Sinceramente, não sei que Sérvia vamos encontrar. É possível termos dois cenários, um que pode ser benéfico e um outro mais complicado.
Se a Sérvia vier jogar com o sentimento de "tudo ou nada" já que, penso eu, só a vitória lhe abre perspectivas para o apuramento, então Portugal pode aproveitar. Ronaldo, Simão e Quaresma são especialistas a jogar com espaço. Se assim for e se os mesmos estiverem num dia inspirado, acredito que a Sérvia vai ter problemas.

Se, por outro lado, a Sérvia vier com a preocupação de segurar o empate o maior tempo possível - acredito mais neste cenário - e procurar criar problemas a Portugal através de jogadas de contra-ataque, aí a coisa pode ficar preta. Portugal não é uma equipa que goste muito de jogar em ataque continuado - daí dar-se melhor com equipas de nível médio-alto - e Scolari já nos habituou a não saber o que fazer perante selecções que se fecham muito no seu reduto. Já o disse várias vezes e volto a repetir: o nosso seleccionador só tem um sistema de jogo programado e, pelo facto de tacticamente ser um "zero à esquerda", não sabe alterar a equipa de modo a mudar o rumo do jogo.

Até então, a forma utilizada por Scolari para dar a volta a estes jogos "chatos" é através da psicologia. Nesse aspecto, tiro o meu chapéu ao brasileiro. Ainda no jogo frente à Polónia vimos isso. Depois da palestra ao intervalo, a equipa mudou radicalmente a sua postura. Será que esse método, que começa a ficar gasto, - parece-me que a família que Scolari construíu começa a querer "a sua independência" - vai resultar novamente contra a Sérvia? se as coisas estiverem a correr mal ao intervalo, tenho as minhas dúvidas.

PS: Para finalizar, gostaria de deixar o meu onze para este encontro. E justifico:

Quim: em muito melhor forma que Ricardo. Argumento que, por si só, basta.

Bosingwa: o melhor lateral direito português.

Fernando Meira/Bruno Alves: Não sendo estes os meus centrais, considero que o Jorge Andrade que vi frente à Arménia, não pode ser titular em nenhuma selecção do Mundo.

Paulo Ferreira: porque não há outro (pelo menos naqueles que o brasileiro escolheu).

Petit: em grande forma. Indiscutível.

Maniche: Jogou bem frente à Polónia. Apesar de gostar muito de Tiago e João Moutinho, mantinha Maniche no onze.

Simão: No lugar de Deco. Pela velocidade, vontade, determinação e pela leitura de jogo, não tenho dúvidas que fazia melhor, perdão, muito melhor que "este" Deco. Gostaria de ver, num futuro e contra selecções do nível das que temos no nosso grupo, um meio-campo composto por Petit, Deco, Simão.

Ronaldo/Quaresma: Dispensam apresentações.

Hugo Almeida: Portugal precisa de um avançado que dê trabalho aos defesas contrários. Hugo Almeida, pela sua capacidade de choque, pela determinação com que se entrega a todos os lances, podia ser uma boa solução. Também não é um finalizador nato mas, com Quaresma e Ronaldo a desequilibrarem nas alas e a tirarem venenosos cruzamentos, podia ser uma boa solução.


BOA SORTE PORTUGAL!

Sem comentários: