terça-feira, setembro 18, 2007

Champions: Milão vence Benfica com naturalidade!



Vitória clara do Milan sobre o Benfica por números, diria, enganadores. O conjunto italiano foi muito superior em todos os aspectos de jogo e criou oportunidades suficientes para ter marcado mais golos. Valeu a inspiração de Quim e a estranha ineficácia italiana.
Por paradoxal que possa parecer, nem tudo foi negativo para os lados da luz. O Benfica fez um jogo interessante sob ponto de vista ofensivo e até dispôs de boas ocasiões para sair de San Siro com golos. Acabou por marcar apenas um já em período de compensação, golo esse que acaba por ser um prémio para aquilo que os jogadores atacantes trabalharam.

O jogo começou com o Milão a atacar e o Benfica a defender com muitas unidades. Rui Costa disse no final da partida que os "encarnados" respeitaram em demasia o Milão. Ora, nem mais. É certo que a estratégia de Camacho, com dois pivots defensivos, passaria por segurar o nulo nos primeiros minutos, isto por forma a que a equipa rossoneri se enervasse. O problema foi que nem era na forte marcação aos homens mais atacantes que estava a solução deste jogo. O erro foi precisamente deixar Pirlo jogar a seu bel-prazer. Experimentem colocar 3 homens com uma espingarda a lutar contra 1 homem com uma sniper na mão. Creio que esta imagem é ilucidativa.

O problema foi principalmente Pirlo mas não só. Não, caros amigos, nem sequer me refiro a Kaká, Seedorf ou Inzaghi. Todos eles estiveram em bom plano mas nem tiveram daqueles jogos de "encher o olho". O outro grande problema foi precisamente aquele que todos os benfiquistas já estavam à espera. As ausências de David Luiz, Luisão e Petit fizeram a diferença. Jogar com Miguel Vitor (muito verde para estes palcos) e Edcarlos (dois jogos chegaram-me para perceber que é um barrete) perante jogadores desta craveira seria, mais minuto menos minuto, sinónimo de golos e de derrota certa. Se a juntarmos a tudo isso tivermos em linha de conta que o Milan estava num dia bom, então facilmente chegamos à conclusão que ontem era impossível derrubar o campeão da Europa.
Provavelmente houve gente que ficou com a impressão que Camacho foi pouco audaz nas substituições que fez. Tirar Cardozo por Nuno Gomes a perder 2-0 foi uma alteração conservadora? sinceramente, acho que foi a alteração mais sensata. Estou convencido que se o Benfica retirasse uma unidade de meio-campo para lançar um avançado, sabendo ainda de antemão que Rui Costa estava muito desgastado, possivelmente o dano, entenda-se, resultado, seria ainda mais penoso o que poderia causar mossas para os próximos compromissos internos.

Assim, podemos afirmar com alguma lucidez que o Milan foi mehor equipa e mereceu por inteiro os três pontos. Gostaria de ter ficado com a sensação que era possível ter alcançado um resultado positivo mas, muito honestamente, ontem ficou bem vincado a diferença de potencial de uma equipa para a outra. Agora, uma coisa também me apetece dizer. A espaços, vimos um Benfica atrevido e com vontade de incomodar o campeão da Europa. Quem sabe na Luz, com estádio cheio e uma equipa já sem remendos, não possa cair este Milão. Eu acredito que sim até porque com Petit a vigiar Pirlo ou Kaká e com Luisão e David Luiz a marcarem à justa Pippo Inzaghi, a qualidade do futebol rossoneri baixa significativamente.

Venha o Shakthar, o Milan é passado!

Sem comentários: