quinta-feira, setembro 27, 2007

Taça da Liga: Benfica vence Amadora na lotaria das penalidades




Vergonha foi o que senti no final deste jogo. Não, não me refiro exclusivamente àquilo que se passou já para lá do minuto 90. Refiro-me a tudo o que (não) se passou durante o tempo regulamentar mais a "palhaçada" que envolveu o árbitro auxiliar de Duarte Gomes. O Benfica, para meu espanto, conseguiu fazer uma exibição ainda pior daquela feita em Braga. É certo e sabido que Camacho efectuou muitas alterações mas isso não pode nem deve servir de desculpa. Hoje, tal como em Braga, o Benfica foi uma equipa vulgar. Sem ritmo, sem chama, sem garra, sem atitude, sem classe, sem poder de fogo, sem dinamismo, sem entrosamento, sem nexo, sem rigorosamente nada. Este não é o "meu" Benfica. Esta não é a equipa que mereça que o adepto perca tempo e dinheiro para acompanhá-la e apoiá-la.
Não vou nem quero chegar ao ponto de dizer que não temos plantel nem equipa para "atacar" a Superliga. Creio que, apesar de haver alguns desequilibrios, há efectivamente matéria prima suficiente para bater o pé ao Porto. Vi um cheirinho do "meu" Benfica no jogo com a Naval. Uma equipa com Quim, Nélson, Luisão, David Luiz, Léo, Petit, Katsouranis, Rui Costa, Rodriguez, Di Maria e Cardozo tem certamente capacidade para se bater com qualquer equipa do nosso campeonato. Agora, o Benfica de hoje e o de Braga não tem nada a ver.
Parece-me que Camacho está um pouco desgostoso com o plantel que tem. É óbvio que esta equipa não foi feita por ele, é lógico que faltam jogadores de qualidade para a sua estratégia favorita - nomeadamente para as alas -, mas, independentemente disso, é com estes que Camacho tem de trabalhar e mostrar serviço. Parece-me que o espanhol está algo resignado com o facto de entender que o plantel que tem à sua mão é bastante inferior ao do FC Porto.

Para finalizar, gostaria apenas de falar de um aspecto deste jogo da Amadora, no caso, o reaparecimento de Freddy Adu. Sim, o jogo foi de tal forma mediocre e vergonhoso que o melhor é nem sequer tecer grandes comentários sobre o mesmo. Quarenta e cinco minutos foi o tempo que o norte-americano esteve em campo. Marcou um golo e tentou (embora sem grande sucesso) jogar e fazer jogar a equipa. Contínuo a dizer que Adu é um diamante por lapidar. Aquilo que fez no Mundial do Canadá em sub-20 não foi obra do acaso. Se aprender a soltar a bola no timing certo, se começar a interpretar melhor o futebol português, então estou convencido que ainda poderá ser útil ao Benfica. Agora, uma coisa também me parece óbvia: precisa de minutos e de jogar. Sem jogar, não há milagres.

2 comentários:

Anónimo disse...

concordo contigo em absoluto... Sobre o f.c.porto aqui esta a resposta ao facto de jesualdo ferreira nao apostar nos reforços para a liga, são de facto medianos, ate o ernesto farias que me parecia que seria o unico dos contratados que iria dar cartas neste plantel, me esta a deixar com opiniao totalmenente oposta.

sergio gouveia

Unknown disse...

Amigo Sérgio, vi o Porto a espaços e, como tal, não posso ter uma opinião muito formada em relação aos reforços do Porto. De facto, pelo que me foi dado a aperceber, o Ernesto Farias passou totalmente ao lado do jogo. O Lino também não mostrou grande coisa, o Bolatti parece-me um jogador lento de processos e ainda pouco entrosado com o futebol que se joga na Europa. Mas é como te digo, ainda não posso falar muito porque sinceramente, ainda tenho de ver melhor estes reforços do Porto.
Quanto ao Sporting, só vi os últimos minutos do jogo e a lotaria dos penalties. Como tal, não vou nem quero fazer a crónica de um jogo que não vi. Tenho dito.

Grande abraço!