sexta-feira, junho 09, 2006

ALEMANHA ENTRA A GANHAR!



"Muita parra, pouca uva"

ALEMANHA 4-2 COSTA RICA



1-0 Lahm (6´)
1-1 Wanchope (11´)
2-1 Klose (17´)
3-1 Klose (61´)
3-2 Wanchope (73´)
4-2 Frings (87´)

Enganador! A Alemanha venceu no jogo inaugural a fraca selecção da Costa Rica entrando assim com o pé direito no Mundial. Contudo, apesar dos muitos golos que houve, alguns deles candidatos a melhor golo do Mundial, não se pense que o jogo foi de grande qualidade. Muito pelo contrário. A Alemanha foi, de facto, um justo vencedor mas, revelou gritantes fragilidades, príncipalmente no sector defensivo. Em termos ofensivos, apesar dos quatro golos, algo que é sempre positivo para qualquer selecção, a Alemanha revelou algumas dificuldades na transposição defesa/ataque e denotou pouca criatividade no meio campo. Se dúvidas houvesse, hoje ficou bem claro que esta selecção depende bastante de Michael Ballack. Correndo o risco de estar a cometer um tremendo erro de análise em relação à equipa treinada por Klinsmann, diria que a Alemanha com Ballack é um conjunto forte, até porque joga em casa, sem o seu capitão, como se viu hoje, é uma equipa vulgar com tremendas dificuldades em trabalhar a bola. Se hoje tivessemos visto uma equipa mais forte que a Costa Rica, provavelmente teriamos tido a primeira surpresa deste Mundial!

Numa breve análise ao encontro, a Alemanha entrou bem no jogo, com muita vontade e bastante rápida sobre a bola. Por sua vez, a Costa Rica entrou completamente perdida em campo.
Aos 6 minutos de jogo, sem grande surpresa, chegou o golo inaugural do Mundial, um golo fantástico do defesa esquerdo Lahm. O defesa alemão, um dos melhores em campo, depois de tirar um adversário do caminho, rematou com o pé direito colocado, levando a bola a embater no ângulo superior esquerdo do guarda-redes Porras.
Com este golo e com a forma convicente com que a Alemanha entrara em campo, pensar-se-ia que iriamos assistir a uma goleada. Pois bem, sem nada o fazer prever, 6 minutos depois, a Costa Rica empatava. Paul Wanchope, avançado costa riquenho, aproveitou o "buraco" que a defensiva alemã provocou e, frente a Lehmann, não teve dificuldades em fazer o golo.
Com nova igualdade, a Alemanha voltou a carregar e, com naturalidade dado as fraquezas do adversário, voltou a adiantar-se no marcador. Aos 17 minutos, o inevitável Miroslav Klose, apareceu sozinho na área a concluir um remate de Schweinsteiger.
Em vantagem e depois dos primeiros minutos serem prometedores por parte da equipa da casa, esta acomodou-se ao resultado e desapareceu totalmente do jogo.
Até ao intervalo, não mais houve qualquer acontecimento digno de registo.

Na segunda parte, o jogo, por incrivel que pareça, ainda caíu mais de qualidade. A Alemanha não conseguia criar ocasiões de golo e nem sequer era capaz de funcionar a nível ofensivo. Já a Costa Rica, limitava-se a ver jogar e procurava não sofrer mais golos.
Até final, houve mais três golos, muito embora nada o fizesse prever. Aos 61 minutos, Klose fez novamente o gosto ao pé num golo profundamente facilitado pela defesa contrária.
Por falar em facilidades, a defesa alemã, não contente do brinde que havia dado na primeira parte, voltou a facilitar e Wanchope, o melhor jogador da Costa Rica, voltou a não perdoar. Importa referir, no entanto, que o avançado estava ligeiramente adiantado antes de rematar para o fundo das redes de Lehmann.
Não se pense que com o resultado em apenas um golo de diferença que, efectivamente, o jogo animou. Nada disso. A toada do encontro continuou a mesma, a postura da Costa Rica igual, a incompreensivel apatia dos alemães não mudou.
Se o jogo não fez animar o público, quem decidiu dar um "pontapé na monotonia" foi Frings. O médio do Werder Bremen arriscou um remate de 30 metros e fez um golo fabuloso, mais um direitinho para o Top 10 dos melhores golos do Mundial.
Num jogo fraco e sem grandes motivos de interesse, só mesmo os golos permitiram dar alguma cor a este jogo inaugural do campeonato.
Venham mais golos deste calibre!

FICHA DE JOGO:

Estádio Allianz Arena, em Munique

Árbitro: Horácio Elizondo (Argentina)

Assistentes: Rodolfo Otero e Dario Garcia (Argentina)

ALEMANHA: Lehmann; Friedrich, Mertesacker, Metzelder e Lahm; Schneider (Odonkor, 90m), Frings, Borowski (Kehl, 71m) e Schweinsteiger; Klose (Neuville, 78m) e Podolski.

COSTA RICA: Porras; Marin, Sequeira e Umaña; Gonzalez e Solis (Bolanos, 77m); Fonseca, Centeno, Martinez (Drummond, 66m) e Gomez (Azofeifa, 90m); Wanchope.


Ao intervalo: 2-1

Resultado Final: 4-2

MELHOR EM CAMPO PARA A FIFA:


11. MIROSLAV KLOSE (ALEMANHA)

Sem comentários: