domingo, junho 11, 2006

Grupo D: Portugal derrota Angola




PORTUGAL 1-0 ANGOLA



1-0 Pauleta (4´)


Portugal venceu esta noite a selecção Angolana por uma bola a zero e juntou-se ao México na liderança do grupo.
Em relação ao jogo, este resume-se basicamente ao golo de Pauleta no inicio da partida. Cinco minutos foi o tempo que tivemos de futebol jogado. O resto resumiu-se a uma imcompreensível e sofrível exibição lusa, a tal ponto de termos ouvido, via tv, os primeiros assobios deste Mundial. Foi, seguramente, o pior jogo da competição até ao momento.
Para este encontro, Scolari voltou a surpreender tudo e todos ao colocar no onze inicial Petit, Tiago e Simão. Sim, para mim, a inclusão de Petit no onze inicial também foi uma surpresa já que, mesmo com as noticias durante a semana que davam conta da utilização do médio benfiquista na equipa titular, sempre pensei que Scolari optasse por Maniche. Simão rendeu Deco já que o médio se encontrava lesionado e Tiago, que não vinha aparecendo como titular nem nos jogos amigáveis, de repente, surgiu em detrimento de Costinha.
A equipa portuguesa entrou muito bem no jogo. Rápida sobre a bola, pressionante sobre o adversário quando não tinha a posse da mesma, Portugal entrou empenhado em rapidamente marcar. Pedro Pauleta, logo aos 15 segundos e após excelente passe de Simão, isolou-se e rematou de pé esquerdo levando a bola a passar muito perto do poste esquerdo de João Ricardo. Estava dado o primeiro sinal de aviso.
Aos 4 minutos, Figo, numa grande jogada individual, arrancou determinado em direcção à baliza angolana, deixou o central Kali pregado à relva e, à saída de João Ricardo, ofereceu literalmente o golo a Pauleta. O açoreano, oportuno como sempre, não teve quaisquer dificuldades em fazer o primeiro da partida.
Em vantagem e com um futebol agradável, pensar-se-ia que a nossa selecção continuasse a carregar e procurasse o segundo do jogo. Puro engano. A rapidez no ataque, a qualidade do passe e a boa circulação de bola desapareceram por completo. A equipa portuguesa recuou no terreno e deu o dominio de jogo à Angola. Em todo o primeiro tempo, apesar da Angola só ter assustado duas vezes, uma por intermédio de Akwá num pontapé de bicicleta e outra num remate de André de fora da área que obrigou Ricardo a defesa apertada, o que é certo é que a selecção africana passou a jogar no meio-campo adversário e, incompreensivelmente, a passividade portuguesa e o adormecimento foi geral. Ainda assim, Portugal conseguiu levar um resultado positivo para o intervalo.



Na segunda parte, o jogo não melhorou. Muito pelo contrário. Portugal, em velocidade de cruzeiro, preocupou-se muito mais em defender a vantagem do que propriamente em procurar o segundo golo, tento esse que lhe permitiria certamente dar outra tranquilidade. Scolari, fiel a si proprio, foi tirando fantasia ao futebol da selecção em busca de coesão defensiva. As entradas de Costinha e Maniche e a saída de Cristiano Ronaldo são exemplos disso mesmo.
Até ao final do jogo, salvo um ou outro remate, recordo-me de uma "bomba" de Maniche a obrigar João Ricardo a boa defesa, nada mais houve de significante. Como tal, vitória magra de Portugal que certamente não vai deixar recordações. Depois de termos visto a segunda parte do México e a exibição de grande qualidade da selecção holandesa, é caso para dizer que a nossa equipa terá de fazer muito mais e melhor se quer fazer coisas bonitas neste Mundial.


FICHA DE JOGO:

Portugal: Ricardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Fernando Meira, Nuno Valente, Petit (Maniche), Tiago (Hugo Viana), Figo, Simão, C. Ronaldo (Costinha) e Pauleta;

Angola: João Ricardo, Locó, Jamba, Kali, Delgado, André, Figueiredo (Miloy), Zé Kalanga (Edson), Mendonça, Mateus, Akwá (Mantorras);

Ao intervalo: 1-0

Resultado Final: 1-0



FIGURA DO JOGO PARA A FIFA:


7. LUIS FIGO (PORTUGAL)

Sem comentários: