segunda-feira, junho 26, 2006

PORTUGAL elimina Holanda!!



FOMOS GRANDES, ENORMES... SIMPLESMENTE FANTÁSTICOS!!

"Filme de Terror com final feliz..."

















Sensacional!

Portugal venceu a fortíssima selecção holandesa por uma bola a zero e já está no lote das oito melhores selecções do Mundo.
Sinceramente, não sei o que dizer deste jogo. Os jogadores portugueses foram inexcediveis. O seleccionador foi fantástico na forma como leu o jogo perante tantas adversidades. Os adeptos no estádio, mesmo em menor número, apoiaram, sofreram... os jogadores que estavam no banco demonstraram uma solidariedade fenomenal com os campeões que lutavam arduamente dentro das quatro-linhas; a sorte, é bom dizê-lo, também nos acompanhou. De Ricardo a Pauleta, de Quim a Scolari, todos estão de parabéns por esta demonstração do que é ser português. Portugal é isto mesmo. Força, corajem, dedicação, sacrificio, vontade e determinação nos bons e príncipalmente nos momentos mais díficeis.
Venha a Inglaterra!

NOTAS SOLTAS EM RELAÇÃO À PARTIDA:

- Curiosidade ou não, sorte ou não, a verdade é que Portugal tem estado muito bem nas situações de ataque rápido. Contra a Angola, marcou nessa situação. Contra o México, Portugal entrou algo retraído em campo e na primeira vez que teve hipótese, "matou" o adversário com um golo em contra-ataque; frente à Holanda, a nossa selecção, propositadamente ou não, entregou o dominio de jogo ao adversário e, na primeira hipótese, cilindrou Van der Saar.
Ora, isto é muito importante e viu-se inclusivé nesta segunda parte contra os holandeses. A selecção portuguesa, aparentemente dominada em campo, tem mostrado sempre capacidade para, numa ou noutra ocasião, ir à frente e surpreender o adversário. Este pragmatismo "à italiana" é formidável e tem resultado em pleno.

- Obrigado Van Basten. Quer queiramos quer não, jogar Kuyt é uma coisa, jogar Nistelrooy, mesmo não estando na sua forma ideal, é outra coisa completamente diferente. Kuyt é um bom jogador mas não é um homem de área. Mais, neste sistema da Holanda, com extremos tão rápidos e tão bons a ganhar a linha, precisa-se de um número 9 capaz de finalizar essas jogadas. Nistelrooy sabe fazê-lo como ninguém, já Kuyt não. Portugal beneficiou imenso com essa opção de Van Basten.

- Portugal beneficiou também com a inclusão de Boulharouz na posição de lateral direito. Cedo viu cartão amarelo que, na realidade, bem poderia ter sido vermelho e cedo deu a entender que não tem rotinas de lateral. Scolari percebeu isso e fez cair Figo na esquerda e Simão na posição de extremo direito no lugar do lesionado Ronaldo. Em relação a esta opção de Scolari, entendo-a perfeitamente. Se é verdade que Simão é mais rápido que Figo, a verdade é que a experiência do capitão português e o impacto que o mesmo tem nas possiveis decisões do árbitro (estatuto), podiam de certa forma levar o árbitro a expulsar o lateral holandês. Pois bem, não sei se foi esta a ideia de Scolari mas, a verdade é que resultou em pleno.

- As expulsões de Deco e de Costinha. Sinceramente, não condeno estes dois atletas. É obvio que ambos tiveram "atitudes" que não se podem compreender em dois jogadores com tamanha experiência. Contudo, o calor do jogo e a intensidade do mesmo, por vezes, leva-nos a fazer coisas que só nos arrependemos segundos depois. Foi mau para nós mas é muito bom para um seleccionador saber que tem um Petit, um Tiago e um Simão no banco, todos eles com futebol que chegue para entrar em campo contra a Inglaterra e ajudar Portugal a conquistar os seus objectivos.

- Simão Sabrosa. Felizmente para Portugal, com excepção ao jogo frente a Angola onde, é bom dizê-lo, nenhum jogador esteve à altura, Simão tem feito jogos fantásticos. Sinceramente, na minha opinião, este Simão é titular indiscutível da nossa selecção. Ele luta, defende, corre que se farta, cruza, enfim, este é o Simão que todos nós precisamos.
Os leitores certamente estarão a pensar... então mas, se Simão tem de jogar, onde cabe Cristiano Ronaldo e Luis Figo?
Meus amigos, Ronaldinho e Kaká não jogam na mesma posição? são titulares à mesma não são? pois é, para mim, jogariam os três sendo que Cristiano Ronaldo faria a posição de Pauleta. Haveria menos faro pelo golo mas haveria muita rapidez e muita velocidade no ataque. Com o pragmatismo com que Portugal tem jogado, talvez este sistema fosse o ideal. E se tivermos em conta que Portugal tem jogado com um ponta-de-lança mas somente no papel...

- Para finalizar, gostaria de dizer que começo a acreditar na nossa selecção. Com um Miguel em grande forma, com uma dupla de centrais a começar a funcionar, com um Maniche mais perto do Maniche do Porto, com um Simão fantástico, um Figo menos exuberante mas com grande classe e com um Tiago e um Petit cheios de vontade de mostrar serviço, acredito piamente que a Inglaterra vai cair novamente.

VIVA PORTUGAL!!

FIGURA DO JOGO PARA A FIFA:


18. MANICHE

Sem comentários: