domingo, junho 18, 2006

Grupo D: Portugal garante oitavos...



PORTUGAL 2-0 IRÃO



Portugal venceu ontem o modesto Irão por duas bolas a zero e garantiu aquilo que, no fundo, era obrigatorio garantir, ou seja, a qualificação para os oitavos de final da prova.
Um golaço de Deco, já no segundo tempo, abriu o caminho para uma vitória que poderia ter sido bem mais fácil. O Irão limitou-se a defender o empate e Portugal, apesar de com uma dinâmica bem melhor que no jogo anterior contra a Angola, tinha sempre poucos homens no ataque para tanto defesa iraniano. Pauleta esteve francamente apagado mas tem a seu favor o facto de se ter sentido, em todo o encontro, bastante desacompanhado.
Ainda assim, a selecção nacional está de parabéns já que mostrou um futebol bem mais agradável do que àquele mostrado frente aos angolanos. A defesa, embora sem trabalho, revelou-se mais compacta. O meio campo apresentou-se a bom nível. Costinha revelou-se um elemento útil nas dobras, Maniche, sempre disponivel, foi um elemento muito activo no primeiro tempo. Quanto a Deco, creio que o facto da Fifa o ter considerado o melhor jogador em campo diz tudo em relação à exibição do médio. A verdade é que com Deco a equipa portuguesa é outra. Qualidade de passe, variação de ritmos de jogo, inteligência táctica, enfim, Deco é um grande jogador e dá outra qualidade à equipa portuguesa.
Na frente, viu-se um Figo a confirmar que está num bom momento e totalmente disponivel para ajudar a selecção a atingir os seus objectivos, vimos um Cristiano Ronaldo que, apesar de por vezes agarrar-se em demasia à bola, mostrou a qualidade que todos lhe reconhecemos. Estou em crer que o melhor Ronaldo vem aí nos próximos jogos. Por fim, Pedro Pauleta... é díficil falar deste avançado. Em determinados lances mostra o seu poderio dentro da área, com boas desmarcações e com faro pela baliza, noutras ocasiões, revela-se com fobia pela bola e pelo jogo. Não esteve numa tarde inspirada.
Cristiano Ronaldo fez de grande penalidade o segundo golo português, resultado que, a meu ver, ilustrou aquilo que se passou dentro das quatro linhas. Tivemos um Portugal dominador no primeiro tempo mas pouco incisivo no ataque e, na segunda parte, com as súbidas de rendimento de Cristiano Ronaldo e Deco, verificámos uma selecção mais alegre, com mais oportunidades de golo e com mais vontade de ganhar. Dois golos, exibição agradável e tranquilidade absoluta para o próximo jogo frente ao México.


FIGURA DO JOGO PARA A FIFA:


20. DECO (PORTUGAL)

No Grupo E

REPUBLICA CHECA 0-2 GANA



FIGURA DO JOGO PARA A FIFA:


8. MICHAEL ESSIEN (GANA)


ESTADOS UNIDOS 1-1 ITÁLIA




FIGURA DO JOGO PARA A FIFA:


18. KASEY KELLER (U.S.A)

Sem comentários: