quarta-feira, junho 14, 2006

Mundial: Brasil vence, Itália convence... França desilude!






Itália, França e Brasil foram os mais recentes candidatos ao título a entrar em cena. Apesar de favoritos, estes três gigantes do futebol mundial tinham, no plano teórico, adversários algo incómodos. A Itália jogava contra o Gana, uma selecção com pouca experiência mas com jogadores bem conhecidos que representam boas equipas na Europa; A França jogava contra a Suiça, uma equipa jovem mas que tem vindo a melhorar a "olhos vistos" nestes últimos anos; e, finalmente, o Brasil que, apesar de super favorito, tinha pela frente uma bem organizada Croácia que causa sempre dificuldades a quem quer que seja.

ITÁLIA 2-0 GANA



A Itália venceu o Gana por duas bolas a zero e mostrou que está neste Mundial com o objectivo de chegar até ao fim. Se no plano defensivo a Itália mostrou aquilo que todos estamos habituados, ou seja, uma enorme coesão e uma fantástica qualidade dos seus jogadores recuados, com particular destaque para a dupla de centrais Nesta e Cannavaro, a nível ofensivo vimos uma Itália muito objectiva, com um futebol mais directo e altamente pragmática.
Este jogo frente ao Gana serviu para mostrar que não foi por acaso que Luca Toni, avançado da Fiorentina que está a caminho do Inter de Milão, foi o melhor marcador do campeonato italiano. Este avançado, muito forte fisicamente e excelente a jogar de costas para a baliza adversária, é uma autentica dor de cabeça para qualquer equipa que o defenda. Ter um jogador destes é uma mais valia para qualquer seleccionador. E depois, quando se tem Pirlo e Totti, jogadores finos com uma excelente capacidade nos passes de média/longa distância, tudo se torna mais fácil.
Pelo que se viu, neste Mundial vamos ter uma Itália fortíssima.

FRANÇA 0-0 SUIÇA



Que desilusão esta França. Nem Henry potter, nem Zidane, nem ninguém. A selecção francesa mostrou um futebol fraco e, mais que isso, demonstrou um sentido colectivo bastante pobre. Não fosse uma Suiça tão acomodada ao empate...
Apesar de contar com jogadores de primeira categoria, a continuar assim, a França vai ter muitas dificuldades para se qualificar. Pensar no título mundial, neste momento, parece-me uma utopia!

BRASIL 1-0 CROÁCIA



Depois de ter observado atentamente este encontro, fiquei nitidamente com a mesma ideia que vinha tendo ultimamente. Parece-me que é muito ataque para pouco Emerson. Creio que, com este sistema de jogo, o Brasil provavelmente vai ter muitas dificuldades neste Mundial. É obvio que, nesta primeira fase, com maior ou menor dificuldade, os canarinhos vão somar nove pontos mas, daí para a frente, se Parreira mantiver este sistema com Kaká, Ronaldinho, Adriano e Ronaldo só com olhos para o ataque, creio que o Brasil poderá vir a ter muitos dissabores.
Este encontro, frente à Croácia, viu-se precisamente os prós e os contras deste arrojado sistema de jogo. A nível ofensivo, é obvio que ter tanto jogador na frente e de inegável qualidade, naturalmente que causa enormes problemas a qualquer adversário. No entanto, quando o Brasil passa para um plano defensivo, as dificuldades são evidentes. Emerson é o único médio com características puramente defensivas. Veremos se o médio defensivo é capaz de dar conta do recado neste Mundial.
Sinceramente, tenho a convicção que o Brasil não vai ser campeão do Mundo!

Sem comentários: