quarta-feira, julho 05, 2006

Díficil de digerir...



TERMINOU O SONHO!





Portugal perdeu esta noite por uma bola a zero contra a selecção francesa e disse adeus ao sonho de poder, pela primeira vez na sua história, alcançar uma final de um campeonato do Mundo.
Sinceramente era díficil fazer melhor. Olhando de uma forma lúcida para o jogo, Portugal não conseguiu vencer a França porque efectivamente não teve capacidade técnica, táctica e príncipalmente física para ultrapassar este díficil adversário. Vimos um Deco, um Costinha, um Figo ou um Miguel completamente de rastos. A espaços via-se velocidade com Cristiano Ronaldo mas, efectivamente, era muito pouco para superar a forte e reforçada defesa francesa. Depois, a diferença resumiu-se ao facto de no ataque francês estar Henry e no português o pálido Pauleta.
Apesar da França não ter feito muito mais que Portugal para vencer, a verdade é que fisicamente os franceses apresentaram-se bem melhor que a nossa selecção. É certo que tiveram a felicidade de resolver o jogo numa penalidade, portanto, num pequeno detalhe, mas, efectivamente, vendo-se em vantagem, a França nunca mostrou sinais de nervosismo e, num plano oposto, Portugal não teve argumentos para "fazer mal" à defesa gaulesa. Podiamos entrar pelo caminho mais fácil de dizer que o árbitro foi isto ou aquilo, podiamos também dizer que Scolari não mexeu bem na equipa mas, sinceramente, estaria a ser injusto com todo o grupo e comitiva portuguesa que deram o seu melhor em prol do nosso país.
A França não foi melhor que nós mas ganhou. Sentiu-se que Portugal não tinha já "pernas" para fazer mais uma proeza. Disse-o ao intervalo que mesmo que ganhássemos, já não tinhamos mais nitro para ombrear com a Itália. Resta-nos o jogo de consolação frente à Alemanha, um encontro que, calculo eu, seja díficil para as duas equipas pelo facto de estarem "de rastos" a todos os níveis.
Quanto à Final, creio que a Itália é a grande favorita. Espero sinceramente que ganhem o jogo e que derrotem estes franceses que, por muito que ganhem, continuam a não nutrir qualquer simpatia pela Europa do futebol.



MELHOR EM CAMPO PARA A FIFA:


15. LILIAN THURAM

Sem comentários: