domingo, julho 09, 2006

Itália campeã do Mundo...



ITÁLIA 1-1 FRANÇA*

* 5-3 no desempate por grandes penalidades



Justo! A Itália é campeã do Mundo depois de vencer a França no desempate das sempre inglórias grande penalidades. É verdade que neste jogo a Itália não foi superior à França mas olhando ao que estas duas grandes selecções fizeram durante toda a competição, a meu ver, este título coube melhor aos italianos do que aos franceses.
Relativamente ao jogo, um golo logo nos primeiros minutos por parte de Zidane na transformação de uma grande penalidade antevia um jogo mais aberto do que àquilo que se esperava. A Itália, em desvantagem, via-se naturalmente obrigada a mudar a sua maneira de jogar, ou seja, tinha necessariamente de jogar um futebol mais ofensivo em busca de um outro resultado. O grande problema para os franceses e para a qualidade do jogo foi que a Itália respondeu pouco tempo depois por intermédio de Marco Materazzi na sequência de um pontapé de canto. Ora, em igualdade, naturalmente que não era imperial à Itália tomar a iniciativa do jogo.
No primeiro tempo, pouco mais houve para além dos golos.

No segundo tempo, a toada do jogo foi basicamente igual. Muito embora a selecção francesa tenha entrado mais determinada a nível ofensivo, as ocasiões de golo escasseavam e a Itália dava sempre mostras de estar a controlar o jogo. Este segundo tempo ficou marcado unicamente pela lesão de Patrick Vieira, jogador fundamental no meio-campo gaulês.
Luca Toni ainda viu um golo ser-lhe bem anulado por fora-de-jogo e, como tal, o jogo foi mesmo para prolongamento.

No prolongamento, a vontade de não perder era muito maior do que propriamente o desejo de ganhar. Nem a expulsão de Zidane devido a uma agressão bárbara a Materazzi mudou o rumo dos acontecimentos. Em relação a esta expulsão, nada a dizer. Só é pena um jogador como Zidane ter encerrado a sua carreira da pior maneira.
Com o final do prolongamento, chegaram as crueis grandes penalidades. Ainda que neste capítulo não haja favoritos, a Itália partia com ligeira vantagem já que contava com inumeros especialistas, casos de Pirlo, Materazzi, Iaquinta, Del Piero, De Rossi e, pelos vistos, Fábio Grosso, isto para além do facto de ter na baliza Giggi Buffon. Já a França, não tinha Henry que havia sido substituido e Zidane que tinha sido expulso.
Neste aspecto do jogo, a Itália foi mais feliz já que não falhou nenhuma penalidade ao contrário da França que falhou uma oportunidade por intermédio de Trezeguet e sagrou-se, pela 4ª vez na sua história, campeã do Mundo.
PARABÉNS ITÁLIA!!

MELHOR EM CAMPO PARA A FIFA:


21. ANDREA PIRLO

Sem comentários: