sexta-feira, julho 28, 2006

Torneio do Guadiana: Sporting humilha Benfica...





O Sporting venceu ontem à noite o Benfica por claros 3-0 num jogo que certamente não vai deixar saudades para os adeptos encarnados. Num adjectivo, a exibição do Benfica foi horrível. Mais do que a goleada, a maneira como o Benfica (não) jogou é, no mínimo, inexplicável. A sensivelmente uma semana da primeira mão da Liga dos Campeões, é preocupante a maneira como a equipa encarnada se vem apresentando neste príncipio de temporada. Muitas indefinições no plantel, um sistema de jogo que tarda a ser encaixado pelos atletas, muitos jogadores que só esta semana começaram a trabalhar com os restantes companheiros, enfim, há muito trabalho a fazer num tão curto espaço de tempo. Valha-nos isso, o sorteio até nos foi favorável.

Relativamente ao Sporting, com tão pouco tempo de trabalho mostrou uma capacidade física muito boa para esta fase da temporada. Creio, no entanto, que não foi só nesse capítulo que se viu a superioridade leonina. A maneira como os seus jogadores já conhecem e interpretam o sistema de jogo é evidente. Os leões apresentaram-se no já habitual 4-4-2 em losangulo, tal como o Benfica. A grande diferença é que o Sporting tem mais de 1 ano de trabalho com este sistema de jogo e o Benfica tem 1 mês. No Sporting vimos uma excelente ocupação dos espaços, vimos um excelente envolvimento dos avançados, no caso, Yannick Djaló e Liedson ao passo que no Benfica vimos uma total confusão no miolo do terreno, vimos uma profunda indefinição no processo defensivo já que viamos por vezes Mantorras ou Miccoli a acompanhar os laterais leoninos, outras vezes era Nuno Assis ou Karagounis a fazer esse papel.

Fica para a história mais um derby que, nesta fase, pouco vale mas, dado à rivalidade entre os clubes, deixa sempre marcas nos adeptos e na propria moral dos atletas.
Os golos foram marcados por Yannick Djaló (2), jogador que, pelo que vimos, poderá ser uma boa surpresa neste campeonato e Katsouranis na própria baliza, num golo do meio-campo, perfeitamente invulgar.

Sem comentários: