segunda-feira, março 03, 2008

Bwin Liga: Deu empate o derby

SPORTING 1-1 BENFICA
(Vukcevic; Cardozo)



Sporting e Benfica empataram a uma bola no derby, resultado que se aceita face àquilo que ambas as equipas produziram. Com este resultado, ao contrário do que se tem dito, não fica tudo na mesma já que o Benfica fica com vantagem no confronto directo, resta menos uma jornada por disputar e, a juntar a isso tudo, o Sporting cai para a 5ª posição atrás de Guimarães e Setúbal.

Antes de dar a minha opinião em relação ao jogo propriamente dito, gostaria excepcionalmente de falar da actuação de Paulo Paraty. Ora, para ser claro, diria que a arbitragem deste senhor foi má. Aliás, se dúvidas houvesse, creio que ficou provado que Paraty não tem tarimba nem classe para jogos deste calibre. Atenção, nem sequer me baseio unicamente nos lances mais polémicos. Houve muitas faltas por marcar, outras foram marcadas quando na verdade não existiam, cartões mal mostrados e outros por mostrar; enfim, salvou-se a dupla de assistentes que, se não estou em erro, não cometeram quaisquer erros ao nível de foras-de-jogo.
Ainda em relação a Paraty, apesar de ser mais fácil avaliar os lances polémicos através da televisão, aqui ficam as minhas impressões:

- Mão de Miguel Veloso dentro da área
(Esteve bem Paraty. A bola vai à mão e não o contrario.)

- Agressão de Cardozo a Tonel
(Vermelho que ficou por mostrar ao paraguaio).

- Falta de Léo sobre Vuk dentro da área
(Nem precisei da repetição para analisar este lance. Penalty claríssimo sobre o montenegrino).

- Entrada de Nélson sobre Celsinho
(Não sendo escandaloso o vermelho, a verdade é que me parece exagerado. Amarelo era a decisão mais acertada.

- Katsouranis com Purovic dentro da área encarnada
(Não há falta. Purovic tenta sacar a penalidade).

Perante estes casos, parece-me que o Sporting acabou por ser a equipa com mais razões de queixa em relação ao trabalho do árbitro.

O JOGO

Efectivamente, assistiu-se ontem em Alvalade a um bom derby. Aliás, atendendo ao mau momento que ambas as equipas vivem, foi até muito bom o nível de jogo que tivemos. Em ambas as partes, entrou melhor o Sporting, com mais determinação, mais pressionante e com maior sentido de baliza. O problema é que quer numa parte quer noutra, o gás leonino nunca teve longa duração. Basta ver que quando Nélson foi expulso, o Sporting já não tinha discernimento para encostar o Benfica ao seu reduto.
No que diz respeito ao Benfica, creio que a equipa de Camacho terá feito o melhor jogo nos últimos 3 meses. Não foi daquelas exibições de encher o olho mas, contrariamente àquilo que vem sendo habitual, a equipa revelou tranquilidade aquando da posse de bola, denotou maior ligação de sectores - nesse aspecto destaque para a boa arrumação do meio-campo com Bynia e Maxi na recuperação e Rui Costa na transição ofensiva - e finalmente houve velocidade no ataque com Rodriguez e Di Maria nas alas.

Não fugirei muito à verdade se disser que, mesmo com tantos erros ao nível da arbitragem, seria injusto se alguém vencesse este derby. Me pareceu que o Sporting esteve mais perto do triunfo mas o Benfica demonstrou em vários momentos da partida que, estando satisfeito com o empate, se tivesse oportunidade, tentaria ganhar o jogo. O maior elogio que se pode dar à equipa benfiquista é que quer Grimi quer Abel, contrariamente ao habitual, desta vez não tiveram qualquer influência ao nível ofensivo.
Pelo exposto, resultado justo que deixa tudo em aberto em relação ao segundo lugar.

Em relação aos destaques individuais, começando pelo Sporting, nota muito positiva para João Moutinho e Simon Vukcevic. Creio que foram os jogadores mais deste conjunto leonino e porventura aqueles que mais tentaram remar contra a maré. Ainda em relação ao montenegrino, mais uma vez mostrou o porquê de ser considerado o melhor reforço do Sporting para esta temporada.
No Benfica, houve vários jogadores com nota alta: Quim, Léo, Rui Costa, Cardozo (muito esforçado) e o próprio Maxi (menos trapalhão e muito batalhador) mas, na minha opinião, Bynia e Cristian Rodriguez foram os grandes jogadores deste derby. O camaronês, qual Paulo Assunção, fez um jogo absolutamente notável. Recuperou imensas bolas, não fez tantas faltas como é o habitual, e revelou muita serenidade na forma como entregava o esférico depois de o ter recuperado. Não tenho qualquer tipo de dúvidas que, neste momento, este camaronês é titular e o actual Petit é suplente.
Quanto a Cristian Rodriguez, acho que foi fundamental na manobra ofensiva da equipa. Mexido, com excelente controlo da bola, procurou tabelar com os companheiros e procurou sempre zonas interiores do terreno o que causou alguma instabilidade na defensiva leonina. Já o disse e volto a dizer: o "cebola" não é extremo. É um jogador estilo Ronaldinho que, gostando de aparecer nas alas, prefere também flectir para o meio no sentido de procurar o remate à baliza. Foi por mera infelicidade que não fez a igualdade num remate fora da área, isto ainda na primeira parte.

Sem comentários: