segunda-feira, março 24, 2008

Quem será o sucessor de Rui Costa?



Li este fim-de-semana no correio da manhã que Carlos Martins poderá ser o sucessor de Rui Costa no Benfica. Sabendo de antemão que o "maestro" vai deixar os relvados no final da época, nada melhor que se lançar mais uns rumores para a ribalta e, com isso, preencher mais uns dias de jornais com noticias pouco credíveis. Ainda assim, vou ocupar alguns minutos com este possível nome para substituir Rui Costa.

Carlos Martins, 25 anos, é um jogador que todos conhecem pela sua constante irregularidade nas suas exibições. Recentemente chamado à selecção, Martins parece querer dar um rumo novo à sua carreira e o que é facto é que tem vivido dias muitos felizes em Espanha. Titular no Huelva, Carlos Martins tem finalmente conseguido ser regular nas suas exibições e tem deixado a sua marca por terras espanholas através do seu fortíssimo pontapé, algo que é, no fundo, a sua grande arma.

Mesmo sabendo dos problemas que o número "12" do Recreativo teve no Sporting, estou convencido que os adeptos leoninos recordam-no com alguma saudade. Afinal, todos lhe reconhecem qualidade. Não foi certamente por isso que Martins saíu do Sporting. Como tal, uma futura transferência para o grande rival seria visto com maus olhares por parte dos adeptos.

Na minha opinião, Carlos Martins teria tudo para ser um bom reforço para o Benfica. Antes de mais, é português e é internacional, algo que em termos de mercado é positivo. Depois, com 25 anos e estando a realizar uma excelente temporada no modesto Huelva, podemos estar perante um jogador mais maduro e com mais cabeça. Além disso, uma nova recaída em termos psicológicos num clube português poderia ser o fim da sua carreira ao nível da selecção nacional. Finalmente, a sua visão de jogo, a sua potência de remate, o facto de marcar livres e sobretudo a ausência de Rui Costa são motivos de sobra para o Benfica investir num número "10" com o seu perfil. Pelo facto de também já conhecer o nosso futebol, era daqueles que, se fosse director desportivo, corria o risco de tentar contratar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente! Seria, sem dúvida um grande reforço. O Carlos Martins dos tempos do Sporting, para além de todas as qualidades que lhe são reconhecidas, tinha um grande problema: era novo, imaturo, e deu um salto muito grande em tão pouco tempo. Com isso, nunca encarou o dia-a-dia em Alvalade com o devido profissionalismo, tendo como realidade óbvia as constantes lesões, quase todas musculares, que se devem, precisamente, ao facto de se trabalhar muito mal durante a semana. Ainda assim, e julgo que é inegável, as suas qualidades são reconhecidas pela maioria, e, se a elas acrescentarmos mais este tempo em que, necessariamente, terá que ter ganho alguma experiência e, principalmente, maturidade, penso que estamos perante um caso de possível sucesso, e acerto na eventual contratação. Tem 25 anos, é um médio moderno, adapta-se bem a diversos esquemas tácticos, joga de cabeça levantada, tem boa visão de jogo, excelente qualidade de passe, e para além de tudo isto tem uma arma que muitas vezes se torna mortífera: o fortíssimo remate de que é detentor.
Julgo que, estarão reunidas as condições necessárias para uma abordagem dos dirigentes do Benfica junto do Recreativo de Huelva.
Carlos Martins tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, mas o "Recre" estará disposto a negociá-lo por valores bem inferiores, segundo consta em Espanha. Atento a esta situação estará também o Sporting, já que, em caso de saída do internacional português do Huelva, os leões terão direito a receber 40% do valor da transferência.

EDUARDO MARQUES

Anónimo disse...

Sendo sportinguista, só tenho a lamentar caso o Carlos Martins vá para o Benfica. É um excelente jogador, que só não singrou em Alvalade devido a guerrilhas pessoais, nomeadamente com o seu empresário e a SAD, que depois fez tudo para que o Paulo Bento o tratasse de forma menos correcta, até que o jogador perdesse toda a confiança. Uma coisa vos garanto: É um enorme talento!!! E talvez seja bom para os dirigentes do meu clube, que o pontapé canhão vá para a Luz, para os senhores da SAD perceberem, de uma vez por todas, o mal que estão a fazer ao meu SPORTING! Este é só mais um dos casos...