sexta-feira, março 14, 2008

Uefa: Sporting nos quartos-de-final

SPORTING 1-0 BOLTON
(Pereirinha)



Nesta altura da prova, pouco importam as exibições. O importante é passar e isso o Sporting conseguiu-o. Muitos podem questionar a fraca réplica do adversário mas o que é certo é que o nome português milita nas 8 melhores equipas desta competição. Não sei se os "leões" têm estofo ou não, também não sei se este plantel, com tantas limitações, chega para chegar a uma final europeia, mas o que é certo é que já nos habituámos a ver bons jogos deste mesmo Sporting frente a equipas de topo Mundial. Portanto, a partir deste momento, tudo é possível até porque podemos ter um ou dois grandes dias de Sporting como já o tivemos frente à Roma ou Manchester United.

Há uma questão que me parece importante no meio disto tudo: Como irá Paulo Bento gerir o curto plantel para o que resta de temporada? Irá o treinador do Sporting dar mais importância ao campeonato de modo a tentar um ultimo forcing pelo segundo lugar ou, vendo esse objectivo mais distante, tentará Paulo Bento conquistar taças, algo que dá, no fundo, outra cor à época leonina e outra expressão ao curriculum deste jovem treinador? Creio que são duas questões difíceis de responder, ainda por mais se tivermos em linha de conta que o plantel do Sporting é curto e o banco não dá a devida qualidade à equipa.

Se estivesse colocado no lugar de Paulo Bento, naturalmente que a missão principal seria a luta pelo segundo lugar. Está em jogo a próxima época, está em jogo muito dinheiro e isso, quer queiramos quer não, é fundamental para o planeamento desportivo de um clube português. Nesse sentido, a aposta passaria pelo campeonato. Posteriormente, tentar ganhar a Taça da Liga, o objectivo que está mais próximo de ser concretizado. Relativamente à Taça de Portugal, pelo facto de apenas faltar um jogo para a final e também por ser contra quem é, podia também ser um objectivo. O problema é que há já muitos objectivos para tão poucos jogadores. Não seria fácil a um adepto leonino ver a sua equipa ser afastada pelo grande rival mas, também não é menos verdade, mais vale ganhar qualquer coisa do que querer ganhar tudo e não ganhar nada.
Em suma, ao nível das prioridades teriamos: 1º campeonato; 2º Taça da Liga; 3º Taça Uefa e 4º Taça de Portugal, sendo que, neste último aspecto, bastará pensarmos que estamos perante um derby para os indices físicos não se notarem tanto. A ver vamos até onde vai este Sporting...

Sem comentários: